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Estratégia empresarial Logoplaste. porquê a internacionalização? NecessidadeNecessidade Dimensão do mercado interno Aumentar a capacidade.

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1 Estratégia empresarial Logoplaste

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8 porquê a internacionalização? NecessidadeNecessidade Dimensão do mercado interno Aumentar a capacidade competitiva através da escala Credibilidade OportunidadeOportunidade Reorganização das empresas europeias Conceitos de gestão prevalecentes (downsizing de activos, concentração no core business, ROI,EVA)

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18 objectivo: garantir o futuro Crescimento. Capacidade de resposta global Satisfação dos clientes. Confiança. Inovação e diferenciação Rentabilidade e equilíbrio financeiro Mobilização de talentos. Qualidade, motivação e cultura Arquitectura social. Cultura, atitudes e estrutura. Best practices e next practices One Logoplaste. Promover sinergias

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21 clientes

22 novo quadro de referências das relações empresariais Quem compete são ofertas e não empresas. Extended entreprise. Reconfiguração do sistema de criação de valor. Passa a ser conjuntamente inventado e produzido. Redefinição das fronteiras das organizações. Reinvenção das relações empresariais. Redes empresariais. Alianças, parcerias, outsourcing.

23 As redes empresariais potenciam a capacidade de inovar, velocidade de resposta, níveis de qualidade, flexibilidade e redução de custos. Escassez de recursos. ROI Tecnologia. R&D Flexibilidade Economias de escala dos fornecedores Limites da capacidade de gestão novo quadro de referências das relações empresariais

24 Role of Suppliers Partnering: Innovators in their field …change rules of game Technology/R&D driven Operational excellence Joint effort to drive cost out of the value chain Single base of source Auction: Lower cost at equal service & quality Supplies undifferentiated services/products +2 suppliers

25 What does it take to supply J&J Consumer: 1.Competitive Value 2.Quality 3.Reliability & Service Transactional (Pure Competition / Spot Buy) Critical Supplier Integrated Supplier 1.Follow into new regions, business segments at own risk 2.Preferred development partner for R&D 1.Transparency 2.Pro-activeness

26 Competitive advantages Price. Continuous improvement Customer service Innovation. Time to market Investment Exceptional quality / reaction time Global relationship manager Priority customer status Relationship objectives 2-3 business & technical reviews / year expectations of global partners

27 inovação e desenvolvimento

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30 Global project Development of high speed stretch blow molding technology Technology now used around the world Success of project resulted in a hole through the wall operation – over 250 million bottles per year Fairy (p&g) - uk

31 fresh milk hdpe bottles (arla foods) – uk LOGOPLASTE regarded as an outsider due to lack of experience with the type of packaging Arla Foods : Prove that you can produce at equivalent quality, and we might consider you for the project! Logoplaste new bottle design allowed: 7,3%69,5g75g6 Pints 4,7%40g42g4 Pints 3,1%27,8g28,7g2 Pints 2,7%18g18,5g1 Pint ReductionWeight Arla Foods Weight Market Vol. Pints

32 5ltr containers for mineral water (Luso) – Portugal New shape design to optimize technical features. Weight reduction of 11% (from 91g to 80g) Topload improvement of 10% Weight reduction of cap and handle by 35% and 10% 2nd place in Bottled Water World New market standard Customer exclusive advantage for 1-2 years

33 design/ innovation

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35 shapes proposed to Danone

36 fornecedores

37 nova relação com fornecedores Da soma nula de curto prazo ao win-win a médio e longo prazo Redução da base de fornecedores Alargamento dos prazos contratuais Integração de sistemas de informação Preços com base em estruturas de custos, ganhos de eficiência e benchmarking

38 nova relação com fornecedores Fronteira da tecnologia industrial R & D aplicado Nova atitude de gestão (flexibilidade, proactividade, can do attitude) Dimensão regional no mercado global Cumprimento rigoroso de contratos e acordos

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40 Origem e Objectivo Origem Necessidade das empresas fundadoras adquirirem grandes quantidades de produtos e serviços de idêntica natureza. Oportunidade de explorar as sinergias naturais decorrentes de uma cooperação continuada na negociação conjunta Objectivo Realização conjunta de todas as actividades relacionadas com o procurement e negociação, nas condições de maior eficiência económica possível

41 Os Produtos Disponíveis Automóveis Combustíveis Computadores Economato Embalagens de Cartão Açucar Licenciamento Microsoft/McAffee Produtos Químicos Viagens Telecomunicações móveis Telecomunicações fixas Plástico Redes de Dados

42 banca Confiança Transparência e proximidade Perspectiva de médio e longo prazo Intervenção global Project financing

43 talentos

44 necessidade de talentos Talento: Capacidade técnica, valores, alma e paixão Base de competitividade. Cultura e conhecimento. Empresa não é o que faz mas sim o que sabe Paradoxo: Quanto mais somos mais a empresa depende de cada um de nós

45 questões decisivas nas relações com os trabalhadores Empresa de oportunidades: segurança e futuro. Garantir a todos os níveis desenvolvimento pessoal e formação profissional. Estabelecer quadros de referência claros. Objectivos e planos de actividade. Implementar sistemas de avaliação motivadores Garantir qualidade no recrutamento com prioridade ao recrutamento interno Dinamizar a comunicação e informação Promover uma organização multicultural adaptada aos valores locais

46 Adaptação às culturas nacionais Gestão com nacionais de cada país Departamentos centrais multiculturais Centros de excelência nos países mais competitivos Pensar local e agir global e não pensar global e agir local questões decisivas nas relações com trabalhadores

47 comunidade

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56 obrigado


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