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Dislexia D C B A F E H G J I K L.

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Apresentação em tema: "Dislexia D C B A F E H G J I K L."— Transcrição da apresentação:

1 Dislexia D C B A F E H G J I K L

2 dificuldade com palavras
Dislexia – O que é? “ A dislexia é uma desordem a nível de desenvolvimento da linguagem cuja principal característica consiste numa dificuldade permanente em processar informação de ordem fonológica. Esta dificuldade envolve codificar, recuperar e usar de memória códigos fonológicos e implica défices de consciência fonológica e de produção de discurso. Esta desordem, com frequência geneticamente transmitida, está por via de regra presente à nascença e persiste ao longo de toda a vida. Uma característica marcante desta desordem manifesta-se nas deficiências a nível da oralidade e da escrita.” (Kamhi, 1992 cit. in Henning, 2005). dys = dificuldade lexis = palavra dificuldade com palavras Termo dislexia deriva da língua grega significando D C B A F E H G J I K L

3 D C B A F E H G J I K L Dislexia – Tipos Disfonética Diseidética
(auditiva) Diseidética (visual) Aléxica (mista) D C B A F E H G J I K L

4 D C B A F E H G J I K L Dislexia – Tipos
A dislexia “disfonética” (auditiva)a mais frequente, tem como principal característica a dificuldade de integração letra – som, isto é, a soletração não se assemelha à palavra lida. O erro mais visível é a substituição semântica, com alteração de uma palavra por outra de sentido semelhante (ex.: pasta por mala). A dislexia “diseidética” (visual) é caracterizada por uma deficiência primária na percepção de palavras completas. O erro mais comum é a substituição de uma palavra ou fonema por outra de sonoridade idêntica (ex.: apertar por apartar). A dislexia “aléxica” (mista) onde o indivíduo manifesta uma quase total incapacidade para a leitura. Esta verifica-se tanto na análise fonética das palavras como na percepção de letras e palavras completas. D C B A F E H G J I K L

5 D C B A F E H G J I K L Dislexia – Causas (Nuno Lobo Antunes, 2009).
Resulta de uma disfunção cerebral que nada tem a ver com os olhos Interfere na aprendizagem das palavras e da leitura Pode ser hereditária (Nuno Lobo Antunes, 2009). D C B A F E H G J I K L

6 Dislexia – Características Gerais
Os sujeitos com dislexia: São caracterizados por um índice de inteligência normal ou acima da média; Podem apresentar défices de atenção, perturbações motoras, distúrbios da linguagem e outras dificuldades de aprendizagem específicas da escrita e cálculo; Não apresentam défices de visão e audição. Pode-se considerar como disléxica a criança que lê aquém da média das crianças que estão 1 ano e meio abaixo (ex: criança que no 4º ano apresente capacidade de leitura de uma outra que esteja no 2º ano). Mais frequente no sexo masculino do que no feminino D C B A F E H G J I K L

7 Dislexia – Como se manifesta?
Inversão total ou parcial de palavras e números (ex: sol – los) Dificuldade em soletrar e escrever correctamente Velocidade de leitura mais lenta, com omissões de linhas do texto e/ou sons Dificuldade na compreensão de textos Limitações na leitura e escrita ,com muitos erros ortográficos e uma qualidade da caligrafia bastante deficiente Substituição de palavras por outras de estrutura similar ou criação de palavras com significado diferente (ex: travessa – atravessava) Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras Confusão de letras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço (ex: b e d; ajuda – aduja) Dificuldade em diferenciar letras que possuem um ponto articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos (ex: d – t) D C B A F E H G J I K L

8 Dislexia – Como se manifesta?
Só pode ser diagnosticada após a criança iniciar a aprendizagem da leitura Podem apresentar défices de atenção, perturbações motoras, distúrbios da linguagem e outras dificuldades de aprendizagem específicas da escrita e cálculo Problemas na distinção entre a direita e a esquerda e dificuldades de coordenação de motora. D C B A F E H G J I K L

9 Dislexia – Como se detecta?
1 Idade Pré-Escolar 2 1º Ciclo (6 aos 9 anos) 3 2º Ciclo (9 aos 12 anos) 4 3º Ciclo e Secundário (mais de 12 anos) D C B A F E H G J I K L

10 Idade Pré Escolar – Sinais de Alerta
História familiar de problemas disléxicos; Atraso na aprendizagem do falar com clareza; Vocabulário reduzido na produção oral e na compreensão verbal; Confusão na pronúncia de palavras que se assemelham foneticamente; Omissões e/ou inversão de fonemas; Dificuldade na realização de exercícios sensório perceptivos: distinção de cores, formas, tamanhos e posições; Descoordenação motora, com pouca habilidade para exercícios manuais e de grafia; Dificuldade em aprender lenga-lengas, rimas e sequências; Atraso na estruturação e conhecimento do esquema corporal; Movimentos gráficos de bases invertidos (por ex: realizar os círculos para a direita em vez de os realizar para a esquerda); No final deste período, aparece a escrita em espelho de letras e números. (Baroja, 1989) D C B A F E H G J I K L

11 Idade Pré Escolar – Estratégias
Estimular Linguagem Percepção de sons (do ambiente e das palavras) Consciência Fonológica D C B A F E H G J I K L

12 Idade Pré Escolar – Da teoria à prática
Usar muito o canal auditivo; Realizar tarefas de segmentação( por ex. percepção da segmentação das palavras) Contagem de segmentos das palavras: Identificação de sílaba inicial, final, intermédia… Usar: a) Jogos, músicas, versos, trava-línguas, lenga-lengas... b) Desenvolver percepção de unidades, de semelhanças e diferenças sonoras, de ritmo... c) Misturar estímulos auditivos, visuais, tácteis, motores Outras idades Continuar D C B A F E H G J I K L

