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Adaptação e Inadaptação Escolar
Prof. Aleksandro B. Figueiredo
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Adaptação e Inadaptação Escolar
Exigências inerentes ao 1º ano de escolaridade: Cognitivas Afetivas Socialização Exercício ajustado das funções Que são suporte ao conceito de “Maturidade Escolar”. Obs.: Não é lógico confrontar crianças com menos de 6 anos com programas de aprendizagem e modalidades comportamentais esperadas no 1º ano de escolaridade.
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Para determinar a “prontidão” da criança para a escolarização:
Não basta avaliar os conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento cognitivo. É preciso, também, considerar o grau de maturidade da personalidade, a dinâmica afetiva e a conduta de adaptação, que nem sempre acompanham o desenvolvimento cognitivo. Isso porque a maturidade escolar não diz respeito apenas à capacidade de desempenho acadêmico, mas a capacidade de integrar harmonicamente novos espaços relacionais, de crescimento e desenvolvimento.
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Tem origem multifatorial (entre eles a entrada precoce na escola).
A inadaptação à escola compromete de várias formas o desenvolvimento da criança. Tem origem multifatorial (entre eles a entrada precoce na escola). A criança se sente incapacitada para atender as demandas da escola. Assume a “culpa” por não conseguir satisfazer as expectativas dos pais. A instalação de sentimentos de incapacidade, juntamente com a pressão dos colegas e as exigências escolares promovem o agravamento gradual de sensações de menos-valia.
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A adaptação escolar depende de:
Psicomotores Simbólicos / Linguísticos Lógicos Afetivos / Sociais a) Esquemas existentes Físico Psicosocial a) Ambiente escolar (contexto)
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Limites para a adaptação escolar:
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) Relação entre o que o indivíduo é capaz de fazer / conhecer (saber) sozinho (*a) e o que pode atingir com ajuda / orientação (*b). Obs.: *a e *b – ver itens a e b no slide anterior.
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Problemas / Dificuldades:
Níveis diferentes de desenvolvimento dos requisitos básicos entre as crianças, conforme sua história de vida. Crianças com ZDP aquém das exigências escolares iniciais, em um ou mais pontos.
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(não confundir com escolarização precoce)
Educação Precoce (não confundir com escolarização precoce) Desenvolvendo capacidades de 0 a 3 anos: Psicomotricidade; Estimulação da lógica; Estimulação da linguagem; Observação e memória; Criatividade e imaginação; Sociabilidade.
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Materiais complementares em:
Obs.: No setor de Psicopedagogia.
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