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Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO

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Apresentação em tema: "Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO"— Transcrição da apresentação:

1 Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 5

2 distribuição seletiva .
GRAU DE EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO distribuição intensiva . distribuição seletiva . distribuição exclusiva .

3 Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA Em função do tipo de produto. A empresa quer colocá-la em todos os intermediários possíveis. OBJETIVO: é o volume de vendas. CARACTERÍSTICA: grande número de intermediários. a imagem do intermediário tem importância relativamente baixa. o layout de sua loja é de pequena importância.

4 matérias-primas mais conhecidas e de alto giro.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA INDICADA PARA : venda de bens de conveniência em geral. matérias-primas mais conhecidas e de alto giro. maior conveniência possível ao consumidor. produto de baixo valor unitário.

5 cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : pulverização dos riscos. cobertura maior de mercado. maior conveniência oferecida ao consumidor ( o produto é facilmente encontrado )

6 na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA PROBLEMAS EM GERAL : situam-se nas áreas de logística. na estrutura de crédito e cobrança. nos controles administrativos. no custo da venda pessoal. na estrutura administrativa em geral.

7 Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA EXEMPLOS : Chicletes Adams. Refrigerantes e Cervejas. Isqueiros e Cigarros. Águas Minerais. Pastas de dentes.

8 O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização.
DISTRIBUIÇÃO SELETIVA O aspecto qualitativo faz parte do processo de comercialização. Produto de valor unitário significativo para o médio consumidor. Produto com alguma tecnologia, estilo ou moda, com certa diferenciação em relação a produtos similares.

9 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
ARGUMENTOS FAVORÁVEIS : produtos que necessitam de intermediários que possuam melhor layout de lojas. indicada para bens de compra comparada e para alguns bens industriais de baixo valor unitário.

10 melhor nível de atendimento à clientela ( assistência técnica, financiamento, entrega).
Intermediários que possuem imagem compatível com aquela que se pretende para o produto. Intermediários localizados em áreas pré-determinadas pelo fabricante do produto.

11 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
PROBLEMAS EM GERAL : na escolha dos intermediários. na definição das áreas não conflitantes para instalação de novos intermediários. na padronização das instalações de lojas. na seleção e capacitação do pessoal de atendimento aos consumidores.

12 DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
EXEMPLO : produtos de beleza ( Boticário, Água di Fiori ) lojas de confecções ( Zoomp, Hugo Boss ) lojas de móveis ( Hobjeto ) restaurantes fast-food ( Mc Donalds, Bob’s ) lojas de calçados ( Arezzo, Samelo ).

13 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA
Trata-se da determinação de um número limitado de intermediários. Intermediários selecionados em função: # da necessidade de se manter o prestígio do pro duto. # do status que o produto desfruta. # do trabalho de vendas, oferta de serviços,layout de loja. # da política de preços,exposição do produto, promoção,manutenção.

14 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA
VANTAGENS: # vínculos fortes, formais com o intermediário. # exigência da exclusividade, definição de modus operandi, respeito à política comercial. # atendimento de alto nível, venda pessoal em menor quantidade e de alta qualidade. # possibilidade de aumento de prestígio do produto.

15 # menor disponibilidade para recrutamento.
DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA DESVANTAGENS: # menor disponibilidade para recrutamento. # maior investimento em equipamentos e loja. # menor número de intermediários. # maiores riscos pela concentração. # dificuldade de substituição pela perda de um intermediário.

16 DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA
EXEMPLOS: # AUTOMÓVEIS AUDI, FERRARI, MERCEDES BENZ. # JÓIAS NATAN, H. STHER . # CRISTAIS PRADO.

17 FUNÇÃO BÁSICA DA DISTRIBUIÇÃO
É maximizar as utilidades de tempo, lugar e posse no fluxo do produto. É preciso,que o fluxo do produto se faça em tempo, hora, lugar e quantidade corretos. A logística assume complexidade relevante na operacionalização de um sistema de distribuição.

18 CADEIA DE ABASTECIMENTO

19 COMPLEXIDADE NA OPERACIONALIZAÇÃO
SUPRIMENTO FÍSICO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA # TRANSPORTES. # MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. # MANUSEIO DE MATERIAIS ( MOVIMENTAÇÃO ). # COMPRAS. # PROCESSAMENTO DE PEDIDOS. # ARMAZENAMENTO. # PROTEÇÃO ( EMBALAGENS). # SEGUROS. # SISTEMA DE INFORMAÇÕES.

20 ETAPAS SUPRIMENTO FÍSICO FÁBRICA ATACADISTA DISTRIBUIDOR REPRESENTANTE
VAREJISTAS CONSUMIDORES FINAIS

21 ESTUDO DA LOGÍSTICA É FUNÇÃO DOS ASPECTOS: # AUMENTO DAS PREOCUPAÇÕES COM OS SERVIÇOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS AOS CONSUMIDORES. # ATENÇÃO MAIOR À ESTRUTURA DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO. # DESENVOLVIMENTO DA ABORDAGEM SISTÊMICA NO MARKETING. # DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DAS TEORIAS E TÉCNICAS (PESQUISA OPERACIONAL E CUSTOS)

22 LOGÍSTICA O melhor resultado é obtido quando se consegue
desenvolver, na prática, a integração das variáveis que a compõem. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS (distribuição física, movimentação de materiais e transferências internas de estoques) COORDENAÇÃO LOGÍSTICA (previsões de venda, processamento de pedidos, planejamento operacional e compras)

23 COMPONENTES DO SISTEMA LOGÍSTICO
LOCALIZAÇÃO (FÁBRICAS, DEPÓSITOS, FILIAIS) 2.ESTOQUES (POLÍTICA DE ESTOQUES) 3.TRANSPORTES (FROTA PRÓPRIA OU TERCEIROS) 4.ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO (PALETIZAÇÃO, ESTRUTURA PORTA PALETES, EQUIPAMENTOS) 5.COMUNICAÇÕES (EDI, TELEFONIA, MALOTE, FAX) 6.GESTÃO DE PESSOAS (FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA)

24 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
DETERMINANTES BÁSICOS: A FREQUÊNCIA DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO. A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO. NÚMERO DE PONTOS DE VENDAS.

25 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO
EMPRESA COM POUCOS CLIENTES E POUCOS PRODUTOS (BAIXA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA POUCO INTENSA) EMPRESA COM MUITOS CLIENTES E VARIEDADE DE PRODUTOS (ALTA FREQUÊNCIA DE RECOMPRA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MUITO INTENSA)

26 INTENSIDADE DA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
DISTRIBUIÇÃO DE CIGARROS É MAIS INTENSA DO QUE A DE ELETRODOMÉSTICOS; DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS E DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS TEM UM SISTEMA LOGÍSTICOS MAIS COMPLEXO E INTENSO.


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