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01 INSTITUTO DA INFÂNCIA Rua Tibúrcio Cavalcante, 2079 – Bairro Aldeota CEP: 60.125-100 – Fortaleza – Ceará – Brasil Tel/Fax: +55 (85)3268-3979 e +55 (85)3261-0978.

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1 01 INSTITUTO DA INFÂNCIA Rua Tibúrcio Cavalcante, 2079 – Bairro Aldeota CEP: 60.125-100 – Fortaleza – Ceará – Brasil Tel/Fax: +55 (85)3268-3979 e +55 (85)3261-0978 Home Page: www.ifan.com.br www.ifan.com.br e-mai: admifan@ifan.com.br

2 02 Perfil Institucional Produzir e disseminar conhecimentos inovadores sobre infância no Nordeste do Brasil. Missão Institucional Origem: 1999 Tornar-se centro de informação em temas da Infância no Nordeste do Brasil. Instituição de Pesquisa-Açao sobre infância. Visão Institucional Instituto da Infância

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4 04 Principais Áreas de Atuação 2) Implementação de Programas de Gestão de Conhecimentos. 1) Programas de Intervenção micro- regional 3) Apoio Técnico a Programas e Projetos na área da infância. 4) Pesquisas Aplicadas sobre temas da Infância. 5) Re-Grantings em tema inovativos e experimentais. Tecnologias Sociais

5 01 Região Nordeste Estado do Ceará Microrregião:Baturité

6 A Prática do IFAN 1- Programa Infância Rural - PIRN 02 Infâncias Relação entre os pais Relação entre as gerações Infância como um Grupo etário Programa de Gestão de Conhecimento Programa Família Infância Institucionalizada Programa Transição Escolar Programa Participação Juvenil Programa Parques Infantis Participação Infantil Participação Infantil Objetivo Geral Criar um programa micro-regional de intervenção que promova o desenvolvimento infantil (ecd), baseado na participação infantil das crianças rurais do nordeste brasileiro. Principais Paradigmas: Sociologia da Infância: Criança como ser competente; Culturas Infantis –criação coletivas das crianças; Capacidade de negociação ( entre crianças e destas com adultos; Incentivo às capacidades de negociação das crianças: Comunicação, Criatividade, auto- estima, autonomia e sociabilidade. Infância é uma a categoria socio-demografica permanente, referente a um período de vida do ser humano,

7 02 Projeto A Hora do Jogo ( 6 a 10 anos) Projeto Estação Brincar ( 2 a 5 anos) Programa Parques Infantis ( 01 a 6 anos) Programa de Transição Escolar A Prática do IFAN 1- Programa Infância Rural - PIRN

8 Conceitualização da Transição Escolar 02 1- Transições são períodos culturalmente definidos, com tempo determinado, da vida do ser humano, que implicam em alguma mudança de caracter biológico e psicosocial; 2 – A Transição Escolar, pode ser definida como uma das transições da vida da criança na infância, de caracter emocional-cognitivo- social 3- O IFAN considera para a Transição Escolar : a)A 1 ª Transição é o período da criança na pré-escola, ou sistemas similares : parques infantis, creches; considerando estes – pré-escola, creches e parques_ como os SISTEMAS INSTITUCIONAIS TRANSICIONAIS – (Privado para Coletivo : família para escola) Ações Estratégicas : lúdico em educação não formal - priorização nos aspectos psico-socio-culturais b) A 2 ª Transição é o período da criança de uma série para outra dentro do Ensino Fundamental I, que caracteriza-se como SISTEMAS INTERNOS TRANSICIONAIS - Coletivo para Coletivo Ações Estratégicas:ludico educação não formal – priorização nos aspectos cognitivos casaescola TETE Escola SERIeSERIe A Prática do IFAN 1- Programa Infância Rural - PIRN

9 Conceitualização da Transição Escolar 02 c) Em ambas as Transições, as relações estabelecem-se entre: Criança-Família e Escola e as multi interações: Prontidão da Criança para a Escola: competências cognitivas, sociais, motoras, emocionais, motivacional e nutricional; Prontidão da Escola para a Criança : aprendizagem, visão holística da criança, formação adequadas para educação infantil e novas metodologias não formais; atividades complementares a escola em recreação, lazer e esporte, engajamento com a comunidade e família Prontidão da Família para a Criança e a Escola: engajamento com a escola ; acompanhamento da vida escolar da criança, oferta de provisão educativa. Hipótese:A negociação das crianças entre si, com a família e com o educador, sobre seus interesses, contribui para o melhor desenvolvimento das atividades escolares. Hipótese A Prática do IFAN 1- Programa Infância Rural - PIRN

10 11 Estratégias para 2007 Atuação do Projeto A Hora do Jogo em 06 Municipios, totalizando 19 comunidades Implementação do Projeto Estação do Brincar em 01 Muunicipio, 2 comunidades. Atendimento Total de 3.0150 crianças e Comunidades Ampliação do Programa com foco na Transiçao Escolar para Comunidades Afro-descendentes- Quilombolas – MA

11 10 Estratégias 2007 Dimensões Financeira Político-Social Técnica-Operacional Sustentabilidade Princípios Acessibilidade Continuidade Visibilidade Simplicidade Adaptabilidade Fonte: IFAN/2007 Sustentabilidade do Programa Parques Infantis em Mulungu Itapiuna e Ocara; Expansão do Programa Parques Infantis (Redenção, Aracoiaba, localidade de Sereno em Ocara), totalizando 05 parques infantis

12 08 Instituto da Infância

13 06 A Prática do IFAN 2- A Prática da Sustentabilidade nos Programas do Nordeste -NE Dimensões Financeira Político-Social Técnica-Operacional Sustentabilidade Princípios Acessibilidade Continuidade Visibilidade Simplicidade Adaptabilidade Quadro 1. Concepção de Sustentabilidade do IFAN Fonte: IFAN/2007 Exemplos : Parques Infantis; Observatório Municipal da Infância. Dimensões Financeira Político-Social Técnica-Operacional Sustentabilidade Princípios Acessibilidade Continuidade Visibilidade Simplicidade Adaptabilidade Fonte: IFAN/2007 Politica pública na area da infancia Metodologia nao convencional Monitoramento; Avaliação; Adequação a realidade local. População infantil; Ruralidade; Receptividade, interesse. Quadro 2. Estratégias de Sustentabilidade do PIRn Programa factível e modular; Regras claras e objetivas. Participação ativa de gestores e comunidades; Empoderamento. Baixo Custo do Programa. Layout e estética do produto.

14 07 Êxitos do IFAN Categorias : a) Linha de Base;Linha de Base; b) Ações Operacionais; c) Resultados quantitativos e qualitativos 3) Sistema de Monitoramento Financeiro e de Conteúdos como um dos instrumentos para o desenho de novas políticas públicas Exemplo 1 : SAF – Sistema Administrativo e Financeiro Categorias: a) Administrativa b) Financeira Exemplo 2: SIC – Sistema Informativo de Conteúdo (software em desenvolvimento)

15 08 Parceiros do IFAN - 2007

16 03 Instituto da Infância Presidente Vice Presidente 04 Diretores 01 Superintendente Conselho Superintendência Coordenadoria Administrativa Coordenadoria Financeira Coordenadoria Informática Coordenadoria Operacional Coordenadoria G. de Conhecimento 01 Coordenador 02 Coordenadores 02 Auxiliares 02 Coordenadores 05 Técnicos Equipe de Campo Organograma do IFAN Organograma do IFAN


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