A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Sociocultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Sociocultural."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Sociocultural

2 Psicologia Sócio-Histórica

3 Origem do pensamento sócio-histórico
União Soviética, início do sec. XX Na década de 1960 surge como nova possibilidade teórica Chega ao Brasil na década de 1980 Influência marxista

4 Principais autores Vygostky Luria Leontiev

5 Premissas do pensamento sócio-histórico
Superar as tradições positivistas (influência da Fenomenologia) Ver o homem como ser sócio-histórico e cultural O mundo psíquico está relacionado ao mundo material que é construído historicamente

6 Comportamento sexual

7 Comportamento sexual

8 Para Vygostky as origens dos processos mentais superiores (memória, atenção, linguagem), que diferenciam o homem dos outros animais, são decorrentes das relações sociais existentes ao longo do desenvolvimento humano.

9 Desenvolvimento craniano

10 Para Vygostky as origens dos processos mentais superiores (memória, atenção, linguagem), que diferenciam o homem dos outros animais, são decorrentes das relações sociais existentes ao longo do desenvolvimento humano. A história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e são interdependentes

11 Tese básica da teoria sociocultural
O desenvolvimento é resultante da interação dinâmica entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura em que vivem A cultura não é simplesmente uma variável externa que afeta o desenvolvimento, ELA é parte integrante do desenvolvimento

12 A aprendizagem dá-se através da interação social
Analisa como práticas culturais específicas, especialmente a interação social com adultos, influenciam o desenvolvimento humano Para se compreender o desenvolvimento cognitivo é necessário olhar para os processos sociais de onde se origina o pensamento de uma criança

13 Ênfase no desenvolvimento ativo das crianças com seu ambiente.
O crescimento cognitivo é um processo cooperativo. As crianças adquirem habilidades cognitivas como parte de sua indução a um modo de vida. Atividades compartilhadas ajudam as crianças a internalizar os modos de pensamento e comportamento de suas sociedades e a torná-los seus.

14 Zona de Desenvolvimento Proximal
Os adultos devem ajudar a dirigir e organizar a aprendizagem de uma criança até que ela possa aprender e internalizar o aprendizado. Ajudar a criança a atravessar a ZDP Implicações da teoria de Vygotsky para a educação e para os testes cognitivos

15

16 BERGER, K. S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade
BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. REFERÊNCIAS BOCK, Ana Merces Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologia em construção. Em: Bock, Furtado & Teixeira (Orgs.), Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005, p

17

18

19

20


Carregar ppt "Teoria Sociocultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google