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PLANEJAMENTO DE CARREIRA

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DE CARREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Janaina Abreu

2 Carreira A palavra carreira origina-se do latim via carraria significa estrada ou caminho para carros. Caminho... No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. (No meio do caminho, Drummond)

3 Carreira Século XIX - Carreira passa a ser usada como definição de trajetória profissional e, em um primeiro momento, ela esteve voltada apenas para a relação entre posto de trabalho e a tarefa a ser realizada devido à estrutura das organizações mecanicistas. O funcionário entrava em uma empresa e tinha idéia de seu percurso ocupacional naquela empresa. Atualmente - Carreira acontece de outra forma, já que não é apenas vista como uma promoção decorrente de um resultado favorável na avaliação de desempenho, mas, também está relacionada com o próprio desenvolvimento profissional da pessoa. Gestão compartilhada entre a empresa e a pessoa.

4 Há dois tipos de pessoas nas empresas:
- as que vivem do plano de carreira que a empresa lhes oferece - as que constroem o seu próprio plano Em qual grupo destes grupos você está?

5 Como o profissional deve agir com relação a sua carreira?
O porquinho quando questionado sobre o que gostaria de ser quando crescer, respondia alegremente: “ Salsicha” Embora a salsicha fosse algo útil, ele nem imaginava que iria precisar morrer para que sua carreira se tornasse realidade. É assim que o profissional deve se preparar: morrendo para velhos hábitos, vícios, preconceitos, ideias equivocadas do que seja uma profissão.

6 Carreira Unidades ou fases reconhecidas pela pessoa e pela sociedade
O tempo associado a cada uma delas varia de acordo com a profissão ou com a pessoa que a exerce...

7 Carreira Carreira Interna – idéia que a pessoa possui a respeito do trabalho e do papel de trabalhador que desempenha em sua vida; Carreira Externa – etapas concretas exigidas por uma profissão, para que se obtenha progresso.

8 É preciso fazer escolhas...
MERCADO DE TRABALHO COMPETÊNCIAS OBJETIVOS

9 O que já vivi até hoje pode dizer algo sobre o que sou?

10 Valores e Objetivos Quais são os seus
Valores e Objetivos Quais são os seus? Valores – São alicerces para entender atitudes e motivações. Devem ser levados em consideração na tomada de decisão. Reflita: Quais são seus valores fundamentais? Objetivos - ter clareza sobre seus objetivos de vida é fundamental para que possa tomar decisões adequadas para atingi-los. São guias para suas escolhas. Lista de Valores Amizade Força interior Não violência Amor Fraternidade Paz Autoestima Honestidade Perdão Caráter Humildade Perseverança Compaixão Igualdade Respeito Compreensão Justiça Riqueza Cooperação Liberdade Outros. Quais???

11 Reflita: Quais são seus objetivos de vida?
Como imagina sua vida daqui a 2 anos Como imagina sua vida daqui a 5 anos Como imagina sua vida daqui a 15 anos Como imagina sua vida daqui a 30 anos Será que suas escolhas estão alinhadas com o que você acredita e estão Te deixando mais próximos de seus objetivos?

12 Espaço Pessoal Espaço Familiar Espaço Profissional

13 Competências e Carreira Como identifico minhas competências?
· Informação · Saber o que e por que fazer Conhecimentos EDUCAÇÃO: AMARRA DAS DIMENSÕES COMPETÊNCIA Habilidades Atitudes Técnica Destreza Saber como fazer Interesse Determinação Querer fazer

14 Competência e Personalidade Competência – Está relacionada aos comportamentos passíveis de serem apreendidos, desenvolvidos e treinados de acordo com o contexto e necessidade. Personalidade – Está relacionada com aquilo que o constitui e o define como ser humano desde a sua infância, preferências pessoais que você apresenta de maneira natural e espontânea. O que pesa mais na orientação de carreira: competência ou personalidade?

15 Exigências do Mercado de Trabalho
1 – Conhecimento – Não basta apenas ter diploma, mas sim buscar novas formas de diferenciação para que a empresa alcance seus resultados. 2- Perfil empreendedor – O funcionário deve se enxergar como sócio da empresa, fazendo tudo como se aquele empreendimento fosse seu. 3- Rede de contatos (networking) – Criar e manter uma boa rede de contatos é chave mágica para abrir diversas portas. 4- Comunicação – Não dá para pensar em um profissional que não se comunique tanto verbalmente quanto de forma escrita. 5- Auto-estima e motivação – Ter motivação para a vida e buscar felicidade sem depender dos outros é necessário para que a pessoa enxergue. 6 – Demonstrar competências diferentes e que agreguem valor ao negócio.

16 Principais Fases da Carreira
6. Estabilidade na atividade profissional, Permanência como membro 7. Crise no Meio da Carreira 8. Avanço, Recomeço ou Continuidade 9. Desligamento 10. Aposentadoria 5. Admissão como Membro 4. Treinamento Básico, Socialização 3. Ingresso no Mundo Profissional 2. Educação, Treinamento 1.Crescimento, Fantasia, Exploração

17 Tipos de Carreira Carreira em Escada : modelo usado antes da globalização, em uma economia que não privilegiava a competitividade. Aqui, a pessoa entrava em uma empresa e tinha idéia de como estaria daqui a trinta anos. Por exemplo: alguém começava no cargo de auxiliar administrativo e ia sendo promovido até ser diretor. As empresas favoreciam o carreirismo entre seus funcionários, já que era prevista uma estabilidade no emprego.

