Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Teoria Sociocultural
2
Psicologia Sócio-Histórica
3
Origem do pensamento sócio-histórico
União Soviética, início do sec. XX Na década de 1960 surge como nova possibilidade teórica Chega ao Brasil na década de 1980 Influência marxista
4
Principais autores Vygostky Luria Leontiev
5
Premissas do pensamento sócio-histórico
Superar as tradições positivistas (influência da Fenomenologia) Ver o homem como ser sócio-histórico e cultural O mundo psíquico está relacionado ao mundo material que é construído historicamente
6
Comportamento sexual
7
Comportamento sexual
8
Para Vygostky as origens dos processos mentais superiores (memória, atenção, linguagem), que diferenciam o homem dos outros animais, são decorrentes das relações sociais existentes ao longo do desenvolvimento humano.
9
Desenvolvimento craniano
10
Para Vygostky as origens dos processos mentais superiores (memória, atenção, linguagem), que diferenciam o homem dos outros animais, são decorrentes das relações sociais existentes ao longo do desenvolvimento humano. A história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e são interdependentes
11
Tese básica da teoria sociocultural
O desenvolvimento é resultante da interação dinâmica entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura em que vivem A cultura não é simplesmente uma variável externa que afeta o desenvolvimento, ELA é parte integrante do desenvolvimento
12
A aprendizagem dá-se através da interação social
Analisa como práticas culturais específicas, especialmente a interação social com adultos, influenciam o desenvolvimento humano Para se compreender o desenvolvimento cognitivo é necessário olhar para os processos sociais de onde se origina o pensamento de uma criança
13
Ênfase no desenvolvimento ativo das crianças com seu ambiente.
O crescimento cognitivo é um processo cooperativo. As crianças adquirem habilidades cognitivas como parte de sua indução a um modo de vida. Atividades compartilhadas ajudam as crianças a internalizar os modos de pensamento e comportamento de suas sociedades e a torná-los seus.
14
Zona de Desenvolvimento Proximal
Os adultos devem ajudar a dirigir e organizar a aprendizagem de uma criança até que ela possa aprender e internalizar o aprendizado. Ajudar a criança a atravessar a ZDP Implicações da teoria de Vygotsky para a educação e para os testes cognitivos
16
BERGER, K. S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade
BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. REFERÊNCIAS BOCK, Ana Merces Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologia em construção. Em: Bock, Furtado & Teixeira (Orgs.), Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005, p
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.