13 1º Ciclo - Sinais de Alerta
Na Linguagem: Expressão verbal pobre; Dificuldade em aprender a ler e a escrever; Dificuldade em aprender palavras novas; Dificuldade em aprender o alfabeto, tabelas de multiplicar e em reter sequências (por ex. dias semana, dedos da mão, meses do ano). Na Leitura: Confusão em letras cuja forma é semelhante, diferenciando-se na sua posição em relação a um eixo de simetria (d/b; p/q; b/g; u/n; d/p); Inversões que podem ser: mudança da ordem das letras dentro de uma sílaba (amam por mamã; ravore por árvore), mudança da ordem das sílabas dentro de uma palavra (drala por ladra); Repetições (ex: bolalacha); Falta de ritmo; lentidão; respiração sincrónica; não respeito pelos sinais de pontuação; saltos de linha ou repetição da mesma linha; leitura mecânica não compreensiva. Falta de atenção e concentração. (Baroja, 1989) Frustração Desmotivação Problemas Comportamentais

14 D C B A F E H G J I K L 1º Ciclo – Estratégias
Reflectir sobre a estrutura sonora das palavras, analisando as sílabas e os fonemas, pois o domínio do princípio alfabético pressupõe a correlação fonema-grafema; Dar o modelo (oral ou escrito) sempre que a criança demonstrar não tê-lo construído. D C B A F E H G J I K L

15 1º Ciclo – Da teoria à prática
Treine o traçado das letras com diferentes recursos e materiais Para soletrar (ou no ditado) permita que a criança olhe a palavra escrita, feche os olhos e imagine Utilizar actividades lúdicas: palavras cruzadas, forca, memória de sílabas, jogo de dados com consoantes e vogais, etc … Outras idades Continuar D C B A F E H G J I K L

16 2º Ciclo – Sinais de Alerta
Na Linguagem: Dificuldades em elaborar e estruturar correctamente frases, expressar-se com termos precisos e no emprego adequado dos tempos verbais; Linguagem com pobreza expressiva, assim como uma compreensão verbal desajustada à sua capacidade mental. Na Leitura: Leitura vacilante e muito mecânica, a qual os faz, por um lado, não encontrar gosto na leitura e, por outro, lhes dificulta as aprendizagens escolares das restantes áreas académicas; Esta situação é o resultado de todo o esforço que a criança faz ao centrar-se exclusivamente na decifração das palavras, não conseguindo, por isso, abstrair-se do significado dos mesmos; Dificuldades na utilização do dicionário, pelo facto de lhes custar a aprenderem a ordem alfabética das letras e pela sua dificuldade geral para organização das letras dentro de uma palavra. Diminuição de auto-confiança e aumento da frustração; Problemas de comportamento: impulsividade, imaturidade e tempos curtos de atenção. Outras idades Continuar D C B A F E H G J I K L

17 3º Ciclo e Secundário – Sinais de Alerta
Escrita descuidada, desordenada e por vezes incompreensível; Inconsistências gramaticais e erros ortográficos; Dificuldade em planear e redigir composições escritas; Tendência para confundir instruções verbais (por ex. números de telefone); Grande dificuldade na aprendizagem de línguas estrangeiras; Aparecimento de comportamentos disruptivos e inibição progressiva; Aparecimento de depressão; Aversão à leitura e escrita. Outras idades Continuar

18 Como lidar com a criança disléxica
NINGUÉM APRENDE COM DESPRAZER E INSUCESSO Não ressalte seus erros, mas VALORIZE seus acertos ESTIMULE todas as habilidades da criança e crie situações em que elas possam aparecer INCENTIVE o aluno a ter auto-estima e confiança em si próprio Apesar de exigir de nós mais esforço e disponibilidade, MOTIVE-O sempre D C B A F E H G J I K L

19 D C B A F E H G J I K L Algumas dicas
Não exija que o aluno leia em voz alta; Não permita que os colegas humilhem ou rejeitem o aluno por causa de suas dificuldades; Dê instruções curtas e simples, que evitem confusões; Diga-lhe como se organizar na carteira, nas tarefas, na sala... Dê dicas de como ele pode estudar na sua disciplina; Não trabalhar somente com o texto como fonte de informação; Utilizar vários recursos audio-visuais; Fazer uma breve síntese do assunto a ser desenvolvido; Sondar o que o aluno sabe sobre o assunto (activar conhecimentos prévios e estimular inferências); Na cópia, estimule-o a dizer a palavra ou a frase para si mesmo antes de escrever; Utilizar marcadores de cor nas palavras-chave; Utilizar breves esquemas visuais. D C B A F E H G J I K L

20 Ao elaborar, aplicar e corrigir tarefas e avaliações
Leia as questões em conjunto com o aluno e certifique-se de que ele entende o que é questionado Esteja disponível para esclarecer dúvidas Dê-lhe tempo para realizar a avaliação com calma Confirme oralmente com o aluno o que ele quis dizer e anote sua resposta Na correcção, valorize ao máximo a sua produção (erros gramaticais não simbolizam desconhecimento de conceitos e conteúdos) Pode e deve realizar avaliações orais D C B A F E H G J I K L

21 Dislexia – Uma realidade entre os famosos…
Ousaria chamar “burro” a alguma destas personalidades ???????? D C B A F E H G J I K L

22 Obrigado pela vossa atenção
Trabalho realizado por: Ana Rita Vaz Benjamim Dantas Daniela Soares Hélder Domingues Vitor Gonçalves Se o disléxico não aprende da forma que ensinamos, temos de aprender a ensinar da forma que ele aprende D C B A F E H G J I K L


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