A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DADO E INFORMAÇÃO Aula 01. Um pouco de História...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DADO E INFORMAÇÃO Aula 01. Um pouco de História..."— Transcrição da apresentação:

1 DADO E INFORMAÇÃO Aula 01

2 Um pouco de História...

3 A NOVA ECONOMIA

4 Principais matérias primas da revolução industrial Negócios antigos, Nova realidade Hoje: Mais de 50% do custo de extração de petróleo e carvão compreende o levantamento e processamento de informações. Ontem: 3 a 4 horas/homem de trabalho para fazer um tonelada de aço. Hoje: somente 0,75 horas/homem por tonelada.

5 Cadê o dinheiro? Hoje, quando uma conta é paga com Cartão de Débito ou Crédito, não há nenhuma transferência de dinheiro em espécie (físico), apenas se transfere informação. O dinheiro que você tem no Banco é apenas uma informação!

6 PARA QUE VOCÊ USA INFORMAÇÃO? COMO VOCÊ OBTÉM INFORMAÇÃO? COMO VOCÊ GERA INFORMAÇÃO? COMO VOCÊ TRANSMITE INFORMAÇÃO? INFORMAÇÃO

7 Inovação Cada dia mais as empresas têm buscado inovar, para serem mais EFICIENTES e EFICAZES. A Inovação é a ferramenta utilizada pelas organizações para criar novos produtos, processos, serviços, etc. As Pessoas que trabalham nas empresas são indispensáveis para que a Inovação aconteça.

8 Principais Matérias Primas CONCLUSÃO Mais e mais o que você compra e vende é conhecimento. O conhecimento é a principal matéria prima das empresas.

9 "Na Terceira Onda, o conhecimento é a principal forma de capital. Você e eu podemos usar o mesmo conhecimento ao mesmo tempo. Este fato, por si só, derruba o alicerce dos pressupostos tradicionais acerca do capital e abre um rombo na própria definição de economia como a ciência da alocação de recursos escassos" PARA REFLEXÃO Alvin Toffler Livros recomendados: A terceira onda (Alvin Tofler) O mundo é plano (Thomas Friedman)

10 Vídeo O poder da informação O poder da informação O QUE VOCÊ ACHOU?

11 10 maiores empresas em termos de capitalização de mercado 1990 – Todas eram antigas corporações industriais ou de exploração de recursos naturais 2000 – 06 delas eram de tecnologia (Cisco, Microsoft, Oracle, Intel, IBM e Lucent) 70% dos custos das empresas de tecnologia estão relacionados ao pagamento de Profissionais. No segmento industrial, por exemplo, esses custos ficam entre 10 e 20%. A economia mundial se transforma rapidamente

12 DADO X INFORMAÇÃO

13 O que é DADO? São a simples representação de um determinado fato, sem que se possa estabelecer algum significado. Fatos, valores, observações e medidas que não estão contextualizadas ou organizadas. Gordon (2006) Elemento em sua forma bruta que não conduz a compreensão de um fato ou situação. OLIVEIRA (1999)

14 As luzes vermelha, verde ou amarelo de um semáforo são um exemplo. DADOS são... São sinais não interpretados que alcançam nossos sentidos a todo tempo. Os computadores estão repletos de dados: sinais que consistem em conjuntos de números, caracteres, e outros símbolos invisíveis e mecânicos que são manipulados em grandes quantidades.

15 INFORMAÇÃO Palavra latina informare que significa dar forma. Informação é o significado dos dados que permite avaliar uma situação e tomar decisões. Informação são fatos organizados ou arranjados de maneira significativa. Informação é um conjunto estruturado de dados que permite construir conhecimento.

16 Interpretação da INFORMAÇÃO Informação é um dado (ou valor) associado a um conceito claro, não ambíguo e de conhecimento de todos os interessados, que seja acompanhado de uma referência para efeito de comparação e análise. Normalmente, a conceituação e as referências não acompanham o dado correspondente, mas deve-se garantir que todos os interessados naquela informação tenham os mesmos conceitos e referências sobre ela. Paulo Rogério Foina – Tecnologia da Informação – Planejamento e Gestão

17 Exemplo POSITIVO? Nem sempre... No Brasil, na Europa e nos EUA Significa que está tudo certo e serve também para pedir carona. Na Turquia Significa que alguém é homossexual. Na Nigéria e Austrália É um gesto obsceno. Na França Significa que é algo sem valor, zero.

