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PLANEJAMENTO DE CARREIRA

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE CARREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Janaina Abreu

2 Carreira A palavra carreira origina-se do latim via carraria significa estrada ou caminho para carros. Caminho... No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. (No meio do caminho, Drummond)

3 Carreira Século XIX - Carreira passa a ser usada como definição de trajetória profissional e, em um primeiro momento, ela esteve voltada apenas para a relação entre posto de trabalho e a tarefa a ser realizada devido à estrutura das organizações mecanicistas. O funcionário entrava em uma empresa e tinha idéia de seu percurso ocupacional naquela empresa. Atualmente - Carreira acontece de outra forma, já que não é apenas vista como uma promoção decorrente de um resultado favorável na avaliação de desempenho, mas, também está relacionada com o próprio desenvolvimento profissional da pessoa. Gestão compartilhada entre a empresa e a pessoa.

4 Há dois tipos de pessoas nas empresas:
- as que vivem do plano de carreira que a empresa lhes oferece - as que constroem o seu próprio plano Em qual grupo destes grupos você está?

5 Como o profissional deve agir com relação a sua carreira?
O porquinho quando questionado sobre o que gostaria de ser quando crescer, respondia alegremente: “ Salsicha” Embora a salsicha fosse algo útil, ele nem imaginava que iria precisar morrer para que sua carreira se tornasse realidade. É assim que o profissional deve se preparar: morrendo para velhos hábitos, vícios, preconceitos, ideias equivocadas do que seja uma profissão.

6 Carreira Unidades ou fases reconhecidas pela pessoa e pela sociedade
O tempo associado a cada uma delas varia de acordo com a profissão ou com a pessoa que a exerce...

7 Carreira Carreira Interna – idéia que a pessoa possui a respeito do trabalho e do papel de trabalhador que desempenha em sua vida; Carreira Externa – etapas concretas exigidas por uma profissão, para que se obtenha progresso.

8 Principais Fases da Carreira
6. Estabilidade na atividade profissional, Permanência como membro 7. Crise no Meio da Carreira 8. Avanço, Recomeço ou Continuidade 9. Desligamento 10. Aposentadoria 5. Admissão como Membro 4. Treinamento Básico, Socialização 3. Ingresso no Mundo Profissional 2. Educação, Treinamento 1.Crescimento, Fantasia, Exploração

9 É preciso fazer escolhas...
MERCADO DE TRABALHO COMPETÊNCIAS OBJETIVOS

10 O que já vivi até hoje pode dizer algo sobre o que sou?

11 Valores e Objetivos Quais são os seus
Valores e Objetivos Quais são os seus? Valores – São alicerces para entender atitudes e motivações. Devem ser levados em consideração na tomada de decisão. Reflita: Quais são seus valores fundamentais? Objetivos - ter clareza sobre seus objetivos de vida é fundamental para que possa tomar decisões adequadas para atingi-los. São guias para suas escolhas. Lista de Valores Amizade Força interior Não violência Amor Fraternidade Paz Autoestima Honestidade Perdão Caráter Humildade Perseverança Compaixão Igualdade Respeito Compreensão Justiça Riqueza Cooperação Liberdade Outros. Quais???

12 Reflita: Quais são seus objetivos de vida?
Como imagina sua vida daqui a 2 anos Como imagina sua vida daqui a 5 anos Como imagina sua vida daqui a 15 anos Como imagina sua vida daqui a 30 anos Será que suas escolhas estão alinhadas com o que você acredita e estão Te deixando mais próximos de seus objetivos?

13 Construção de Objetivos
Chegar aos 60 anos com qualidade de vida Visão Perspectiva Fatores Críticos de sucesso Objetivos Estratégicos Metas Projetos/ações SAÚDE Ter peso adequado Perder Peso 10Kg em 12 meses Academia ( melhorar alimentação)

14 Espaço Pessoal Espaço Familiar Espaço Profissional

15 Filmes para Carreira profissional

16 Competências e Carreira Como identifico minhas competências?
· Informação · Saber o que e por que fazer Conhecimentos EDUCAÇÃO: AMARRA DAS DIMENSÕES COMPETÊNCIA Habilidades Atitudes Técnica Destreza Saber como fazer Interesse Determinação Querer fazer

17 Mas... Como identificar minhas competências???
Exercício: Questione seus parentes, colegas de trabalho, colegas de faculdade, pessoas de seu relacionamento, sobre o que normalmente você faz bem. Sugestões de perguntas: - Parentes e/ou melhores amigos O que eu tenho facilidade para fazer? Quando pensa em mim, qual a primeira característica que vem à cabeça? No que você pediria minha ajuda para fazer? Como você acha que eu mais gosto de passar meu tempo? Qual ideia ou opinião minha você acha que me define bem? - Colegas e/ou professores Nos trabalhos em grupo, qual parte eu normalmente fico responsável por fazer? O que você avalia que eu faço bem? Em quais trabalhos ou disciplinas você pediria a minha ajuda para fazer ou estudar? Sobre quais assuntos você percebe que gosto de dar minha opinião e falo com segurança e convicção? Em que pediria meu conselho ou ajuda?

