A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais Qualidade da Educação, Rendimento dos Estudantes e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB III Encontro Estadual do Censo Escolar – Mato Grosso Carlos Eduardo Moreno Sampaio Brasília, fevereiro de 2010.

2 Avaliação do rendimento dos estudantes
Procedimento tradicional Os estudantes são avaliados com base em exames preparados por seus professores. Os professores utilizam tais exames para determinar aqueles que possuem condições de avançar no sistema. Procedimento mais recente Avaliação externa em larga escala

3 Avaliação do rendimento dos estudantes
Avaliação externa em larga escala 1. Diagnóstico: Avaliação da situação dos alunos em determinados momentos do ciclo e/ou avaliação dos sistemas de ensino. Ao explicitar os resultados, a avaliação gera um sistema de incentivos para mobilização (de professores, gestores, alunos e da sociedade em geral) em prol da melhoria de ensino. Ex.: SAEB. 2. Rendição de contas: Debate que se inicia nos últimos anos e promove um salto no processo de avaliação, agregando à perspectiva de avaliação para o diagnóstico as noções de rendição de contas, transparência e responsabilização. Avaliação com divulgação dos resultados por escola. O objetivo é tornar escolas, professores, dirigentes e estudantes comprometidos com desempenho escolar. E, assim, mobilizar dirigentes, professores, estudantes, pais e a sociedade em geral na busca da melhoria da qualidade de ensino. Ex.: Prova Brasil

4 Polêmica Avaliação do rendimento dos estudantes
Avaliação externa em larga escala – Rendição de contas Polêmica 1. Defensores: Accountability melhora a qualidade das escolas. a) maior transparência gera um sistema de incentivos para a melhoria da qualidade de ensino; b) desfazer certas percepções equivocadas sobre o desempenho da escola e mobilizar o corpo de professores e dirigentes na busca de melhorias. c) melhorar a qualidade de ensino pode exigir mudanças de práticas e hábitos enraizados no processo escolar, difíceis de modificar sem pressão social.

5 Polêmica Avaliação do rendimento dos estudantes
Avaliação externa em larga escala – Rendição de contas Polêmica 2. Críticos: além de não melhorar o desempenho dos estudantes, gera “efeitos colaterais” indesejáveis. a) Os indicadores de desempenho são medidas imperfeitas da qualidade da escola: efeito aluno X efeito escola Responsabilizar a escola por algo que ela não tem “culpa” pode gerar desânimo e piorar o desempenho; b) Busca de meios não desejados de aumentar a proficiência nos exames: Estreitamento do currículo/ Exclusão dos alunos de baixo rendimento. Balanço: trabalhos científicos mostram efeito positivo

6 Rendimento - Proficiência
Avaliação do rendimento dos estudantes Rendimento - Proficiência É uma medida de habilidades e competências que os alunos desenvolveram até aquele momento de sua trajetória escolar, dado um determinado conjunto de aspectos pré-definidos (nas matrizes de referência da avaliação). É apresentada em uma escala única e cumulativa para toda a Educação Básica, por disciplina, que vai de 0 a 500. A escala pode ser interpretada pedagogicamente de distintas formas (atualmente o Inep faz uma descrição).

7 O conceito de qualidade social da educação
A garantia da qualidade é o principal desafio educacional que o Brasil tem pela frente. O conceito “qualidade” aparece associado a duas vertentes diferentes: com sentido de qualidade do “produto”, aferida pelos resultados da aprendizagem; com sentido de qualidade socialmente referenciada, que valoriza a construção dos conhecimentos e de valores na escola.

8 Dimensões da qualidade da educação
Garantia de acesso universal à educação básica Igualdade de oportunidades educacionais Permanência e sucesso escolar de todos os alunos Conclusão de cada nível de ensino no tempo adequado Desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para o exercício pleno da cidadania

9 Principais características do Ideb
Indicador sintético e de fácil compreensão Combinação de informações sobre fluxo e desempenho escolar Relaciona o tempo gasto pelos alunos para concluir cada nível/etapa de ensino com o desempenho alcançado em testes padronizados Referência sobre a qualidade da educação que permite comparação por UF, rede de ensino e escolas Possibilita monitorar o desempenho ao longo do tempo

10 A lógica e as características do Ideb
O Ideb é a combinação de dois indicadores: o desempenho obtido pelos alunos nos testes padronizados (Prova Brasil ou Saeb) a taxa de aprovação Quanto melhor o desempenho dos alunos nos testes e maior a taxa de aprovação, mais elevado será o Ideb. Para melhorar o Ideb, as redes de ensino e as escolas têm que trabalhar nas duas dimensões do indicador, simultaneamente. O Ideb varia de 0 a 10

11 Entendendo o Ideb Índice de desenvolvimento da educação básica da etapa/nível de ensino i na unidade j (onde j pode ser escola, rede de ensino, Região Geográfica, Unidade da Federação, Brasil etc.) Proficiência média padronizada (Prova Brasil ou Saeb) obtida pelos alunos da etapa/nível i na unidade j Taxa média de aprovação da etapa/nível i na unidade j

12 Entendendo o Ideb Exemplo de cálculo - Brasil 2005 Média

13 Metas até 2021: Projeções do Ideb
O esforço de cada rede deve contribuir para o Brasil atingir a meta de 2021 (metas individuais diferentes) As trajetórias do Ideb, por rede, devem contribuir para reduzir as desigualdade (esforços diferentes) Supõem-se comportamento de uma função Logística Informações necessárias para projetar a trajetória do Ideb Ideb inicial (Ideb de 2005) Meta (Ideb de 2021) Tempo para a Meta, em anos (16 anos) Esforço necessário

14 Projeção do Ideb Gráfico ilustrativo
Esforço necessário Tempo

15 Projeção para o Brasil 4ª Série do Ensino Fundamental
Ideb 2005 Brasil = 3,8 Meta Brasil 2021 = 6 Tempo para a Meta = 16 Esforço? Tempo de convergência? Esforço:0,056 91 anos para convergência

16 Convergência em 9,90

17 O que mostra o Ideb? Prevalecem acentuadas disparidades regionais, intra-regionais, entre redes de ensino e entre escolas. As disparidades estão refletidas tanto nas taxas de aprovação como no desempenho nos testes padronizados. O Ideb para o Brasil, em 2005, foi de 3,80. A meta para 2021 é chegar a 6,00. O PDE fixa metas para todos os municípios brasileiros. O Inep já calculou as metas para todas as escolas públicas que participaram da Prova Brasil em 2005 e/ou em 2007.

18 Os Resultados do Ideb 1ª fase do Ensino Fundamental - Rede Pública - 2007

19 Os Resultados do Ideb Rede Pública - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

20 Os Resultados do Ideb

21 Os Resultados do Ideb 1ª fase do Ensino Fundamental – Rede Municipal

22 Os Resultados do Ideb 1ª fase do Ensino Fundamental – Rede Pública

23 1a Fase do Ensino Fundamental Rede municipal
Brasil 2005 Brasil 2007

24 Muito Obrigado! Carlos Eduardo Moreno Sampaio MEC/INEP (61) 3799-3720


Carregar ppt "Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google