18 Tipos de Carreira Carreira em S: surgiu como alternativa de resposta para a eliminação de degraus. Nesse modelo, a escada em degraus ainda permanece e é visível, mas as pessoas podem e devem movimentar-se lateralmente antes de subir o próximo degrau, favorecendo uma formação generalista. Tal modelo foi muito praticado nos anos de 1980, mas não é adequado para as organizações da atualidade, pois o profissional não aprofunda seu conhecimento, ou seja, ele não é um especialista de fato em determinado assunto.

19 Tipos de Carreira Carreira em Espiral: é o modelo originado pela globalização no qual existe apenas uma escada virtual, ainda com poucos degraus, que é envolvida por uma série de espirais. A figura geométrica da espiral indica movimento constante e crescente em volta de um determinado eixo. Nesse modelo, dá-se ênfase à possibilidade da existência de muitas carreiras numa mesma empresa, em que a individualidade será encarada como algo importante dentro do processo, ou seja, são criadas condições para que a pessoas busquem seu próprio ritmo de progresso e evolução de carreira sem a rigidez dos outros modelos.

20 A carreira é gerenciada pela pessoa, não pela organização;
A carreira é uma série de experiências, habilidades, aprendizados, transições e mudanças de identidades ao longo da vida (o que conta é a “idade da carreira”, não a idade cronológica) Desenvolvimento é: Aprendizado contínuo Auto dirigido relacional encontrado em desafios de trabalho Desenvolvimento não é (necessariamente): Treinamento formal Re-treinamento, ou Mobilidade Vertical

21 O “ponto de apoio” de uma boa gestão de carreiras é o planejamento.
É preciso entender, entretanto, que o ato de planejar não é uma ação isolada, meditativa na sucessão dos dias – é um comportamento, um estado de alerta e, após fixada uma meta de longo prazo, a todo instante é preciso avaliar se cada ação o está levando no sentido de seus objetivos.

22 Passos para planejamento da carreira
1- Clarificação da identidade individual – preferências 2-Avaliação de pontos fortes e fracos da carreira – Considerar mercado interno e externo. 3- Análise do ambiente – quatro ambientes: 4- Identificação de estratégias de carreiras - crescimento, desaceleração, diversificação, integração, revisão, e combinação. 5-Seleção dos objetivos de carreira – Objetivos de longo, médio e curto prazo. 6-Implementação da estratégia 7- Avaliação dos resultados – processo contínuo 2- Dentro da empresa e fora da ocupação MERCADO EMPRESA 4- fora da empresa e fora da ocupação OCUPAÇÃO 3- fora da empresa e dentro da ocupação 1- dentro da empresa E dentro da ocupação

23 AQUELA QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHAM QUE SOMOS
Outro fator importante a considerar em um planejamento de gestão de carreiras é a consciência de que existem três “pessoas” que coabitam cada um de nós: AQUELA QUE NÓS SOMOS AQUELA QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHAM QUE SOMOS AQUELA QUE NÓS ACHAMOS QUE AS OUTRAS PESSOAS ACHAM QUE SOMOS. Complexo, não é? Quanto mais conhecemos e reconhecemos essas três “PESSOAS”, mais fácil se torna planejarmos nossas ações para finalidades previamente estabelecidas

24 Categorias de Preferências por Carreira
Competência Gerencial Motivação em ser competentes em um conjunto complexo de atividades. Componentes: competência interpessoal, competência analítica e estabilidade emocional Competência Técnica ou Funcional Preferência por sua área de especialização e não têm interesse em posições gerenciais. Só têm interesse em promoções dentro de sua área de especialização. Segurança e estabilidade Procuram empresas que ofereçam amplo horizonte profissional, bom programa de benefícios e de aposentadoria e segurança de trabalho .Aceitam as definições de carreira colocadas pela empresa. Criatividade Necessitam criar algo próprio e expressar a si próprias em um novo produto, serviço ou negócio. São pessoas empreendedoras e desejam ser autônomas, gerencialmente competentes, hábeis no exercício de seus talentos. Autonomia e Independência Procuram maximizar os espaços de autonomia oferecidos pelas empresas para alavancar suas competências técnicas e comportamentais. Ligam os resultados do trabalho ao seu próprio esforço. Senso de serviço e Dedicação à causa As decisões são baseadas no desejo de influenciar o mundo em determinada direção. Geralmente procuram profissões que ajudem outras pessoas: enfermagem, medicina, serviço social, etc. Desafio Constante Definem o sucesso como sendo vencer obstáculos impossíveis, resolver problemas. Gostam de se sentirem estimuladas e desafiadas por oportunidades de alto risco. Estilo de Vida integrado Motivadas por conseguir integrar a carreira a seu estilo de vida. Procuram alto nível de integração entre suas necessidades como indivíduo, de família e de carreira.

25 jana.pedagoga@yahoo.com.br (21) 8831-3171
Muito Obrigada! (21)


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