A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RÇAMENTO E MPRESARIAL CONTROLADORIA DE GESTÃO I Ana Paula Pedroso Ana Paula Gaboardi Larissa Di Sordi Leandro Muller Marcelo Bertamani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RÇAMENTO E MPRESARIAL CONTROLADORIA DE GESTÃO I Ana Paula Pedroso Ana Paula Gaboardi Larissa Di Sordi Leandro Muller Marcelo Bertamani."— Transcrição da apresentação:

1 O RÇAMENTO E MPRESARIAL CONTROLADORIA DE GESTÃO I Ana Paula Pedroso Ana Paula Gaboardi Larissa Di Sordi Leandro Muller Marcelo Bertamani

2 A GENDA I) Conceitos e Objetivos; II) Principais Características; III) Vantagens e Desvantagens; IV) Recomendações na implementação e V) Organizações que utilizam.

3 I) C ONCEITO E O BJETIVOS Instrumento de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados do empreendimento. Tem como objetivo a coordenação e avaliação dos resultados operacionais da empresa e, também, do desempenho profissional de seus gestores em relação à busca dos objetivos de seus proprietários. Auxiliar, identificar e corrigir possíveis distorções.

4 II) P RINCIPAIS C ARACTERÍSTICAS Permite a elaboração de planejamentos financeiros baseados no plano financeiro e com diferentes agrupamentos de informações, como, por exemplo, tipo de negócio, departamento ou centro de custo; Permite o acompanhamento de setores que não têm seus custos acompanhados pelos sistemas de Orçamento e de Planejamento; Possibilita a geração de diferentes orçamentos para um mesmo setor e de relatórios comparativos; Acompanhamento automático que os usuários responsáveis sejam notificados sempre que uma conta do plano financeiro tem o seu realizado superior ao valor orçado.

5 III) V ANTAGENS E D ESVANTAGENS Estratégia e Planos Avaliação de Desempenho Coordenação e Comunicação Apoio Gerencia e Administrativo X Dados contidos no orçamento não passam de estimativas, estando assim sujeitos a erros maiores ou menores; X Custo da implementação.

6 IV) RECOMENDAÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO Apoio da cúpula da empresa; Estrutura organizacional adequada; Flexibilidade suficiente para reformular estimativas; Acompanhamento tempestivos das mutações ocorridas.

7 V) ORGANIZAÇÕES QUE UTILIZAM É utilizado principalmente pelas grandes empresas, mas pode ser aplicado a pequenas e médias também.

8 DOCENTE: WENDY BEATRIZ WITT HADDAD CARRARO ALUNO: ANDRE LUIS OLIVEIRA ALUNO: ARACI FLORES ALUNO: GUILHERME FERRAZ ALUNO: LUIS FERNANDO SILVA JÚNIOR ALUNO: ROBSON LAZZARI PORTO ALEGRE, 17 DE SETEMBRO DE 2012.

9 ORÇAMENTO CONTINUO

10 C ONCEITO Orçamento esta relacionado a uma peridiocidade anual, dados atualizados se tornam indispensavel para tomada de decisões. O sucesso de uma boa gestão é o acompanhamento constante entre o orçado versos realizados.

11 P RINCIPAIS C ARACTERÍSTICAS Orçamento contínuo objetivo atualizar periodicamente, sendo a idéia de centralizar no fim de cada cliclo um novo periodo, o qual pode contemplar um mes, quatro meses ou seis meses limitados em geral a um ano. A elaboração abrange em geral um plano de 12 meses substituindo normalmente o periodo atual a seu termino pelo mesmo periodo.

12 E frequentemente utilizado quando se acredita em planos realistas pode ser feitos continuamente por força das circunstancias e por considerar que as informações contidas neste orçamento são as mais verdadeiras e atuais ate o momento. A elaboraçao abrange em geral um plano de 12 meses substituindo normalmente o periodo atual a seu termino pelo mesmo periodo.

13 E frequentemente utilizado quando se acredita em planos realistas pode ser feitos continuamente por força das circunstancias e por considerar que as informações contidas neste orçamento são as mais verdadeiras e atuais ate o momento. A elaboração abrange em geral um plano de 12 meses substituindo normalmente o periodo atual a seu termino pelo mesmo periodo.

