A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE
INTRODUÇÃO - ESTOQUE

2 Objetivos da Administração de Estoques
Excelência no atendimento aos clientes; Operação de fábrica de baixo custo; Investimento mínimo em estoque.

3 ESTOQUE - Definição Acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação. O Estoque é criado para fazer a compensação entre diferenças no ritmo de entradas de materiais (fornecimento) e saída de produto acabado (demanda).

4 Tipos de Demanda Os recursos materiais, ou estoques, podem ser classificados em: Demanda dependente; Demanda independente.

5 Demanda Dependente É quando a quantidade a ser utilizada depende da demanda de um item de demanda independente. Ex.: em uma montadora, o pneu é um item de demanda dependente pois a quantidade total utilizada dependerá da previsão de automóveis montados (5 unidades por automóvel). Já para um comerciante, o mesmo pneu é um item de demanda independente.

6 Demanda Independente Os materiais, componentes, partes e peças da demanda independente são os itens cuja demanda decorre, em sua maioria, dos pedidos dos clientes externos, por exemplo, os produtos acabados.

7 Qual a importância dos Estoques?
Melhorar o serviço ao cliente; Ex.: A área de Marketing precisa criar demanda de material disponível para concretizar vendas.

8 Finalidade dos Estoques
Reguladores – sazonalidade; Ciclo – operação; Isolador ou de segurança – incertezas; Canal de distribuição.

9 Tipos de Estoques Para efeito contábil, os estoques são divididos em cinco categorias: Matéria Prima; Produto em Processo; Produtos Acabados; Estoques de Trânsito ou Distribuição; Estoque de Consignação.

10 Matéria Prima São itens comprados e recebidos que ainda não entraram no processo de produção. Incluem materiais comprados, peças componentes e subconjuntos.

11 Produtos em Processo Correspondem à matéria-prima que já entraram em processo de produção, ou aguardam para entrar.

12 Produtos Acabados São produtos acabados do processo de produção que estão prontos para serem vendidos como itens completos.

13 Estoques de Trânsito Correspondem a todos os itens que já foram despachados de uma unidade fabril a outra, normalmente da mesma empresa, e que ainda não chegaram ao seu destino final.

14 Estoque em Consignação
São os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Em caso contrário, são devolvidos sem ônus.

15 Classificação de Estoque
Materiais Diretos – também denominados materiais produtivos ou matérias-primas. São aqueles que se agregam ao produto final, isto é, saem com o produto final. Ex.: os pneus de um automóvel, o copo de um liquidificador.

16 Classificação de Estoque
Materiais Indiretos – também denominados materiais não produtivos ou materiais auxiliares. São aqueles que não se agregam, isto é, não saem com o produto final. Ex.: óleo da máquina/ferramenta que são utilizados no processo de um material direto.

17 Importância dos Estoques
Economia de escala. Os custos são tipicamente menores quando o produto é fabricado continuamente e em quantidades constantes.

18 Importância dos Estoques
Proteção contra mudanças de preços em tempo de inflação alta. Um alto volume de compras minimiza o impacto do aumento de preços pelos fornecedores.

19 Importância dos Estoques
Proteção contra incertezas na demanda e no tempo de entrega. Considera o problema que advém aos sistemas logísticos quando tanto o comportamento de demanda dos clientes quanto o tempo de entrega dos fornecedores, não são conhecidos.

20 Importância dos Estoques
Proteção contra contingências. Proteger a empresa contra greves, incêndios, inundações, instabilidades políticas e outras variáveis que podem criar problemas.

21 Importância dos Estoques
Atender aos clientes. Atender aos clientes na hora certa, com a quantidade certa e requerida tem sido o objetivo central das empresas.

22 Importância dos Estoques
É garantia no momento da crise. Com o aumento do dólar em 1999, muitas empresas usaram seus estoques antigos para tentar resistir aos aumentos.

23 Importância dos Estoques
Custo de movimentação alta. Se não bem administrados, a movimentação interna dos materiais podem assumir custos significativos em face da natureza do processo produtivo.

24 Importância dos Estoques
Novas formas de estocagem de materiais, tendo em vista sua alta rotatividade, têm levado a sistemas altamente automatizados. NIKE – Logistics Center

25 Reposição de Estoques Em função do consumo de materiais ou venda de produto, os estoques devem ser contínua ou periodicamente supridos. Reposição periódica; Reposição contínua.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google