A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil."— Transcrição da apresentação:

1 13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil

2 Leitura em voz alta Um apólogo Machado de Assis Uma reflexão para nós.
Uma sugestão de leitura para os alunos.

3 Fica a reflexão...

4 APLICAR SONDAGEM E ENTREGAR A TABELA!
Retomada Iniciamos a aula, recordando aspectos observados nas tarefas . No momento de planejar a rotina, precisamos atentar para as variações de atividades de acordo com as hipótese de escrita das crianças. A rotina deve contemplar diferentes gêneros textuais, projetos e sequências de atividades. Muitas cursistas registraram o trabalho com jornal e receitas culinárias. APLICAR SONDAGEM E ENTREGAR A TABELA!

5 TRABALHO EM GRUPO Os grupos trabalharam na produção do texto do folder, de acordo com a divisão dos tópicos escolhidos. Foi um momento de vivenciar etapas do processo que os alunos também percorrerão. Antecipar dúvidas, dificuldades, desafios...

6

7 Tarefa – Quadro comparativo
Para evidenciar a situação de dupla conceitualização, entreguei um quadro comparativo entre os momentos vividos no espaço de formação e o planejamento do projeto que será realizado com os alunos.

8 Hora do lanche Momento de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, observar produções individuais... Aprender com o outro!

9 Revisão do texto Lemos as primeiras produções, discutimos sobre o que faltava e o que precisava modificar, fizemos combinados de trabalho virtual e firmamos data para a finalização do texto. Mais uma vez, as cursistas puderam experimentar, enquanto alunas, o percurso para construção do folder.

10 Algumas citações relevantes:
Leitura compartilhada O tempo dos projetos – Délia Lerner Algumas citações relevantes: “...o projeto reúne algumas condições fundamentais para preservar o sentido da leitura e da escrita”. “Os alunos compartilham desde o princípio do propósito planejado para o projeto, que funciona como fio condutor das atividades, assegurando a continuidade”. “...os projetos permitem articular os propósitos didáticos (que as crianças aprendam as ações do leitor e do escritor, que tenham acesso a certas obras essenciais da cultura, que conheçam gêneros diversos que se coloquem em diferentes posições como leitores e escritores) com propósitos comunicativos relevantes para eles. Deste modo, as crianças escrevem para aprender a escrever e, ao mesmo tempo, para mostrar aos outros o que estudaram, para compartilhar suas idéias e preocupações, para fazer chegar aos outros narrativas que possam surpreendê-los, aterrorizá-los, emocioná-los.”

11 PONTOS DE OBSERVAÇÃO Grandes dúvidas... Prazo para entrega do projeto.
Produção de texto individual. Dar conta de tantas propostas: projeto, portfólio, Cidade Educadora. Conversamos que o projeto precisa ter planejamento e tempo estimado de duração. Porém, no curso, iremos socializar sua realização nos últimos encontros. Falamos também que o professor poderá ser o escriba do texto do folder, pois o objetivo maior é garantir a linguagem escrita.

12 “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. William Shakespeare


Carregar ppt "13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google