14 É baseado em um prazo de constante mutação que se estende em função de um periodo fixo. Ouando um mes atual se encerra, outro é inserido no futuro. Estima recursos continuamente.

15 I MPLEMENTANDO O RÇAMENTO Distribuindo relatórios orçamentários elaborados mensalmente, é essencial para criar um comportamento proativo no lugar de reativo, além de induzir a postura de autocorreção dos problemas orçamentários. Quando mais cedo os gestores e funcionários procederem com a analise econhecerem-se os problemas, mais rapido pode ser implementadas as ações corretivas.

16 A chave do sucesso do orçamento é a competencia, habilidade e comprometimentos dos participantes junto ao sistema. Há de se considerar a importância do responsavel pelos aspectos técnico do orçamento, como cálculos de depreciação, precisos, projeções de fluxo monetário, estimativas de inventário e qualquer outra responsabilidade que não seja delegadas a outros gestores.

17 V ANTAGENS O orçamento Contínuo possui 3 grandes vantagens em relação aos outros métodos orçamentários: - facilidade em orçar períodos menores; - incorporação de novas variáveis; - resulta em um orçamento mais preciso e detalhado.

18 Esses sistema é fácil de implementar, gerenciar, requer muito menos tempo de elaboração, assegura verdadeira responsabilidade, prevendo antecipadamente o fluxo monetário e resulta em um orçamento mais preciso que as aproximações dos orçamentos tradicionais. Há uma tendência nas empresas de usar as características do orçamento contínuo em função das constantes mudanças no ambiente.

19 Esses sistema é fácil de implementar, gerenciar, requer muito menos tempo de elaboração, assegura verdadeira responsabilidade, prevendo antecipadamente o fluxo monetário e resulta em um orçamento mais preciso que as aproximações dos orçamentos tradicionais. Há uma tendência nas empresas de usar as características do orçamento contínuo em função das constantes mudanças no ambiente.

20 D ESVANTAGENS Perpetua ineficiências de anos anteriores.

21 ORGANIZAÇÕES UTILIZAM A FERRAMENTA Dell Computadores HP Sansumg LG

22

23

24

25

26

27

28 O RÇAMENTO POR A TIVIDADES Aline Canciani Geraldine Cornutti Marília Pinheiro Thais Flores Rosa Lucrecio

29 C ONCEITO DE O RÇAMENTO : O orçamento pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo. Estabelecendo e coordenando objetivos para todas as áreas da empresa, de forma que todos trabalhem sinergicamente em busca de planos de lucros. Permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos. Pode-se dizer que o orçamento é um elo entre o planejamento e o controle.

30 Garantir o Resultado !! Planejar Executar Controla r ORÇAMENTO

31 SIMULADOR DRE FLUXO DE CAIXA BALANÇO PATRIMONIAL Insumos Listas Técnicas Roteiros de Produção Compras de Insumos Níveis de Estoque Plano Produção MOD / MOI Gastos Gerais de Fabricação Gastos c/ Manutenção Investimentos Mercado: expansão e diversificação Qualidade Estrutural Despesas Operacionais Comercial Logística Administrativa Financeira Quadro de Pessoas Salários Encargos Benefícios Treinamento s ESTRATEGIAESTRATEGIA Macro Cronograma do Processo Orçamentário Plano Comercial Vendas Volumes X Preços de Venda

32 O RÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES CONCEITO : O Orçamento Baseado em Atividade - ABB surgiu a partir do uso pelas empresas do Custo ABC e tem com objetivo e missão identificar os recursos que devem ser alocados para cada atividade e como estas estão contribuindo para a satisfação dos clientes melhora dos produtos. Trata-se de um plano quantitativo e financeiro que direciona a empresa a focalizar atividades e recursos visando atingir objetivos estratégicos.

33 O RÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES CARACTERÍSTICAS: É uma ferramenta para obter consenso e compromisso dos colaboradores com o objetivo de guiar a empresa por meio de metas essenciais, que envolvem receita, custo, qualidade, tempo e inovação. O ABB analisa os produtos ou serviços produzidos, que atividades são exigidas para produzir esses produtos ou serviços, e que recursos precisam ser orçados para executar essas atividades. ABB reflete atividades e processos de negócio, e não recursos como salários e materiais.

