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©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission.

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1 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. THE SPA no Sheraton Porto Hotel & Spa LIFE IS BETTER WHEN SHARED

2 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 2 ] Um pouco de história... A indústria de SPAs tem uma evolução consistente desde há 25 anos Nos anos 80, surgem de forma organizada os primeiros centros de Talasso, os banhos Turcos, e as Quintas/Centros saudáveis Nos anos 90, assistimos ao Boom dos Day SPAs, aliados à industria Hoteleira, assim como do desenvolvimento de marcas ancora de gestão de spas ( Mandarim Oriental, Macau- ESPA;Canyon Ranch, USA - Banyan Tree) Nos inicio de 2000,surge e desenvolve-se o mercado de Bem Estar aliado a conceitos de saúde (Medi SPA; Medical Welness Spas – preventive/Obeisity) Nos 2 últimos anos, surge o conceito de SPA lifestyle aliado ao real estate. Resorts de verdadeiro bem estar... Em Portugal, os primeiros SPAS, inseridos em Hoteis de Cidade, surgem em 2004.O SPA do Ritz Lisboa e o THE SPA no Sheraton Porto Hotel & SPA

3 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 3 ] Sheraton Porto Hotel & Spa O THE SPA surge 6 meses após soft opening do Hotel.E marca a diferença... THE SPA Spa com 2000 m2, baseado nos 7 pilares de orientação Starwood: Beleza – Harmonia – Equilíbrio – Água – Natureza – Nutrição Heat Experience: Sala de Vapor Ametista – Sala de Quartzo Transparente – Tepidário – Duches Exóticos – Hamam Juice Bar –opções gastronómicas saudáveis e equilibradas. Marca de Produtos e assessoria na formação de terapeutas. ESPA

4 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 4 ] Sheraton Porto Hotel & Spa NO THE SPA O CORPO E O ESPÍRITO REENCONTRAM O SEU EQUILÍBRIO O THE SPA DISPÕE DE: 7 Salas de tratamento (1 Suite Dupla) Piscina interior Ginásio Piscina de Vitalidade Sauna Hamam Estúdio Zen Área de Relaxamento Cabeleireiro/Maquilhagem/Manicure Pedicure

5 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 5 ] Porquê /Porque não um SPA no nosso Hotel? Nos Hoteis de cidade, os SPAs São um elemento diferenciador no momento de compra Um complemento de estadia para os fluxos normais do cliente de negócios/lazer Uma mais valia para os clientes de lazer Um percepção de bem estar para todos (ainda que não utilizem) Um gerador de fluxos próprios ( que pode ajudar a contrariar a sazonalidade) Um ponto de encontro para Publico local... e um complemento na comunicação local Uma mais valia na comunicação do Hotel no seu todo

6 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 6 ] Porquê /Porque não um SPA no nosso Hotel? (cont) São ainda.. Como vimos, um negócio relativamente novo na Hotelaria Europeia. E o trabalho do Marketing é fundamental para o sucesso do conceito implementado Uma gestão específica de expectativas/exigências Dependendo do tipo de SPA e abordagem escolhida, a interdisciplinaridade exigida na equipa é pouco frequente na gestão hoteleira ( professores de fitness; terapeutas, médicos; conceitos de bem estar diferenciados,...) e tem que ser muito bem conseguida para ter sucesso Um outlet com novas regras de exploração e de gestão que tem que se integrar na filosofia de gestão do Hotel. Não é um negócio à parte e, o sucesso da sua gestão,pode ter um impacto sério nos resultados do Hotel

7 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 7 ] Conceito integrado de saúde e bem estar Num mundo onde a velocidade a acessibilidade e a informação nos exigem processamento de respostas a uma velocidade vertiginosa, o STRESS torna-se o nosso companheiro mais frequente. É desta forma que os SPAs entram rápida e consistentemente na vida de todos. Deixam de ser um luxo para serem interiorizados como uma necessidade. E esta mudança de percepção por parte dos consumidores obriga a uma mudança de abordagem por parte dos operadores Depois, a comunicação holistica foi inserida E.. tornou- se um conceito Começaram por ser um Negócio Se a opção é ter um SPA, temos que estar preparados para um conceito integrado.

8 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 8 ] Conceito integrado de saúde e bem estar Prevenção Bem estar fisico e mental Saude SPA Interdisciplinaridade Subindo consistentemente na cadeia de valor dos consumidores, os SPAS são hoje sinónimo de BEM ESTAR individual

9 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 9 ] Principais Tendências para SPAS de cidade Especialização/ consistência/ diferenciação Conhecimento /Formação Abordagem consistente e inovadora Com a relação cada vez mais estreita entre conceitos de bem estar e saúde, a necessidade por parte do consumidor, de obter garantias de competencia e regulamentação, aumentam Comunicação e posicionamento consistentes é fundamental Pertencer a um SPA Deixam de ser um local onde vamos ocasionalmente fazer um tratamento São um local de encontro entre pares com mesma filosofia de vida O aumento dos conceitos de membership mais abrangente, contribuem para uma nova abordagem ainda pouco falada a este nível, de saude emocional. Criamos laços e relações de longo prazo com os nossos clientes

10 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 10 ] Principais Tendências para SPAS de cidade (cont) SPA em viagem Stress causado pelas viagens potencia a procura cada vez mais intensa de quick SPA A Oferta de bem estar no local e, a possibilidade de evasão e relaxamento no pico da angustia,levam o consumidor a uma compra levada pela emoção A necessidade de repor os niveis de bem estar, tornam-se imperativos para os spa users frequentes On-Line SPA Presença on-line é fundamental para estar visivel Abordagem tem que ser consistente e inovadora. Já não chega ter um site. Que abordagem fazemos nos social Media como facebook e Twitter? Venda On-line de tratamentos/programas/ produtos Já este ano nos EUA, poderá consultar no seu iphone, o spa mais proximo de si

11 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 11 ] Principais Tendências para SPAS de cidade (cont) Preço Relação preço /Qualidade equilibrada Fidelização : Planos a médio/longo prazo Revenue Management também é importante no SPA Novas oportunidades de rentabilizar experiências (tempo/conceitos) Novos conceitos que potenciem a compra interdisciplinar neste conceito integrado Responsabilidade Ambiental O Consumidor preocupado com o seu bem estar individual reconhece a necessidade da existência de responsabilidade ambiental: Ao nível dos materiais utilizados na construção e operação Ao nivel dos equipamentos utilizados Ao nível dos produtos escolhidos Ao nível das consciencias e fiosofias comunicadas

12 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 12 ] Regulamentação.Existe? Quantos metros quadrados tem? De que equipamentos dispõe? Hierarquias? Há Spas mais completos que outros. Existe diferença na comunicação ?e na classificação A classificação é de acordo com abordagem?Com as instalações? Com os serviços prestados? Que competencias são necessárias para se trabalhar num SPA como terapeuta?Como SPA Manager? Quem aprova a classificação de SPA numa unidade Hoteleira? Uma Piscina e um Sauna, são um SPA?/ 1 Sala de massagem única, é um SPA? Um gabinete de Estética é um SPA? Enquanto não existir uma regulamentação séria ( como existe para hotelaria e restauração) este segmento não pode ser tratado de forma séria. Afinal... É tão tentador dizer que também temos um SPA... Tomada a decisão de termos um SPA O que é afinal um SPA? A que podemos chamar SPA?

13 ©2009 Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. All Rights Reserved. CONFIDENTIAL & PROPRIETARY May not be reproduced or distributed without written permission of Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc. [ 13 ] Muito Obrigada pela V/ atenção A VIDA É MELHOR QUANDO PARTILHADA


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