18 Não confundir: Competência e Personalidade Competência – Está relacionada aos comportamentos passíveis de serem apreendidos, desenvolvidos e treinados de acordo com o contexto e necessidade. Personalidade – Está relacionada com aquilo que o constitui e o define como ser humano desde a sua infância, preferências pessoais que você apresenta de maneira natural e espontânea. O que pesa mais na orientação de carreira: competência ou personalidade?

19 MERCADO EMPRESA OCUPAÇÃO MERCADO
1- Clarificação da identidade individual – preferências 2-Avaliação de pontos fortes e fracos da carreira – Considerar mercado interno e externo. 3- Análise do ambiente – quatro ambientes: 4- Identificação de estratégias de carreiras - crescimento, desaceleração, diversificação, integração, revisão, e combinação. 5-Seleção dos objetivos de carreira – Objetivos de longo, médio e curto prazo. 6-Implementação da estratégia 7- Avaliação dos resultados – processo contínuo 2- Dentro da empresa e fora da ocupação MERCADO EMPRESA 4- fora da empresa e fora da ocupação OCUPAÇÃO 3- fora da empresa e dentro da ocupação 1- dentro da empresa E dentro da ocupação

20 Mudanças no mercado de trabalho
Os novos profissionais precisam se preparar para: Empregos que ainda não existem Usar tecnologias que ainda não foram inventadas Resolver problemas que ainda não sabemos que serão problemas.

21 Filme: Max & Max

22 Encontro de Gerações

23 Gerações Diferentes NOME NASCIDOS NO PERÍODO IDADE CARACTERÍSTICA
ESTILOD E TRABALHO Veteranos 70 – 90 Anos Idealista, sonhadores Geração silenciosa, tradicionalista -Tradição e manutenção do status quo -Obediência ao individualismo -Comando e controle -Senso de dever e honra Baby Boomers 50 a 65 anos Estruturados, construtores A geração do “EU” -Valorização do crescimento pessoal -Orientação para equipe -Lealdade à empresa -Desconforto com conflito Geração X 30 a 49 anos Céticos, tolerantes -Empreendedor -Independente -Valorização da diversidade -Procura por soluções criativas -Desejo por altos níveis Geração Y 20 a 29 anos Desestruturados Contestadores -24h por dia, 7 dias por semana -Capacidade multifuncional -Orientação para resultados -Desejo por estrutura -Responsabilidade social -Competitivo Geração Z A partir de 2001 + 10 anos Conectados

24 Mudanças trazidas pela Geração Y
Comunicação Lateral – Chefe tem que demonstrar coerência Veste a camisa quando necessário se suas necessidades forem atendidas Vida Profissional e vida pessoal estão integradas Preferência por contato virtual Veste-se pensando em sua individualidade Ações sociais são fundamentais Horário indefinido, local de trabalho indefinido Talento = Promoção

25 Exigências do Mercado de Trabalho
1 – Conhecimento – Não basta apenas ter diploma, mas sim buscar novas formas de diferenciação para que a empresa alcance seus resultados. 2- Perfil empreendedor – O funcionário deve se enxergar como sócio da empresa, fazendo tudo como se aquele empreendimento fosse seu. 3- Rede de contatos (networking) – Criar e manter uma boa rede de contatos é chave mágica para abrir diversas portas. 4- Comunicação – Não dá para pensar em um profissional que não se comunique tanto verbalmente quanto de forma escrita. 5- Auto-estima e motivação – Ter motivação para a vida e buscar felicidade sem depender dos outros é necessário para que a pessoa enxergue. 6 – Demonstrar competências diferentes e que agreguem valor ao negócio.

26 Tipos de Carreira Carreira em Escada : modelo usado antes da globalização, em uma economia que não privilegiava a competitividade. Aqui, a pessoa entrava em uma empresa e tinha idéia de como estaria daqui a trinta anos. Por exemplo: alguém começava no cargo de auxiliar administrativo e ia sendo promovido até ser diretor. As empresas favoreciam o carreirismo entre seus funcionários, já que era prevista uma estabilidade no emprego.

27 Tipos de Carreira Carreira em S: surgiu como alternativa de resposta para a eliminação de degraus. Nesse modelo, a escada em degraus ainda permanece e é visível, mas as pessoas podem e devem movimentar-se lateralmente antes de subir o próximo degrau, favorecendo uma formação generalista. Tal modelo foi muito praticado nos anos de 1980, mas não é adequado para as organizações da atualidade, pois o profissional não aprofunda seu conhecimento, ou seja, ele não é um especialista de fato em determinado assunto.