34 EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: Pode-se usar uma sucessão de oito etapas na concepção do orçamento por atividades: 1º Etapa : Determinar a demanda projetada para cada produto ou serviços (objeto de custo); 2º Etapa : Identificar a taxa de consumo da atividade pelo objeto de custo; 3º Etapa : Multiplicar a demanda projetada para o produto pela taxa de consumo da atividade; 4º etapa : Prever a demanda de atividades organizacionais;

35 EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: 5º Etapa: Identificar a taxa de consumo dos recursos (direcionador de recursos); 6º Etapa: Multiplicar o total das atividades requeridas (quantidades) com a taxa dos recursos consumidos; 7º Etapa : Converter o total dos recursos requeridos (quantidades) com o custo dos recursos necessários; 8º Etapa : Acumular o custo total dos recursos exigidos para atender a demanda projetada dos objetos de custo.

36 EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: Essas oito etapas do orçamento por atividades são dividas em três fases distintas: Contextualização: esta fase é o guia na elaboração do orçamento, contempla a avaliação do ambiente operacional atual da organização, a atualização e planejamento do produto e do lucro de longo prazo para refletir as mudanças do ambiente, os objetivos do orçamento anual baseado no plano de longo prazo revisado e as previsões, metas e formatos exigidos a gerentes individuais com responsabilidade sobre o orçamento;

37 EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: Elaboração : a fase requer análises detalhadas e estimativas de atividades e recursos necessários para atender as atividades. O detalhamento também inclui a preparação e consolidação do orçamento individual da unidade em um formato de demonstração financeira. Embora baseado em dados históricos e expectativas futuras, os números gerados na fase de preparação devem ser flexíveis;

38 EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: Revisão e aprovação : consiste em colocar a prova as previsões orçamentárias, com a finalidade de identificar problemas potenciais, definir o plano de ação e aprovar os limites para os gastos. Nessa fase são pedidas revisões do orçamento ou este é aprovado.

39 ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES CONCLUSÃO: A elaboração do orçamento anual é um processo interativo. Cada gerente elabora o orçamento de sua responsabilidade. Geralmente, o processo tem basicamente duas partes. A primeira parte consiste em prever as atividades necessárias ao nível de atividade orçada. A segunda parte é traduzir os orçamentos de atividade em orçamentos financeiros (receita, despesa e fluxo de caixa etc). As unidades orçamentárias então são reunidas para criar o orçamento financeiro da organização. Assim, o orçamento por atividades flui dos produtos, serviços e clientes para os recursos.

40 VANTAGENS DO O RÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: Capacidade de elaborar orçamentos mais realistas; Melhor identificação dos recursos necessários; Associação dos custos a produção; Vinculação mais clara dos custos com responsabilidade do quadro funcional; Identificação das folgas orçamentárias; Eliminação de atividades supérfulas;

41 VANTAGENS DO O RÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: Seleção das atividades de custo mais baixo; Redução do tempo ou dos recursos empenhados no cumprimento das atividades; Múltipla utilização de atividades; Desenvolver uma discrição de caso; Definir prioridades; Oferecer justificativas de custo;

42 LIMITAÇÕES: Como um plano de resultados baseia-se em estimativas é necessário que este seja permanentemente adaptado as circunstâncias existentes; O plano de resultados não deve ocupar o lugar da administração.

43 RECOMENDAÇÕES NA IMPLANTAÇÃO: Obter conscientização da cúpula diretora para uma mentalidade de planejamento e controle financeiro; Alcançar a flexibilidade na aplicação do orçamento; Fixar padrões realistas e quantificáveis; Desenvolver plano de vendas.

44 E MPRESA QUE UTILIZA : Após pesquisa realizadas identificamos empresa de energia elétrica.

45 O RÇAMENTO BASEADO EM A TIVIDADES O BJETIVO DO T RABALHO : Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam Orçamento Baseado em Atividades Graziela Bernardes Fagundes Letícia Barcelos Porto Alegre, 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA DE GESTÃO CONTROLADORIA DE GESTÃO I

46 O RÇAMENTO BASEADO EM A TIVIDADES O BJETIVO DO T RABALHO : Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam Apresentar os aspectos do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Modelo de Empresa OBJETIVOS DO TRABALHO:

47 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES O orçamento baseado em atividades é um plano quantitativo e financeiro que direciona a empresa a focalizar atividades e recursos visando atingir objetivos estratégicos. Sendo assim, é a expressão do plano esperado pela empresa, refletindo a previsão dos direcionadores de custo e atividades necessárias para executar o volume dos objetos de custo. É uma ferramenta para obter consenso e compromisso dos colaboradores com o objetivo de guiar a empresa por meio de metas essenciais, que envolvem receita, custo, qualidade, tempo e inovação.

