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Curso: Análise de Sistemas – 4º ano

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Apresentação em tema: "Curso: Análise de Sistemas – 4º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Análise de Sistemas – 4º ano
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – UNIP Curso: Análise de Sistemas – 4º ano Análise e Modelagem de Negócios 5. Plano de Negócio, Análise Competitiva, Ciclo de Vida, BCG, SWOT etc. Prof. Fernando Machado

2 Business Plan – Plano de Negócio
Ferramenta de conquista de mercado Salto tecnológico Gestão do Conhecimento PLANO DE NEGÓCIO MODELAGEM DE NEGÓCIOS TECNOLOGIA

3 Estratégias Competitivas Genéricas
PORTER, Michael. Estratégia Competitiva Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

4 Barreiras PORTER, Michael. Estratégia Competitiva
Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

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9 Ciclo de Vida de um Produto ou Empresa
Participação no Mercado Aposta Estágio de Introdução Estrela Estágio de Crescimento Vaca Leiteira Estágio de Maturidade Abacaxi Estágio de Declínio / Obsoles-cência Tempo Entrada de Caixa Baixa Alta - Saída de Caixa Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

10 Ciclo de Vida de Adoção de Tecnologia
Inovadores Adeptos iniciais Maioria inicial Maioria tardia Retardatários Fontes: The Chasm Group - www. chasmgroup. com MOORE, Geoffrey. Dentro do Furacão. Ed. Futura

11 Progressão Desejada do Ciclo do Produto
Oferecer produtos para os entusiastas de tecnologia  ajudar a educar os visionários Conquistado o interesse dos visionários  torná-los clientes satisfeitos  referência para os pragmáticos Obter a maior receita servindo os pragmáticos  tornar-se líder de mercado para criar o padrão de fato Gerar volume e experiência suficiente com os pragmáticos  tornar os produtos confiáveis e baratos  satisfazer a necessidade dos conservadores Os céticos... No Way!! Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

12 Modelo de Desenvolvimento do Mercado
Via Principal Assimilação Total Mercado Inicial Abismo Pista de Boliche Fonte: The Chasm Group - www. chasmgroup. com

13 Ciclos de Vida de Tecnologia X Categoria
* From Boston Consulting Group portfolio management model Fonte: The Chasm Group - www. chasmgroup. com

14 Quatro Estruturas de Marketing
Fonte: The Chasm Group - www. chasmgroup. com

15 Ciclo de Vida de Adoção de Tecnologia
Alto Protótipos Mercado Inicial Choque de Paradigma Ciência Pura Entusiastas da Tecnologia Visionários Abismo Conservadores Pragmáticos Fim de Vida Pista de Boliche Via Principal Furacão Baixo Baixa Revolução da Aplicação Alta Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

16 Vantagem Competitiva Baseada em 3 Disciplinas / Atributos de valor:
Liderança do produto Excelência operacional Intimidade com o cliente Intel MacDonalds British Airways Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

17 Disciplinas de Valor no Ciclo de Vida
Liderança do Produto + Excelência Operacional Excelência Operacional + Intimidade com o Cliente Liderança do Produto Apenas Liderança do Produto + Intimidade com o Cliente Fonte: DEUTSCHER, JOSÉ A. Business Plan – Mapeando o Processo de Investimento

18 Análise da Concorrência Benchmarking
* Peso atribuído pelo cliente

19 Formulação de Estratégia de Negócios Análise SWOT
Analisar o ambiente interno da empresa:  pontos fortes e fracos Analisar o ambiente externo da empresa:  oportunidades e ameaças Associar: 1º) Pontos fortes X oportunidades 2º) Pontos fracos X ameaças 3º) Pontos fortes X ameaças 4º) Pontos fracos X oportunidades Desenvolver estratégias para as combinações mais importantes, nas prioridades acima Chave: Explorar oportunidades onde a empresa é forte. Defender-se das ameaças onde possui pontos fracos.

20 Ex. Análise SWOT / DAFO Análise Externa da Empresa
AMEAÇAS OPORTUNIDADES Concorrentes avançam rapidamente no mercado de consultoria estratégica Mercado ainda confuso com as soluções atuais Nossos concorrentes mantém um número grande de parcerias empresariais Muitos casos de sucesso por parte de nossos concorrentes Demanda de mercado para consultoria de negócios em e-business. Soluções de B2B e B2C em desenvolvimento (CRM, e-procurement, Market-Place entre outros) Empresas começaram a investir em consultorias estratégica de negócios, após os investimentos do Bug do Milênio Parcerias com grandes players do mercado como ACentury, Price WaterHouseCoopers, LucinsKi entre outras

21 Ex. Análise SWOT / DAFO Análise Interna da Empresa
FORÇAS DEFICIÊNCIAS Falta de conhecimento no mercado brasileiro da empresa XYZ em relação a consultoria estratégica em e-business. Falta de profissionais com conhecimentos estratégicos de negócios Dificuldade de contratação por falta de profissionais no mercado Carência de uma política de marketing Soluções completas realizadas pelo grupo XYZ Grande conhecimento do mercado de TI no Brasil Competência estratégica Intercâmbio de soluções com empresas do Grupo

22 Ex.: Divisão Consultoria - Linhas de Ação
Objetivos Ações Prazo


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