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Vantagem competitiva e Sistemas de Informações Estratégicos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.

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Apresentação em tema: "Vantagem competitiva e Sistemas de Informações Estratégicos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães."— Transcrição da apresentação:

1 Vantagem competitiva e Sistemas de Informações Estratégicos Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

2 Uma estratégia competitiva é uma fórmula ampla para se saber como uma empresa irá competir, quais deem ser suas metas e quais planos e políticas serão exigidos para cumprir essas metas. Por meio de sua estratégia competitiva, uma organização busca uma vantagem competitiva em um setor –Uma vantagem sobre os concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade. A vantagem competitiva leva ao controle do mercado e a lucros maiores que a média. Estratégia competitiva e vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação2

3 Para a maioria das organizações, o primeiro passo para a vantagem competitiva na economia digital é responder a esta pergunta:economia digital –De onde vem minha vantagem competitiva, dados meu setor e minha posição? Depois, a segunda etapa é responder a esta pergunta que segue: –Como a TI, especialmente a Internet, pode ajudar nos meus negócios? A resposta normalmente envolve sistemas de informações estratégicos. Vantagem competitiva na economia digital 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação3

4 São sistemas que ajudam uma organização a obter uma vantagem competitiva pro meio de sua contribuição para os objetivos estratégicos de uma organização e/ou sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho e a produtividade. Um SIS é caracterizado por sua capacidade de alterar significativamente a maneira como os negócios são realizados, a fim de dar vantagem estratégica à firma. Qualquer sistema de informações que mude as metas, os processos, os produtos ou os relacionamentos ambientais para ajudar uma organização a obter uma vantagem competitiva ou reduzir uma desvantagem competitiva é um sistema de informações estratégico. SISs – Sistemas de Informações Estratégicos 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação4

5 Barreiras de entrada que restringem a oferta Se você tem um contrato exclusivo com uma estrela de Hollywood, ou se você patenteou um novo e valioso remédio, ninguém mais pode entrar no seu mercado, e você pode cobrar preços altos. Você tem o monopólio, ou um quase monopólio, da oferta. Tipos de vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação5

6 Controle da demanda Se você tem uma marca poderosa e os clientes usam seu produto pode causa de suas qualidades superiores (percebidas ou reais), ou porque o custo de mudar para o produto de outro concorrente é alto, você pode controlar a demanda do consumidor. –Mudar do pacote Microsoft Office para o pacote concorrente Open Office, gratuito, significa um custo muito ato de mudança par os consumidores que estão acostumados ao Word ou ao Excel e a seus formatos de arquivo. Denomina-se custo de mudança o custo de mudar de um produto para outro concorrente. Marcas e custos de mudanças permitem, assim, manter preços altos e aumentar os lucros. Tipos de vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação6

7 Economias de escala Se você conseguir utilizar seu equipamento e instalações de custo fixo em uma escala de operações mais eficiente – 24 horas por dia, por exemplo, contra um concorrente que utiliza as mesmas instalações e equipamentos por apenas 8 horas por dia –, você conseguirá manter custos operacionais mais baixos e, ao mesmo tempo, expandir as vendas, aumentando assim suas margens de lucro. Empresas com mercados nacionais e globais tentam conseguir tais economias de escala sem introduzir processos de produção radicalmente novos. Empresas de serviços financeiros que dependam da tecnologia da informação podem reduzir enormemente o custo de suas operações fundindo-se com outras empresas e, assim, conciliando as operações de back-office. Tipos de vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação7

8 Eficiência de processos Se você conseguir criar processo de serviços e produção mais eficientes, seja com base em uma expertise especial, seja simplesmente por sua habilidade superior para implantar novas tecnologias, você conseguirá uma vantagem de custo sobre a concorrência. Tipos de vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação8

9 A estrutura mais conhecida para analisar a competitividade é o modelo de forças competitivas de Michel Porter (Porter, 1985). Ele é usado para desenvolver estratégias para as empresas aumentarem sua margem competitiva. Também demonstra como a TI pode melhorar a competitividade das corporações. Modelos de forças competitivas de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação9 PORTER, Michel. Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance. 1985

