Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil
2
Leitura em voz alta Um apólogo Machado de Assis Uma reflexão para nós.
Uma sugestão de leitura para os alunos.
3
Fica a reflexão...
4
APLICAR SONDAGEM E ENTREGAR A TABELA!
Retomada Iniciamos a aula, recordando aspectos observados nas tarefas . No momento de planejar a rotina, precisamos atentar para as variações de atividades de acordo com as hipótese de escrita das crianças. A rotina deve contemplar diferentes gêneros textuais, projetos e sequências de atividades. Muitas cursistas registraram o trabalho com jornal e receitas culinárias. APLICAR SONDAGEM E ENTREGAR A TABELA!
5
TRABALHO EM GRUPO Os grupos trabalharam na produção do texto do folder, de acordo com a divisão dos tópicos escolhidos. Foi um momento de vivenciar etapas do processo que os alunos também percorrerão. Antecipar dúvidas, dificuldades, desafios...
7
Tarefa – Quadro comparativo
Para evidenciar a situação de dupla conceitualização, entreguei um quadro comparativo entre os momentos vividos no espaço de formação e o planejamento do projeto que será realizado com os alunos.
8
Hora do lanche Momento de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, observar produções individuais... Aprender com o outro!
9
Revisão do texto Lemos as primeiras produções, discutimos sobre o que faltava e o que precisava modificar, fizemos combinados de trabalho virtual e firmamos data para a finalização do texto. Mais uma vez, as cursistas puderam experimentar, enquanto alunas, o percurso para construção do folder.
10
Algumas citações relevantes:
Leitura compartilhada O tempo dos projetos – Délia Lerner Algumas citações relevantes: “...o projeto reúne algumas condições fundamentais para preservar o sentido da leitura e da escrita”. “Os alunos compartilham desde o princípio do propósito planejado para o projeto, que funciona como fio condutor das atividades, assegurando a continuidade”. “...os projetos permitem articular os propósitos didáticos (que as crianças aprendam as ações do leitor e do escritor, que tenham acesso a certas obras essenciais da cultura, que conheçam gêneros diversos que se coloquem em diferentes posições como leitores e escritores) com propósitos comunicativos relevantes para eles. Deste modo, as crianças escrevem para aprender a escrever e, ao mesmo tempo, para mostrar aos outros o que estudaram, para compartilhar suas idéias e preocupações, para fazer chegar aos outros narrativas que possam surpreendê-los, aterrorizá-los, emocioná-los.”
11
PONTOS DE OBSERVAÇÃO Grandes dúvidas... Prazo para entrega do projeto.
Produção de texto individual. Dar conta de tantas propostas: projeto, portfólio, Cidade Educadora. Conversamos que o projeto precisa ter planejamento e tempo estimado de duração. Porém, no curso, iremos socializar sua realização nos últimos encontros. Falamos também que o professor poderá ser o escriba do texto do folder, pois o objetivo maior é garantir a linguagem escrita.
12
“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. William Shakespeare
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.