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FERRAMENTAS DE GESTÃO Conceito: São técnicas gerenciais utilizadas pelas organizações para aumentar competitividade.

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1 FERRAMENTAS DE GESTÃO Conceito: São técnicas gerenciais utilizadas pelas organizações para aumentar competitividade.

2 FERRAMENTAS DE GESTÃO UTILIZAÇÃO
Empresas de informática; Empresas produtoras de bens de consumo; Empresas de produtos e serviços de saúde. Serviços públicos apresentam níveis mais baixos de utilização de ferramentas de gestão. Fonte: pesquisa realizada 1999 pela Bain & Company entre 784 executivos

3 FERRAMENTAS DE GESTÃO INICIATIVA DE ADOÇÃO:
40% das empresas são seguidoras; (pouco êxito nas ações, foco em resultados financeiros rápidos); 24% são líderes na adoção (se antecipam, se esforçam, adotam como estratégia, mais possibilidade de sucesso); 22% adotam por modismo (adotam rápido, mas se precipitam, foco operacional e não no estratégico); 14 % só utilizam após comprovação de resultados (demoram para adotar, crêem que consultorias contribu-em decisivamente para o sucesso) . (HSM)

4 FERRAMENTAS DE GESTÃO CRENÇAS
Devem ser adaptadas à situação de cada empresa; O apoio de cima a baixo na empresa é fator de sucesso da utilização da ferramenta; As ferramentas prometem mais do que cumprem; Empresas que utilizam as ferramentas apro- priadas têm mais probabilidade de sucesso.

5 FERRAMENTAS DE GESTÃO MOTIVAÇÕES
Resultado financeiro (63%); Competitividade a longo prazo (15,8%); Foco no cliente (11,2%); Posicionamento competitivo (6,3%); Integração organizacional (3%).

6 MAIOR UTILIZAÇÃO AMÉRICA SUL EUROPA EUA/CANADÁ
Benchmarking Benchmarking Planej. Estratégico Planej.Estratégico Planej.Estratégico Missão/visão GQT Satisfação cliente Satisfação Cliente Terceirização Rem. Desempenho Benchmarking Remun.Desempenho Terceirização Terceirização Satisfação do cliente Segmentação Remuner. Desempenho Segmentação Missão/visão Alianças Estratégicas Missão/visão GQT Estratégias Crescimen Estrat. Crescimento Retenção cliente Competências Essenc. Reengenharia Estrat. de.Crescimento Reengenharia

7 Alianças Estratégicas
São acordos entre organizações, que con- tribuem com recursos buscando objetivos comuns de posicionamento competitivo, su-plementar aptidões críticas ou compartilhar riscos e custos em grandes projetos. Usos mais comuns: Abrir novos mercados; reduzir custos, com- partilhar riscos, transferir tecnologia, adqui- rir conhecimentos, inibir concorrentes, reduzir tempo de ciclo, melhorar qualidade,

8 Reengenharia de Processos
Reformulação radical dos processos essenciais. Melhoria drástica. Criação de novos processos, que agregam mais valor ao cliente. Reduz níveis hierárquicos. Horizontalização Elimina atividades não produtivas, Usos mais comuns: Reduzir custo e tempo de ciclo; Melhorar a qualidade do produto sob a ótica do cliente. Fonte: HSM

9 Remuneração por Desempenho
Vincula remuneração a metas e objetivos Aumenta a responsabilidade individual, equipara interesses dos acionistas, executivos e funcionários. Melhora o desempenho em toda a empresa. Requer metas mensuráveis e controláveis. Usos mais comuns: Manter os funcionários de mais alto desempenho Motivar o desempenho desejado; Controlar custo Fonte: HSM

10 Groupware Tecnologia de comunicação, que permite pessoas de uma mesma empresa trabalhar interligadas utilizando redes de computadores. Correio eletrônico, interligação de escritórios, fazer reunião, tomar decisões. Eficiência, economia e rapidez. Usos mais comuns: Comunicação, tomada de decisão, compartilhar informações. Fonte: HSM