10 O modelo reconhece cinco forças principais que poderiam colocar em risco a posição de uma empresa em determinado setor. Contudo, a internet mudou a natureza da competição, e Porter (2001) conclui que o impacto geral da internet é aumentar a competição, o que tem um impacto negativo na lucratividade. As cinco forças e o modo como a internet influencia podem ser generalizadas da seguinte forma: 1.A ameaça de novos entrantes 2.O poder de negociação dos fornecedores 3.O poder de negociação dos clientes (compradores) 4.A ameaça de substituir produtos ou serviços. 5.A rivalidade entre as firmas existentes no setor. Modelos de forças competitivas de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação10

11 Concorrentes Rivalidade Novos entrantes no mercado Fornecedores Produtos substitutos Clientes As cinco forças de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação11

12 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação12

13 1.A ameaça de novos entrantes Para a maioria das firmas, a Internet aumenta a ameaça de novos entrantes. Primeiro a Internet afiadamente reduz as barreiras tradicionais à entrada, como a necessidade de uma força de vendas ou uma vitrine física para vender bens e serviços. Os concorrentes só precisam configurar um site. Essa ameaça é particularmente aguda nos setores que realizam um papel de intermediação (por exemplo, corretores da bolsa e agentes de viagem), bem como em setores em que o produto ou serviço principal é digital (o setor musical). Segundo, o alcance geográfico da Internet permite que concorrentes distantes compitam mais diretamente com uma firma existente. As cinco forças de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação13

14 2.O poder de negociação dos fornecedores O impacto da Internet sobre os fornecedores é misturado. Por um lado, os compradores podem encontrar fornecedores alternativos e comparar preços com mais facilidade, reduzindo o poder de negociação do fornecedor. Por outro lado, enquanto as empresas utilizam a Internet para integrar sua cadeia de fornecimento e juntar centrais digitais de trocas, os fornecedores participantes prosperarão aprisionando os clientes e aumentando os cursos de troca. As cinco forças de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação14

15 3.O poder de negociação dos clientes (compradores) A Internet aumenta bastante o acesso de um comprador às informações sobre produtos e fornecedores. As tecnologias da internet podem reduzir os cursos de troca de clientes (os custos, em dinheiro e tempo, de uma decisão para comprar em outro lugar) e os compradores podem comprar com mais facilidade de outros fornecedores. Esses fatores significam que a internet aumenta bastante o poder de negociação dos clientes. As cinco forças de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação15

16 4.A ameaça de substituir produtos ou serviços Os setores baseados em informação estão no maior perigo de substituições. Qualquer setor em que a informação digitalizada pode substituir bens materiais (música, livros, software) precisa ver a internet como uma ameaça. As cinco forças de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação16

17 5.A rivalidade entre firmas existentes no setor A visibilidade das aplicações da internet torna os sistemas proprietários mais difíceis de manter em segredo, reduzindo as diferenças entre os concorrentes. Na maioria dos setores, a tendência para a internet de reduzir os custos variáveis em relação aos custos fixos encoraja o desconto no preço. Essas duas forças encorajam a concorrência de preços destrutiva em um setor. As cinco forças de Porter 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação17

18 As organizações continuamente tentam desenvolver estratégias voltadas para a estabilidade de uma posição lucrativa e sustentável contra as cinco forças de Porter. Porter e outros autores propuseram diversas estratégias para obter vantagem competitiva. Turban, Rainer e Potter (2005) apresentam 12 dessas estratégias: Estratégia para a vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação18

19 1.Estratégia de liderança de custo –Produzir produtos e/ou serviços no menor custo do setor. 2.Estratégia de diferenciação 3.Estratégia de nicho 4.Estratégia de crescimento Estratégia para a vantagem competitiva 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação19

20 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informações gerenciais. Tradução Thelma Guimarães; revisão técnica Belmiro N. João. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly; POTTER, Richard E. Administração de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier, Referências 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação20

21 Todas as organizações (com ou sem fins lucrativos, setor privado, setor público) no século XXI operam na economia digital, que é uma economia baseada em tecnologias digitais, incluindo redes de comunicações digitais, computadores, software e outras tecnologias de informação relacionadas. A economia digital às vezes também é chamada de economia da Internet, a nova economia ou a economia da Web. Economia digital 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação21

22 Na economia digital, as redes digitais e as infraestruturas de comunicações oferecem uma plataforma global sobre a qual as pessoas e organizações interagem, se comunicam, colaboram e buscam informações. A economia digital ajudou a criar uma revolução econômica, que foi evidenciada pelo desempenho econômico sem precedentes e por um longo período de expansão econômica contínua (de 1991 até 2000). Economia digital 26 de janeiro de 2014 Tema da Apresentação22


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