48 Orçamento baseado em Atividades

49 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS: O orçamento por atividades permite identificar os recursos alocados para cada atividade; Permite identificar como cada atividade está contribuindo para maximização de oportunidades de seus produtos e clientes; Decomposição dos custos indiretos em centros de custos por atividades homogêneas; Gestão utiliza critério de causa e efeito para identificar direcionadores de custo de cada um dos centros de custos indiretos; Reflete a capacidade necessária para produção do nível desejado e recursos financeiros e não financeiros de acordo com as metas estratégicas e mudanças planejadas para melhoria de desempenho.

50 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam VANTAGENS: Capacidade de elaborar orçamentos mais realistas; Melhor identificação dos recursos necessários; Associação dos custos a produção; Vinculação mais clara dos custos com responsabilidade do quadro funcional; Identificação das folgas orçamentárias; Eliminação de atividades supérfluas Seleção das atividades de custo mais baixo Redução do tempo ou dos recursos empenhados no cumprimento das atividades; Múltipla utilização de atividades Desenvolver uma discrição de caso; Deferir prioridades; Oferecer justificativas de custo; Monitorar os benefícios; Avaliar o desempenho para melhoria continua.

51 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam DESVANTAGENS: Uma das desvantagens deste método orçamentário é que ele pressupõe a utilização do custeio por atividade, tornando sua implementação algo bem mais complexo, para empresas que não utilizam o custeio por atividade. Contudo, uma vez implementado, seus benefícios, provavelmente, superarão suas dificuldades e desvantagens. Outra desvantagem se relaciona com a quantidade de relatórios e níveis de controles internos;

52 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam IMPLANTAÇÃO: A maioria dos custos e despesas é determinado pelo volume e mix de produção, pelos serviços prestados e clientes atendidos. O orçamento com base em atividades fornece bases sólidas para analisar as expectativas de gastos com base nas previsões de receita e no mix de produtos, serviços e clientes.

53 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam IMPLANTAÇÃO: O quadro a seguir demonstra uma sucessão de 8 passos para elaboração do orçamento por atividades:

54 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam IMPLANTAÇÃO: As 8 etapas de implantação são dividas em 3 fases distintas: 1) Contextualização: esta fase é o guia na elaboração do orçamento. Contempla a avaliação do ambiente operacional atual da organização (por exemplo, se a organização esperar uma baixa taxa de juros para o próximo período, todas as unidades devem preparar seus orçamentos baseados nessa hipótese), a atualização e planejamento do produto e do lucro de longo prazo para refletir as mudanças do ambiente, os objetivos do orçamento anual baseado no plano de longo prazo revisado e as previsões, metas e formatos exigidos a gerentes individuais com responsabilidade sobre o orçamento;

55 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam IMPLANTAÇÃO: 2) Elaboração: a fase requer análises detalhadas e estimativas de atividades e recursos necessários para atender as atividades. O detalhamento também inclui a preparação e consolidação do orçamento individual da unidade em um formato de demonstração financeira. Embora baseado em dados históricos e expectativas futuras, os números gerados na fase de preparação devem ser flexíveis; e 3) Revisão e aprovação: consiste em colocar a prova as previsões orçamentárias, com a finalidade de identificar problemas potenciais, definir o plano de ação e aprovar os limites para os gastos. Nessa fase são pedidas revisões do orçamento ou este é aprovado.