11 Missão/Visão Missão: define o negócio da empresa, objetivos e abordagens para alcançar esse objetivos. Visão: posição que a empresa quer ter no futuro. Como a emprese se projeta. Usos mais comuns: Orienta o pensar dos gerentes para questões estratégicas; Ajuda a definir os padrões de desempenho; Inspira ao trabalho mais produtivo, para objetivos e metas; Ajuda a estabelecer ambiente de padrão ético; Cria ligações e comunicação com comunidade, parceiros, fornecedores e clientes. Fonte: HSM

12 Aferição da Satisfação do Cliente
Identificar necessidades dos clientes, avalia e propõe formas de atendê-las, por meio de coleta de dados para priorização daquelas que agregam mais valor ao cliente. Usos mais comuns Feedback oportuno do sucesso da empresa. Respostas rápidas do empregados para aumentar satisfação dos clientes. Fonte: HSM

13 Análise da Cadeia de Valor
Identificação de possíveis fontes de vantagem. Análise das atividades da empresa sobre custos, diferenciação e oportunidades. Pesquisa o que agrega valor e diferencial para o cliente em relação aos concorrentes. Usos mais comuns: Identificar oportunidades (custos) Buscar caminhos para diferenciação Melhorar cooperação em negociações internas Fonte: HSM

14 Balanced Scorecard Traduzir a missão e visão por meio de objetivos e medidas de desempenho. Verificar se a empresa está obtendo os resultados deseja- dos (financeiros, valor para o cliente, desempenho dos empregados, inovação, processos) Usos mais comuns: Esclarecer ou atualizar estratégia da empresa;associar objetivos a alvos de longo prazo e orçamentos anuais. Incorporar objetivos estratégicos a processos; acompanhar elementos-chave da estratégia da empresa; facilitar mudanças na organização; aumentar compreensão da visão e da estratégia em toda a empresa; comparar desempenho de unidades diversas. Fonte: HSM

15 Competências Essenciais
É uma habilidade ou tecnologia especial que cria valor exclusivo para o cliente. Investimento em pessoas, instalações e conheci- mento criam fontes sustentáveis de vantagem competitiva. Difícil de imitar Usos mais comuns: Criar posicionamentos mercadológicos; Criar elos entre várias unidades funcionais; Integrar a utilização de tecnologia a processos. Fonte: HSM

16 Gestão da Qualidade Total (TQM)
Abordagem geral para produção de bens e serviços de acordo com as necessidades do cliente. Orienta a produção segundo especificações do cliente, com zero defeito. Forte ciclo de melhoria contínua, aumentando a produção, a satisfação do cliente e os lucros. Usos mais comuns: Aumentar produtividade; Reduzir o tempo de lançamento de novos produtos, aumentar a confiabilidade do produto, aumentar a vantagem competitiva. Fonte: HSM

17 Gestão do Conhecimento
Desenvolvimento de sistema e processos para aquisição e partilhar ativos intelectuais. Busca acumular capital intelectual para criar competên- cias essenciais exclusivas e produzir melhores resultados. Capital intelectual é a base da vantagem competitiva. Usos mais comuns: Melhorar o custo e a qualidade de bens e serviços; Reforçar e ampliar competências; Melhorar e disseminar conhecimento na empresa; Estimular inovação mais rápida e mais lucrativa de novos produtos. Fonte: HSM

18 Benchmarking Usos mais comuns:
Processo planejado, pelo qual a empresa procura melhorar desempenho, adaptando e incorporando melhores práticas, inovando sem imitar. Aprimorar desempenho, identificando e aplicando melhores práticas de mercado. Comparam desempenho externo. Pode ser feito com outras empresas, ou com unidades da mesma empresa. Usos mais comuns: Melhorar desempenho, compreender a posição relativa de custo, obter vantagem estratégica e aumentar a aprendizagem na empresa. Fonte: HSM


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