Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Metodologia de Ensino da Educação Física
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Metodologia de Ensino da Educação Física PROF.ESP.SAMANDA NOBRE
4
método
6
DEFINIÇÕES MÉTODO: Para começar, é interessante observar FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo. Programa que regula previamente uma série de operações que se devem realizar, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado; processo ou técnica de ensino. Formado por meta, que é sinônimo de "para", e hodos, similar a "caminho". Isso equivale a dizer que é o caminho para, ou ainda sugere a idéia de prosseguimento. LIBÂNEO (2002) afirma que método de ensino é a ação do professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos.
7
De acordo com CANFIELD (1981), os métodos de ensino supõem maneiras organizadas e sistemáticas de possibilitar e criar ambientes que, de modo eficiente e científico, levem a resultados favoráveis. Para LAVILLE e DIONNE (1999), método indica regras e propõe um procedimento. Tibeau 2011, diz que método é o tratamento que se dá ao conteúdo a ser aprendido,ou seja, como professor trabalha com o conhecimento a ser ensinado.
8
Classificação dos Métodos Pedagógicos
Verbais (Dizer) Intuitivos (Mostrar) Activos ( Fazer) Exposição Explicação Diálogo Debates Conferência Painel Interrogação Demonstração Audiovisuais Textos Escritos Trabalhos em Grupo, em Equipe e de Projeto Estudo de Casos Psicodramas Role-Play Simulação e Jogos
9
PRÍNCIPIOS DO MÉTODO EDUCATIVO; ATIVO; SIMPLES E ÚTIL; INTERESSANTE;
INTEGRAL; PRÁTICO; ECONÔMICO; PSICOLÓGICO; SOCIALIZADOR; GRADUAL AOS DIFERENTES NÍVEIS.
10
EDUCATIVO: Facilitar as reações desejadas do educando;
ATIVO: A atividade precisa ser motivadora; SIMPLES E ÚTIL: Facilitar as ações e reações do educando; INTERESSANTE: Estabelecer associações desejadas do educando; INTEGRAL: Deve provocar reações intelectuais, emocionais etc... PRÁTICO:Deve provocar reações favoráveis e aplicáveis as diferentes realidades; ECONÔMICO: Deve adaptar-se a aplicações proveitosas dos princípios da economia... PSICOLOGICO:Deve adaptar-se ao crescimento progressivo do educando; SOCIALIZADOR: Deve oferecer o máximo de cooperação entre os educando; GRADUAL: Deve adaptar-se as diferenças individuais;
11
MÉTODOS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
12
MÉTODO GLOBAL; MÉTODO PARCIAL; MÉTODO MISTO EDUCAÇÃO FÍSICA MÉTODO
13
MÉTODO GLOBAL CONSISTE EM ENSINAR UMA DESTREZA MOTORA, APRESENTANDO TODO O SEU CONJUNTO. XAVIER (1981).
14
VANTAGENS E DESVANTAGENS
SEGUNDO TELENÃ : AS VANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL MELHORA O RITMO; MOTIVA FACILMENTE; OFERECE AMPLAS OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO; ADMITE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DO CORPO;
15
SEGUNDO TELENÃ (1978): AS DESVANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL
LIMITADA PROGRESSÃO TÉCNICA DOS EXERCÍCIOS; SEGUNDO CAMPOS (1977) : AS VANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL DISTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA; SIGNIFICADO E UNIDADE; SEGUNDO CAMPOS (1977) : AS DESVANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL O ALUNO DEMORA A VER SEU PROGRESSO;
16
PRÁTICA A VAMOS
17
Etapa vencida, até a próxima!!!
18
MÉTODO PARCIAL CONSISTE EM ENSINAR UMA DESTREZA MOTORA POE PARTES, DEPOIS UNI-LAS ENTRE SI.
19
VARIAÇÕES DO MÉTODO PARCIAL
PARCIAL PURO; PARCIAL PROGRESSIVO; PARCIAL REPETITIVO; PARCIAL RETROGRESSIVO; PARCIAL ISOLADO;
20
VANTAGENS E DESVANTAGENS
SEGUNDO TELENÃ (1977): AS VANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL MELHORAMENTO DA TECNICA; PROGRESSÃO ESTÁVEL NO MELHORAMENTO DO FISICO; SEGUNDO TELENÃ (1978): AS DESVANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL NÃO MOTIVA SUFICIENTEMENTE; POBREZA RITMICA; NÃO SOLICITA AMPLA PARTICIPAÇÃO DA COORDENAÇÃO...
21
SEGUNDO CAMPOS (1978) : AS VANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL
AMAIORIA DAS PESSOAS USAM; TORNA MAIS FÁCIL A VARIAÇÃO DO TEMPO E DO ESFORÇO; SEGUNDO CAMPOS (1977) : AS DESVANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL A CONTINUIDADE NO PADRÃO DE MOVIMENTO PERDE-SE PARCIALMENTE,POIS É FRAGMENTADO.
22
PRÁTICA A VAMOS
23
Etapa vencida, até a próxima!!!
24
MÉTODO MISTO CONSISTE EM ENSINAR UMA DESTREZA MOTORA PELO MÉTODO GLOBAL, APÓS A APRESENTAÇÃO DA DESTREZA, USA-SE O METODO PARCIAL, E RETORNA AO GLOBAL...
25
VANTAGENS E DESVANTAGENS
RÁPIDA ORIENTAÇÃO TÉCNICA DOS EDUCANDOS; FÁCIL CORREÇÃO; DOMÍNIO MAIS RÁPIDO; MOTIVA FACILMENTE; DESVANTAGENS NÃO POSSUI ...
26
PRÁTICA A VAMOS
27
Etapa vencida, até a próxima!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.