28 Tipos de Carreira Carreira em Espiral: é o modelo originado pela globalização no qual existe apenas uma escada virtual, ainda com poucos degraus, que é envolvida por uma série de espirais. A figura geométrica da espiral indica movimento constante e crescente em volta de um determinado eixo. Nesse modelo, dá-se ênfase à possibilidade da existência de muitas carreiras numa mesma empresa, em que a individualidade será encarada como algo importante dentro do processo, ou seja, são criadas condições para que a pessoas busquem seu próprio ritmo de progresso e evolução de carreira sem a rigidez dos outros modelos.

29 Uma opção de Vida e Carreira
Consultoria Uma opção de Vida e Carreira O consultor tal como qualquer executivo, vende suas competências – a diferença é que o faz várias vezes por ano, apontando mais para o futuro do que para seu passado curricular

30 Necessidades e Competências
Utilização da rede de relacionamentos para detectar as necessidades e aproximação das empresas Centrar a venda de suas competências na oferta para o atendimento das demandas da empresa

31 Rede de Relacionamentos – networking Influência Grau de proximidade
Anjo da Guarda Alto grau de influência Alta proximidade Te conhece suficientemente para indicá-lo Seu grau de influência torna a indicação poderosa P R O X I M D A E G RAU DE INFLUÊNCIA

32 Rede de Relacionamentos – networking Influência Grau de proximidade
Propagandista Muita proximidade com você Não possuem tanta influência Porém são detentoras de uma rede de relacionamentos Podem te colocar em contato com pessoas-chaves no mercado P R O X I M D A E G RAU DE INFLUÊNCIA

33 Rede de Relacionamentos – networking Influência Grau de proximidade
Propagandista Anjo da Guarda Amigo Secreto Alto grau de influência Baixa proximidade Pessoas que podem contratá-lo Mas estão distantes em sua rede de relacionamentos ou que talvez você não conheça P R O X I M D A E G RAU DE INFLUÊNCIA

34 Rede de Relacionamentos – networking Influência Grau de proximidade
Propagandista Anjo da Guarda Vendedor de Loteria Amigo Secreto Baixo grau de influência Baixa proximidade Pessoas que podem contratá-lo Mas estão distantes em sua rede de relacionamentos ou que talvez você não conheça P R O X I M D A E G RAU DE INFLUÊNCIA

35 Rede de Relacionamentos – networking Influência Grau de proximidade
Propagandista Anjo da Guarda Vendedor de Loteria Amigo secreto P R O X I M D A E G RAU DE INFLUÊNCIA

36 Vídeo: Profissional Águia, Papagaio e Urubu

37 Y CARREIRA EM Y Gerente Geral Consultor Gerente Sênior
Técnica Gerencial Consultor Sênior Pleno Júnior Gerente Geral Gerente Chefe de Departamento Chefe de Equipe Trainee Técnico Operacional Sênior Pleno Básico

38 Categorias de Preferências por Carreira - Âncoras de carreira
Competência Gerencial Motivação em ser competentes em um conjunto complexo de atividades. Componentes: competência interpessoal, competência analítica e estabilidade emocional Competência Técnica ou Funcional Preferência por sua área de especialização e não têm interesse em posições gerenciais. Só têm interesse em promoções dentro de sua área de especialização. Segurança e estabilidade Procuram empresas que ofereçam amplo horizonte profissional, bom programa de benefícios e de aposentadoria e segurança de trabalho .Aceitam as definições de carreira colocadas pela empresa. Criatividade Necessitam criar algo próprio e expressar a si próprias em um novo produto, serviço ou negócio. São pessoas empreendedoras e desejam ser autônomas, gerencialmente competentes, hábeis no exercício de seus talentos. Autonomia e Independência Procuram maximizar os espaços de autonomia oferecidos pelas empresas para alavancar suas competências técnicas e comportamentais. Ligam os resultados do trabalho ao seu próprio esforço. Senso de serviço e Dedicação à causa As decisões são baseadas no desejo de influenciar o mundo em determinada direção. Geralmente procuram profissões que ajudem outras pessoas: enfermagem, medicina, serviço social, etc. Desafio Constante Definem o sucesso como sendo vencer obstáculos impossíveis, resolver problemas. Gostam de se sentirem estimuladas e desafiadas por oportunidades de alto risco. Estilo de Vida integrado Motivadas por conseguir integrar a carreira a seu estilo de vida. Procuram alto nível de integração entre suas necessidades como indivíduo, de família e de carreira.

39 Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!" -- Gandhi
Muito Obrigada! (21)

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