A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecido Adiposo PROF. KEMIL ROCHA SOUSA. Tecido Adiposo  O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecido Adiposo PROF. KEMIL ROCHA SOUSA. Tecido Adiposo  O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio."— Transcrição da apresentação:

1 Tecido Adiposo PROF. KEMIL ROCHA SOUSA

2 Tecido Adiposo  O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo. Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídios acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições.  Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% nos homens.

3 Origem  Originam-se dos lipoblastos, que por sua vez têm origem a partir de células mesenquimatosas

4 Classificação  O tecido adiposo pode ser classificado de acordo com o número de vacúolos de gordura presentes em cada célula. Cada umas das variedades possui fisiologia, distribuição no corpo, estrutura e patologia diferenciadas.  Unilocular  Multilocular

5 Unilocular  O tecido adiposo do tipo unilocular recebe esse nome pelo fato de suas células apresentarem uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Ele é também conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, apesar de que sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Essa variação na coloração é explicada pelo acúmulo de carotenoides dissolvidos na gordura, que pode oscilar a depender da dieta.  Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios.  Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo.  Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose.  Gordura amarela: metabolismo energético, isolamento térmico e amortecimento.

6 Multilocular  Formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias.  Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular.  Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos.  Tem como principal função gerar calor.  Gordura marrom.

7 Distribuição da Gordura Corporal  A gordura ou tecido adiposo é encontrado em vários lugares do corpo, principalmente abaixo da pele e sobre os rins.  A distribuição corporal de depende do sexo, geralmente:  Mulheres- seios, coxas, cintura e nádegas.  Homens- peito, abdômen e nádegas.

8 Distribuição da Gordura Corporal HOMEM MULHER

9 Distribuição da Gordura Corporal

10 Adipósito Células de gordura não se multiplicam após a puberdade!! Apenas aumentam de tamanho!

11 Como a gordura entra em seu corpo?

12

13 Como a gordura é processada no corpo?  Ao comer alimentos com gordura, geralmente triglicérides:  As grandes gotas de gordura se misturam aos sais biliares da vesícula biliar (emulsificação);  A mistura quebra as grandes gotas em várias gotas menores chamadas miscelas, aumentando a área de superfície da gordura;  O pâncreas secreta enzimas chamadas lipases que atacam a superfície das miscelas e quebram a gordura em partes (glicerol + ácidos graxos);  Essas partes são absorvidas nas células internas do intestino;  Nas células intestinais, as partes são reunidas em pacotes de moléculas de gordura (triglicerídeos) com uma camada de proteína chamada quilomícrons  A camada de proteína faz com que dissolva mais facilmente na água

14 Como a gordura é processada no corpo?  Os quilomícrons são liberados dentro do sistema linfático;  Não vão direto para a corrente sanguínea devido serem muito grandes para passar pelos vasos capilares;  O sistema linfático eventualmente se conecta às veias, neste ponto os quilomícrons passam para a corrente sanguínea;  MAS PORQUÊ QUEBRAR AS GORDURAS (GLICEROL + ÁCIDOS GRAXOS) SE SERÃO AS MOLÉCULAS REUNIDAS NOVAMENTE?  As moléculas de gordura são muito grandes para atravessar a membrana plasmática  Porém ao serem transportadas nas linfas ou no sangue é preferível serem poucas moléculas de gordura grandes que várias pequenas carregando grande quantidade de H2O.

15 Como a gordura é armazenada no corpo ?

16 Como funciona a queima de gorduras?

17


Carregar ppt "Tecido Adiposo PROF. KEMIL ROCHA SOUSA. Tecido Adiposo  O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google