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Projeto CMMI® - Nível 2.

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Apresentação em tema: "Projeto CMMI® - Nível 2."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto CMMI® - Nível 2

2 Agenda Apresentação da MSA Projeto CMMI®-2
® Copyright 2005 by Carnegie Mellon University

3 Estrutura Empresarial
Tecnologia própria DOCMAN 10 anos no mercado + 40 milhões de documentos digitalizados licenças do DOCMAN comercializadas. Fundada em 1984 Pertence à Magnesita S.A. desde 1989 Faturamento de 31 milhões em 2004 250 colaboradores Atuação em todo território nacional Controladora da BKM desde 2000

4 Linha de Negócio Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologias Java / J2EE, JSP, PHP, HTML / XML, JBOSS, Apache, Tomcat, C++, VB, Delphi, COBOL, Unisys / DMSII, Oracle, Microsoft Orientação a Objetos (UML) Ferramentas CASE (SADS, EA, Eclipse, Jbuilder) F.P.A. (Ponto de Função) e UTS (unidade de tamanho de software) Modalidades de serviços Projetos a preço fechado Projetos por Ponto de Função

5 Certificação CMMI® - Nível 2
Qualidade e Mercado ISO9001 Versão 2000 Certificação CMMI® - Nível 2 Acknowledgement of Successful Achievement This is to acknowledge that was appraised in full accordance with the requirements of the SCAMPI* v.1.1 Appraisal Method The organisation has achieved MATURITY LEVEL RATING 2 for the CMMI-SE/SW v1.1 staged representation The SAM PA was deemed as Not-applicable and thus not included in the scope of the appraisal MSA MSA-Infor Sistemas e Automação Ltda. BKM Sistemas Ltda. MSA Service Ltda. Appraisal Kit: SCAMPI 2514 Assessment Date – SCAMPI is a service mark of Carnegie Mellon University Manu Prego, ESI Managing Director Iñigo Garro, SEI Authorized SCAMPI Lead Appraiser No A ® Copyright 2005 by Carnegie Mellon University

6 Histórico do Processo de Desenvolvimento de SW da MSA
Processo de Desenvolvimento Iterativo e Incremental Histórico da qualidade na MSA Análise estruturada (início) metodologias OO processo com base no RUP Cássia Rodrigues de Carvalho F. Leite

7 Agenda Apresentação da MSA Projeto CMMI®-2 Cronograma Macro Envolvidos
Desafios Dificuldades Fatores de sucesso Resultados alcançados Benefícios Alguns números Lições aprendidas Próximos passos ® Copyright 2005 by Carnegie Mellon University

8 Cronograma Macro do Projeto
Diagnóstico inicial Assessment (SCAMPI) Início dos Trabalhos Diagnósticos Intermediários Fase I (5 dias) Fase II (5 dias) Pré-assessments 04 a 08 01 a 05 18/19 21 18/19 03/04 05 a 08 06/07 mai jun jul ago set out nov dez jan fev mar abr 2004 2005 Duração do projeto: 13 meses

9 Envolvidos Patrocínio: Gerência Executiva
Coordenação: Gestão da Qualidade Empresa Consultora: ASR Cons. e Asses. em Qualidade Empresa Avaliadora: ESICenter Unisinos Equipe Avaliadora: ESICenter, ESI (SEI), MSA e FUMSOFT Início - Necessidades levantadas - Definição do sponsor - Definição da área de Gestão da Qualidade como responsável pela execução do projeto - Definição da consultoria Cássia Rodrigues de Carvalho F. Leite

10 Desafios Realizar adaptações no “Processo de Desenvolvimento de Software” preservando a diversidade de tecnologias dos projetos Realizar adaptações dos projetos em paralelo às adaptações do Processo Institucionalizar o Processo Início - Necessidades levantadas - Definição do sponsor - Definição da área de Gestão da Qualidade como responsável pela execução do projeto - Definição da consultoria Cássia Rodrigues de Carvalho F. Leite

11 Dificuldades Encontradas
Pressões dos Projetos: Compromissos assumidos com clientes Compatibilidade de agendas Indisponibilidades dos profissionais envolvidos Institucionalização: Diferentes níveis de conhecimento do processo Seqüência de treinamentos, workshops, avaliações e reuniões Ajustes constantes entre: Prazos do Projeto CMMI-2 / Volume de mudanças no Processo e nos projetos/Aprendizado do Processo

12 Fatores de Sucesso Patrocínio efetivo da alta direção
Foco no resultado Grande objetivo norteador: Nível 2 do CMMI Cultura da organização de incentivo e valorização de Metodologias Motivação e comprometimento dos envolvidos Composição adequada do SEPG Forte apoio do SEPG Apoio de consultoria especializada

13 Resultados Alcançados
Políticas para o desenvolvimento de software Planejamento detalhado dos projetos Maior controle (acompanhamento) dos projetos pelos gerentes dos projetos, com o auxílio de métricas Intervenções dos Gerentes Seniores nos projetos Auditorias como ferramenta efetiva de garantia da qualidade Gerentes “mais gerentes” e “menos técnicos” Gestão de configuração efetiva dos projetos

14 Benefícios Clientes Satisfeitos
Aumento da qualidade dos produtos e projetos Redução da quantidade de defeitos Projetos documentados e divulgados Aumento de produtividade Aumento do comprometimento das equipes Aumento da capacitação dos profissionais Descoberta antecipada de defeitos Controle efetivo do projeto: Planejamento e acompanhamento (controle de alterações) Utilização de medidas e métricas Aumento da assertividade nas estimativas de custo e prazo. Clientes Satisfeitos

15 Alguns números ... Mais de 30 profissionais envolvidos
2 Replanejamentos SEPG: reuniões semanais Treinamentos: acima de horas

16 Lições Aprendidas A Qualidade é Coletiva A Qualidade vale a pena!

17 Próximos Passos 3

18 Muito obrigada! MSA-INFOR Sistemas e Automação Ltda.
Cássia Rodrigues de Carvalho F. Leite. Coordenadora da Qualidade MSA-INFOR Sistemas e Automação Ltda. (31) Cássia Rodrigues de Carvalho F. Leite


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