A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 8° Ano Gêneros textuais: resenha, biografia, reportagem, relatório

2 RESENHA LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem e relatório. RESENHA

3 1.Observe a imagem ao lado. O que você sabe sobre essa personagem?
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. 1.Observe a imagem ao lado. O que você sabe sobre essa personagem? Imagem: Homem-Aranha / 2002 / Columbia Pictures Corporation /

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. 2.Leia este texto, que fala sobre um filme protagonizado pela personagem. O tão esperado dia chegou. Homem-Aranha, o longa que dá vida a um dos mais adorados heróis dos quadrinhos, finalmente chega às telonas brasileiras, prometendo ser um arrasa-quarteirão, como foi nos EUA. O Homem-Aranha arrebanhou uma verdadeira legião de fãs no mundo todo, de todas as idades e nacionalidades. Isso porque o personagem criado por Stan Lee em 1962 é muito mais humano do que os outros. (...) Disponível em Acesso em

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Esse texto pode convencer um leitor a ver o filme Homem-Aranha? Por quê? O texto que você leu é uma resenha crítica, nele estão expressas a opinião de críticos sobre uma peça, um livro, um filme ou outras produções culturais.

6 O resenhista pode ser um jornalista ou um crítico.
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. A RESENHA Quem diz? O resenhista pode ser um jornalista ou um crítico. O que diz? O resenhista descreve, analisa e avalia um objeto (livro, filme, música, programa de TV, etc).

7 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Como diz? A resenha de um romance, por exemplo, informa os nomes do autor, da obra, da editora e o número de páginas. Em seguida, faz um pequeno resumo da história, sem fornecer ao leitor a resolução do conflito. Por fim, o resenhista analisa e avalia a obra expressando o seu ponto de vista.

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Por que diz? O resenhista escreve para dar ao leitor as características positivas ou negativas do objeto resenhado, de acordo com sua avalição, para levá-lo a ler um livro ou ver um filme, por exemplo, ou, ao contrário, para que ele não faça isso.

9 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Para quem diz? A resenha se dirige ao público-alvo do objeto resenhado. Porém, ao produzir a resenha de um filme infantil, por exemplo, o resenhista deve se dirigir a interlocutores adultos, pois serão os pais os responsáveis por avaliar o interesse desse filme para seus filhos.

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. ATIVIDADE Elabore a resenha de um livro que você tenha lido este ano. Antes de escrever, pense no público a quem ela se dirigirá. Depois, siga as características do gênero estudadas. 1º parágrafo: descrição do objeto da resenha; 2º parágrafo: apresentação do assunto da resenha; 3º parágrafo: a sua avaliação sobre o livro.

11 BIOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. BIOGRAFIA

12 Virgolino Ferreira da Silva?
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Antes de ler o texto, pense nestas questões e comente-as com seus colegas. Você sabe o que foi o cangaço e em que região do Brasil ele ocorreu? O que você gostaria de saber sobre a vida de Virgolino Ferreira da Silva? Imagem: Lampião MB / Benjamin Abrahão Botto / Public Domain

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Quem foi Virgulino Ferreira da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Lampião, foi o principal e mais conhecido cangaceiro brasileiro. Nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) em 7 de julho de 1898 e faleceu em Poço Redondo (SE) em 28 de julho de Ficou conhecido como o "rei do Cangaço". Biografia: - nasceu numa família de classe média baixa; - trabalhou com o pai, na infância e parte da adolescência, cuidando de gado; - trabalhou também com transporte de mercadorias em longa distância, utilizando burros como meio de transporte de carga; - envolveu-se em brigas familiares na juventude e entrou para um bando de cangaceiros para vingar a morte do pai.

14 - em 1922, passou a comandar um bando de cangaceiros;
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. - em 1922, passou a comandar um bando de cangaceiros; - em 1923, seu bando efetuou assalto à casa da baronesa de Água Branca (AL); - em junho de 1927, Lampião comandou seus homens na fracassada tentativa de tomar a cidade de Mossoró (RN); Chegaram nesta ocasião a sequestrar o coronel Antônio Gurgel. - na década de 1930, Lampião e seu bando passou a ser procurado por policiais de vários estados do Nordeste; O bando passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes. - em 1930, conheceu Maria Deia (Maria Bonita) que ingressou no bando, tornando-se mulher de Lampião; Em 1932, nasceu a filha do casal, Expedita Ferreira. em 27 de julho de 1938, Lampião e vários cangaceiros do bando estavam na fazenda Angicos, sertão de Sergipe, quando foram mortos por policiais da volante do tenente João Bezerra. Acesso em

15 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. A BIOGRAFIA: é um documento escrito que conta a vida de uma determinada pessoa, respeitando a ordem cronológica; na biografia devem constar datas, lugares, pessoas e acontecimentos marcantes da vida do biografado;

16 a biografia é redigida na terceira pessoa;
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. a biografia é redigida na terceira pessoa; é predominante o uso de verbos no pretérito perfeito; a biografia depende do fim a que se destina, pode ter formas muito distintas que vão da simples nota biográfica a um livro; o biógrafo deve utilizar uma linguagem neutra e objetiva.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. ATIVIDADE Escreva a biografia de alguém de sua família, lembre-se de empregar as características vistas anteriormente. Depois que o seu texto for corrigido, o professor marcará um dia para a exposição das biografias escritas por toda a turma.