56 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam MODELO - EMPRESA DE AGRONEGÓCIOS: A empresa utilizada como modelo possui 6 unidades de negócios, conforme segue: PRODUTOS AGRÍCOLAS; BIODIESEL; NUTRIÇÃO ANIMAL; INSUMOS AGRÍCOLAS; PRODUTOS DE CONSUMO; COMBUSTÍVEIS;

57 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam MODELO – UNIDADE DE NEGÓCIOS - BIOSIESEL

58 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam PRINCIPAIS AÇÕES

59 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam MODELO – UNIDADE DE NEGÓCIOS - BIOSIESEL

60 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam MODELO – UNIDADE DE NEGÓCIOS - BIOSIESEL

61 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam MODELO – UNIDADE DE NEGÓCIOS - BIOSIESEL

62 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam MODELO – UNIDADE DE NEGÓCIOS - BIOSIESEL

63 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam PRINCIPAIS AÇÕES

64 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam DRE DA UNIDADE DE BIODIESEL X 2012

65 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam ORÇAMENTO VISÃO CONSOLIDADA

66 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam DRE CONSOLIDADO X 2012

67 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam DRE CONSOLIDADO DAS UNIDADES DE NEGÓCIOS

68 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam REFERÊNCIAS: BOISVERT, Hugues. Contabilidade por atividades: contabilidade de gestão: práticas avançadas. São Paulo: Atlas, KAPLAN, Robert S., NORTON, David P. Organização Orientada para a Estratégia. Rio de Janeiro: Editora Campus, MARTINS, Eliseu. Contabilidade custos: inclui o ABC. 6. ed. São Paulo: Atlas, NAKAGAWA, Masayuki. ABC. São Paulo: Atlas, Materiais Internos. CRP Companhia de Participações, 2012.

69 Apresentar os aspectos abaixo do Orçamento por Atividades: Conceito Características Vantagens e Desvantagens Recomendações Implantação Organizações que utilizam OBRIGADA!

70 O BEYOND BUDGETING D AIANA, J OICE, M AICON E P EDRO

71 NO ANO DE 1997 FOI CRIADO UM GRUPO DE PESQUISADORES NA EUROPA, COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER UM MODELO DE GESTÃO NÃO BASEADO NO ORÇAMENTO.

72 ESSE GRUPO FOI DEFINIDO BBRT – BEYOND BUDGETING ROUND TABLE E COMO RESULTADO DESSE GRUPO, SURGIU O CONCEITO DE GESTÃO DENOMINADO:BEYOND BUDGETING !!!!!

73 O B EYOND B UDGETING PODE : Tornar a empresa mais flexível e adaptável através de seus princípios. Descentralização de poder e flexibilização de processos

74 CONCEITO Baseado na descentralização de poder e na flexibilização de processos, os quais focam a não utilização dos orçamentos.

75 C ARACTERÍSTICAS

76 VANTAGENS Oferece uma maneira mais adaptativa de gestão, onde os objetivos são revisados com freqüência e vinculados com desempenho em comparação a benchmarks de excelência, pares, concorrentes e períodos anteriores. Cria um ambiente auto-gerenciado de trabalho e uma cultura de responsabilidade social.

77 VANTAGENS Os principais fatores de sucesso, de acordo com Campos e Krom, são: Velocidade de resposta, inovação contínua, clientes leais e rentáveis, excelência operacional, desempenho sustentável e satisfação dos acionistas.

78 DESVANTAGENS É necessário maior comprometimento dos gernetes operacionais, já que eles também participarão da definição de estratégia. Exige definição dos benchmarks que serão utilizados para a comparação e definição das estratégias.

79 RECOMENDAÇÕES NA IMPLANTAÇÃO: O Beyond Budgeting não é um processo, ele é um modelo da gerência baseado em princípios, por isso a empresa deve observar: Necessidade de um diagnóstico detalhado e claro de toda organização, como missão metas organizacionais e departamentais, potencialidade de recursos materiais, humanos etc; Rompimento de paradigmas setoriais; Definir uma sistemática de controle bem definida, levando em consideração a análise custo/benefício; Comprometimento, disposição e competência de todos os envolvidos no processo, principalmente dos gerentes operacionais, uma vez que estes terão poderes de decisão; Mudança de cultura de responsabilidade pessoal;

80 APRESENTAÇÃO PREZI – ORÇAMENTO BASE ZERO zero-obz/ zero-obz/

81 APRESENTAÇÃO PREZI – ORÇAMENTO CONTÍNUO continuo/ continuo/


Carregar ppt "O RÇAMENTO E MPRESARIAL CONTROLADORIA DE GESTÃO I Ana Paula Pedroso Ana Paula Gaboardi Larissa Di Sordi Leandro Muller Marcelo Bertamani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google