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MUDANÇA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "MUDANÇA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Fundamentos da Administração Tereza Renôr

2 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
A mudança faz parte não somente de nossas vidas mais também da vida das organizações. A criatividade e a inovação correspondem hoje como um diferencial competitivo nas organizações. As mudanças estão em toda parte: nas pessoas, organizações, nos clientes, nos produtos e serviços, tecnologia, no tempo e no clima. A mudança é a anunciação de algo novo, com novas características e que mudará o jeito de pensar e agir de uma pessoa, organização ou onde aonde quer que ela aconteça.

3 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
AS FORÇAS EXÓGENAS: provêm do ambiente, como as novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). AS FORÇAS ENDÓGENAS: que criam a necessidade de mudança estrutural e comportamental provêm da tensão organizacional: tensão nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho.

4 PROCESSO DE MUDANÇA A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: DESCONGELAMENTO MUDANÇA RECONGELAMENTO

5 PROCESSO DE MUDANÇA DESCONGELAMENTO:
Fase inicial da mudança, idéias e práticas são abandonadas. O comportamento antigo é substituído pelo novo padrão de comportamento. Se o descongelamento não acontecer, provavelmente haverá um retrocesso ao padrão habitual de comportamento. O descongelamento significa a percepção da necessidade de mudança.

6 PROCESSO DE MUDANÇA MUDANÇA:
A mudança é a fase em que novas idéias e práticas são aprendidas, exercitadas e experimentadas. Dois aspectos importantes: Identificação (percepção da eficácia da mudança aceita) internalização ( processo em que as pessoas passam a desempenhar novas atitudes e comportamentos como padrão normal) Essa é a etapa da implementação da mudança.

7 PROCESSO DE MUDANÇA RECONGELAMENTO: Dois aspectos importantes:
É a etapa final em que as novas idéias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. O recongelamento significa que o padrão foi definitivamente incorporado à prática atual e passa a ser a nova maneira que a pessoa adota no seu comportamento. Dois aspectos importantes: O apoio (é o suporte através de recompensas que mantém a mudança) O reforço positivo( é a prática proveitosa que torna a mudança bem- sucedida)

8 AGENTE DE MUDANÇA É a pessoa de dentro ou de fora da organização que conduz ou guia o processo de mudança em uma situação organizacional. Pode ser um membro da organização, um consultor interno ou externo. Os consultores internos podem ser os especialistas em RH, enquanto que os gerentes de linha estão se tornando agentes de mudanças dentro das organizações.

9 PROCESSO DE MUDANÇA As mudanças ocorrerão dentro de um campo de forças que atuam dinamicamente em vários sentidos. Forças positivas favoráveis as mudanças e as Forças Negativas resistentes às mudanças. Quando as Forças Positivas são maiores que as Negativas, o processo de mudança tende acontecer com sucesso.

10 AS FASES DO PROCESSO DE MUDANÇA
DESCONGELAMENTO MUDANÇAS RECONGELAMENTO TAREFA DO GERENTE: Criar um sentimento de necessidade de mudança. Implementar as mudanças Estabilizar as mudanças Através de: Incentivo à criatividade e à inovação, a riscos e erros. Boas relações com as pessoas envolvidas. Ajuda as pessoas com comportamento pouco eficaz. Minimização das resistências às mudanças. Identificação de comportamentos novos e mais eficazes. Escolha das mudanças adequadas em tarefas, pessoas, cultura, tecnologia e/ou estrutura. Ação para colocar as mudanças na prática. Criação da aceitação e de continuidade dos novos comportamentos. Estímulo e apoio necessário às mudanças. Uso de recompensas contingências de desempenho e do reforço positivo.

11 FORÇAS POSITIVAS E NEGATIVAS
(DE APOIO E SUPORTE) FORÇAS NEGATIVAS (DE OPOSIÇÃO E RESISTÊNCIA) Necessidades dos clientes Oportunidades do mercado Novas tecnologias mais sofisticadas Concorrência feroz Novas demandas sociais e culturais Culturas organizacionais adaptativas Acomodação dos funcionários Hábitos e costumes da organização Dificuldade de aprender novas técnicas Miopia e falta de percepção do ambiente Velhos paradigmas culturais Culturas organizacionais conservadoras

12 REFERÊNCIAS CHIAVENATO. Idalberto. Gestão de Pessoas: eo novo papel dos recursos humanos nas organizações.Rio de Janeiro.: Elsevier, ed. ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 8. ed. Rio de Janeiro : LTC,1999. WAGNER III, JOHN A., HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva,


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