18 REPORTAGEM LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. REPORTAGEM

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Veja esta reportagem. Converse com seus colegas sobre a importância de saneamento básico para a população. Qual é o impacto ambiental causado pelo despejo dos esgotos em local inapropriado? Imagem: EsgotoCeuAbertoValterCampanatoAgenciaBrasil / Valter Campanato / Agência Brasil / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

20 Quem escreve a reportagem é o jornalista. O que diz?
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. A REPORTAGEM Quem diz? Quem escreve a reportagem é o jornalista. O que diz? Uma reportagem pode tratar de assuntos atuais ou não, do interesse de muitas pessoas ou de grupos específicos (crianças, jovens, interessados em artes, em carros, etc.).

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. O repórter tem de pesquisar sobre o assunto para escrever sobre ele, pois deve explicar ao leitor o que provoca o fato, quais suas consequências, qual a opinião das pessoas envolvidas com ele e de especialistas, e pode complementar o texto apresentado assuntos relacionados ao tema principal.

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Como diz? Usando linguagem verbal e não verbal (fotos, mapas, esquemas, gráficos) e seguindo esta estrutura: começa com o título ou manchete, em seguida vem o olho, depois o lide (parágrafo inicial que responde às perguntas quem?, o quê?, onde?, quando?, como? e por quê?), na sequência, o repórter dá informações ligadas ao lide e, por último, os detalhes, primeiro os mais importantes, depois os secundários.

23 Por que diz? Para quem diz?
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Por que diz? Para informar sobre determinado acontecimento ou tema. Para quem diz? O público-alvo de um jornalista depende da revista ou do jornal onde sua reportagem vai ser publicada: se for uma publicação voltada às meninas, por exemplo, elas é que serão as leitoras.

24 Planejamento e elaboração do texto
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. ATIVIDADE Cada grupo vai escrever uma reportagem para ser publicada e exposta no mural da escola. O assunto deve ser relacionado ao bullying . Planejamento e elaboração do texto 1. Pesquise sobre o tema em jornais, revistas e sites.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. 2. Pense em pessoas que teriam informações interessantes a dar e pergunte se elas concederiam uma entrevista. Prepare as perguntas e grave ou anote as respostas. 3. Depois de feitas as entrevistas e a pesquisa, reúna essas informações e selecione o que fará parte do texto principal e o que estará nos boxes da reportagem.

26 4.Organize suas ideias a partir do roteiro a seguir:
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. 4.Organize suas ideias a partir do roteiro a seguir: a) título que atraia o leitor; b) texto principal com informações sobre o bullying; c) primeiro parágrafo com a apresentação do assunto; d) boxes com informações complementares; e) último parágrafo com a conclusão da reportagem; f) linguagem e ilustrações adequadas ao público leitor.

27 RELATÓRIO LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. RELATÓRIO

28 COMO FAZER UM RELATÓRIO?
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. Em algumas circunstâncias relacionadas à nossa vivência, temos que relatar por escrito tudo o que ocorreu durante alguma atividade que realizamos. O professor pode pedir que você faça um relatório sobre uma apresentação, seminário ou outro evento que ocorreu na escola. Então surge a pergunta: COMO FAZER UM RELATÓRIO?

29 2.Lembre-se de dar um título ao seu relatório.
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. O relatório possui algumas características específicas que veremos a seguir. 1.Você deve utilizar uma linguagem clara e de acordo com a norma padrão da língua (não use abreviações e gírias). 2.Lembre-se de dar um título ao seu relatório.

30 4.Faça a exposição de tudo que você observou.
LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. 3.No primeiro parágrafo, coloque informações como: o objetivo do relatório, o nome do professor que o solicitou, o local onde se deu a observação, dentre outros fatores. 4.Faça a exposição de tudo que você observou.

31 LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. 5.Não se esqueça de fazer a conclusão, nela você escreverá o que aprendeu durante a observação, inclua os aspectos positivos e negativos, se houver. Imagem: Honduras San Ramon Choluteca school 3 / Zack Clark / Public Domain

32 BIBLIOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem, relatório. BIBLIOGRAFIA BELTRÃO, Eliana Lúcia Santos. Diálogo: língua portuguesa, 7º e 8º ano/Eliana Lúcia Santos Beltrão, Tereza Cristina S. Gordilho. – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, 2009 – (Coleção diálogo). CAMPOS, Elizabeth Marques. Viva Português: língua portuguesa , 7° e 8º ano / Elizabeth Marques Campos, Paula Marques Cardoso, Sílvia Letícia de Andrade. 2ª ed. – São Paulo: Ática, 2009. COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português, 7º e 9º ano: ensino fundamental/ Cibele Lopresti, Greta Marchetti, Jairo J. Batista Soares. – 1ª ed. Ver. – São Paulo: Edições SM, – (Para Viver Juntos).

33 SITES LÍNGUA PORTUGUESA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Gêneros textuais: resenha, biografia,reportagem , relatório. SITES Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em

34 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3 Homem-Aranha / 2002 / Columbia Pictures Corporation/ 19/09/2012 12 Lampião MB / Benjamin Abrahão Botto/ Public Domain 19 EsgotoCeuAbertoValterCampanatoAgenciaBrasil / Valter Campanato/Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 31 Honduras San Ramon Choluteca school 3 / Zack Clark / Public Domain


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google