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Subgrupo 1 Daniel Castro Corrêa Rudá Roessler Mohr Logística e Ecologia U09.

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1 Subgrupo 1 Daniel Castro Corrêa Rudá Roessler Mohr Logística e Ecologia U09

2  O conceito de responsabilidade social vem sido constante mente mudada, envolvendo stakeholders, desenvolvimento sustentável, em suas dimensões socio-econômica e ambiental, sendo algo evolutivo e não definitivo.  A responsabilidade ambiental da logística decorre de três pontos: o A abordagem logística pode enriquecer a análise ambiental do gestor o Decisões logística tem impacto ambiental, logo a necessidade de integração da logística na análise ambiental o É essencial aprofundar a análise das metodologias e técnicas de operações logísticas, incorporando na dimensão econômica a ecológica  A responsabilidade social da logística pode ser agrupada em cinco áreas: compras socialmente responsáveis transporte sustentável, embalagem, armazenagem e logística reversa.  O conceito de responsabilidade social vem sido constante mente mudada, envolvendo stakeholders, desenvolvimento sustentável, em suas dimensões socio-econômica e ambiental, sendo algo evolutivo e não definitivo.  A responsabilidade ambiental da logística decorre de três pontos: o A abordagem logística pode enriquecer a análise ambiental do gestor o Decisões logística tem impacto ambiental, logo a necessidade de integração da logística na análise ambiental o É essencial aprofundar a análise das metodologias e técnicas de operações logísticas, incorporando na dimensão econômica a ecológica  A responsabilidade social da logística pode ser agrupada em cinco áreas: compras socialmente responsáveis transporte sustentável, embalagem, armazenagem e logística reversa. Conceitos e Práticas

3  Garantir a responsabilidade socio-ambiental e não é um objetivo fácil, ainda mais com as pressões sofridas pelas cadeias de suprimentos para melhor performance econômica  Para alcançar o comprometimento responsável da empresa é necessária a participação de todos os elos da cadeia logística  O sistema de gestão de responsabilidade social deve ser repassado de um parceiro para outro, seguindo princípios ambientais, apoiado em padrões que auxiliam disseminação desses comportamentos por toda cadeia de suprimentos  Se adicionarmos a dimensão social à dimensão ambiental da Supply Chain Management encontramos uma cadeia de suprimentos sustentável  Garantir a responsabilidade socio-ambiental e não é um objetivo fácil, ainda mais com as pressões sofridas pelas cadeias de suprimentos para melhor performance econômica  Para alcançar o comprometimento responsável da empresa é necessária a participação de todos os elos da cadeia logística  O sistema de gestão de responsabilidade social deve ser repassado de um parceiro para outro, seguindo princípios ambientais, apoiado em padrões que auxiliam disseminação desses comportamentos por toda cadeia de suprimentos  Se adicionarmos a dimensão social à dimensão ambiental da Supply Chain Management encontramos uma cadeia de suprimentos sustentável Responsabilidade e Desenvolvimento Sustentável

4  Mesmo com as pesquisas em SCM sustentável serem recentes e os testes empíricos poucos, são destacados como fatores desencadeadores de ações: as pressões de regulamentação, a demanda do consumidor, os stakeholders, os grupos de pressão, perda de reputação e busca de uma vantagem concorrencial  Três teorias explicam a ligação entre responsabilidade social e desempenho: o a responsabilidade social da empresa se limita a produzir lucros o a responsabilidade social melhora os processos empresariais permitindo vantagem concorrencial o a responsabilidade social melhora a avaliação dos stakeholders diminuindo a reações negativas  A ligação entre o SCM sustentável é freqüentemente positiva, entretanto a dimensão social é muitas vezes esquecida e a performance é a performance percebida  Mesmo com as pesquisas em SCM sustentável serem recentes e os testes empíricos poucos, são destacados como fatores desencadeadores de ações: as pressões de regulamentação, a demanda do consumidor, os stakeholders, os grupos de pressão, perda de reputação e busca de uma vantagem concorrencial  Três teorias explicam a ligação entre responsabilidade social e desempenho: o a responsabilidade social da empresa se limita a produzir lucros o a responsabilidade social melhora os processos empresariais permitindo vantagem concorrencial o a responsabilidade social melhora a avaliação dos stakeholders diminuindo a reações negativas  A ligação entre o SCM sustentável é freqüentemente positiva, entretanto a dimensão social é muitas vezes esquecida e a performance é a performance percebida Desempenho e a Ecologia

5 Caminho é inverso; O produto tem como ponto de partida os inúmeros consumidores e como destino, em geral, o fabricante; Pode ser considerada como o processo de planejamento, implementação e controle de forma eficiente e eficaz do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações correspondentes do ponto de consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar a apropriada disposição. Logística Reversa

6 Produtos Ciclos de vida curtos; Grande variedade de produtos Cadeia de suprimentos da indústria de computadores Fornecimento Muitos canais de abastecimento Demanda Alta incerteza na demanda; Grande variedade de produtos; Grande customização no atendimento. Logística Reversa Demanda imprevisível; Estruturas divergentes e convergentes; Volume e valor baixos; Coordenação de múltiplas partes.


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