18 QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE DADOS INCONSISTENTES, OU FORA DE CONTEXTO? VOCÊ JÁ PASSOU/RECEBEU INFORMAÇÃO FORA DE CONTEXTO? VOCÊ JÁ TEVE PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO POR CAUSA DE INTERPRETAÇÕES DIFERENTES DE UMA MESMA INFORMAÇÃO? INFORMAÇÃO e os SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

19 Os papéis da INFORMAÇÃO nas Organizações Informação como um Recurso A organização utiliza a informação para produzir algo. Exemplos: Receita de Pão, Fórmula da Coca-cola, Planta do Prédio. Informação como um Ativo A informação em si tem valor para a empresa. Exemplos: Projetos Estratégicos, Fórmula da Coca-cola, Cadastro de Clientes. Informação como um Produto A informação é vendida. Exemplos: Jornal, Consultoria, Educação.

20 POR QUE É IMPORTANTE ORGANIZAR AS INFORMAÇÕES PARA PRODUZIR ALGO? QUAIS PREOCUPAÇÕES QUE VOCÊ TEM COM A SEGURANÇA DAS SUAS INFORMAÇÕES? E NA EMPRESA? QUANTO CUSTA A INFORMAÇÃO? QUAL O VALOR DE UMA INFORMAÇÃO QUENTE? PAPÉIS DA INFORMAÇÃO e os SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

21 O que é CONHECIMENTO? É todo o conjunto de dados e informações que as pessoas trazem consigo para realizar suas ações e criar novas informações. O conhecimento adiciona dois aspectos distintos: O senso de propósito, desde que o conhecimento é a máquina intelectual usada para alcançar o objetivo; A sua potencialidade de geração, porque uma das principais funções do conhecimento é produzir novas informações.

22 Resumindo... DADOS são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada; INFORMAÇÃO são dados inseridos em um contexto; CONTEXTO é a situação que está sendo analisada; A partir da INFORMAÇÃO vem o CONHECIMENTO, que permite tomar decisões adequadas, trazendo Vantagem Competitiva.

23 INTELIGÊNCIA É a aplicação adequada do CONHECIMENTO. Exige DISCERNIMENTO. Inteligência Competitiva: utilização de inteligência para trazer vantagem competitiva para as empresas. A aplicação contínua da Inteligência ao longo do tempo traz SABEDORIA.

24 Para entender melhor... Analogia: o DADO é um tijolo, a INFORMAÇÃO é uma parede construída por vários tijolos e o CONHECIMENTO é um cômodo construído a partir da organização e correto relacionamento de várias paredes.

25 Recapitulando... Analogia: os dados são os tijolos que compõem as paredes (informação) que constituirão os cômodos (conhecimento) que serão arranjados com maior ou menor propriedade (maior ou menor inteligência). Em resumo, a organização desses cômodos dará a conformação final de uma casa (inteligência).

26 QUAL A RELAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM COM VOCÊ COM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EXISTENTES NA EMPRESA? VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE COMO ESTÁ A QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES QUE VOCÊ USA? NA PRÓXIMA AULA, MAIS RESPOSTAS... CONHECIMENTO + INTELIGÊNCIA e os SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

27 Por que a busca pelo CONHECIMENTO e pela INTELIGÊNCIA? Não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa sabe, como consegue utilizar o que sabe e a rapidez com que aprende algo novo. Competitividade Alta produtividade / menor custo Qualidade / percepção das necessidades dos Clientes Inovação Vantagem Competitiva permite que a empresa se antecipe em relação as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

28 Concluindo... DADOS são os meios de expressar coisas e INFORMAÇÃO é a disposição dos dados em padrões dotados de significado. CONHECIMENTO é a aplicação e o uso produtivo das informações e, por fim, SABEDORIA é o uso do conhecimento com discernimento. Portanto, DADOS e INFORMAÇÕES são o alicerce da função Administrativa.

29 Dado, Informação, Conhecimento, Inteligência e Sabedoria


Carregar ppt "DADO E INFORMAÇÃO Aula 01. Um pouco de História..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google