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Scrum.

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Apresentação em tema: "Scrum."— Transcrição da apresentação:

1 Scrum

2 A verdade sobre projetos
O Standish Group vem, há mais de uma década, realizando estudos em volta dos resultados dos projetos de software ao redor do mundo. O resultado destes estudos é um relatório batizado de Chaos Report;

3 Chaos Report Segundo o Standish Group o Chaos Report revela que:
Em média, os atrasos representaram 63% mais tempo do que o estimado; Os projetos que não cumpriram o orçamento custaram em média 45% mais; No geral, apenas 67% das funcionalidades prometidas foram efetivamente entregues;

4 Chaos Report Quais os principais fatores para um número ainda tão alto de projetos que não alcançam seu objetivo? A vasta maioria dos projetos de software falha por: Falta de clareza – sobre funções pessoais, responsabilidades e requisitos; E também por inabilidade para acompanhar o que ocorre em cada um dos diferentes passos do ciclo de vida da aplicação;

5 Telefone sem fio?

6 Uso de funcionalidades

7 Resumindo A comunicação entre as partes envolvidas nos projetos é muito fraca; A visibilidade do andamento real e dos problemas existentes nos projetos é muito fraca; Clientes pedem sempre mais do que realmente precisam; Os projetos são caros e, ainda em sua maioria, não alcançam sucesso; Os conflitos existentes entre TI e negócios durante os projetos são muitos;

8 Origem do Scrum

9 Criaram o Manifesto Ágil.
Origem do Scrum Um grupo composto de grandes nomes do mundo do software, tais como: Kent Beck, Jim Highsmith, Alistair Cockburn, Martin Fowler, Ken Shwaber e Jeff Sutherland. Criaram o Manifesto Ágil.

10 Manifesto Ágil “Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interações MAIS QUE processos e ferramentas Produto funcionando documentação abrangente Responder a mudanças seguir um plano Colaboração com o cliente negociação de contratos Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.”

11 O que não é Scrum…

12 SCRUMbut É uma anomalia.
É fazer o Scrum de uma forma errada. Mal feito, mal implementado. Quando o Scrum mostra os erros e as empresas removem ou alteram o framework ao invés de tentar corrigir os erros. Ex: A empresa que trocou as sprints de 2 semanas por 3 meses, porque não estavam conseguindo chegar ao fim da sprint com o software sem bugs.

13 O que é Scrum? Processo empírico de gerenciamento e controle;
Inspeção e adaptação em loops de feedback; Usado para gerenciar projetos desde 1990; Entrega freqüente de funcionalidades com valor para o cliente; Escalável a projetos distribuídos, grandes e largos; Compatível com CMMI Nível 3 e ISO9001; Extremamente simples, mas resistente;

14 Processo Empírico Empírico: adj. Que se apóia exclusivamente na experiência e na observação, e não em uma teoria. O processo empírico é caracterizado pelo aprendizado por inspeções e adaptações. Para utilizar o processo empírico é necessário identificar após a inspeção se ele atende aos seguintes critérios: o projeto não se enquadra no processo definido, nem todas as variáveis são conhecidas, o sistema está começando a compreendido, ele é complexo, e com o tempo pode ser alterado pelo Product Owner (dono do projeto). Exemplo das 3 empresas diferentes, cada uma com um tamanho de processo diferente. A primeira usando outra metodologia com desperdício, a segunda do mesmo tamanho porém usando Scrum e sem desperdício, e a terceira menor e com menos customizações. Lembrar que o Scrum é composto por Papéis, Artefatos e Cerimônias. Já o processo definido é baseado em leis fundamentais, o conjunto de entradas, utilizando a mesma teoria, para se conquistar o mesmo resultado, o projeto está em conformidade com as definições iniciais. Como por exemplo, na construção de um edifício, antes do edifício ser construído já se tem todas as definições na planta e nos documentos gerados pelos engenheiros (funcionalidades e características que o edifício terá quando for concluído).

15 O que é Scrum? É um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto; É mais um framework que uma metodologia, mais atitute que um processo; Não diz em mínimos detalhes como fazer, mas fornece boas práticas para serem seguidas com o objetivo de maximizar o sucesso nos projetos;

16 Incremental e Iterativo
Iterativo é diferente de INterativo. Iterativo: adj. Feito de novo, repetido, reiterado. INterativo: adj. Cuja ação ou reação se exerce mútua ou reciprocamente (entre duas ou mais pessoas ou coisas). Incremental: adj m+f (incremento+al) 1 Relativo a incremento. 2 Que visa a incremento. Incremento: s.m. Desenvolvimento, crescimento, aumento.

17 Princípios Satisfação do cliente Mudança Entregas constantes
Colaboração Motivação Ambiente adequado Comunicação face a face Software funcionando Ritmo sustentável Simplicidade Melhoria contínua

18 Porcos e Galinhas Os membros do Time Scrum (PO, SM e Time) são chamados “porcos”. Qualquer outra pessoa é chamada de “galinha”. Baseados nesta historinha, costumamos dizer que existem dois tipos de pessoas em projetos Scrum: Galinhas: Apenas envolvidas com o projeto; Porcos: Totalmente comprometidos com o projeto;

19 Papéis no Scrum Product Owner (MACRO Gerenciamento) Responsável por garantir o ROI (Retorno de Investimento); Responsável por conhecer as necessidades do(s) cliente(s); Proxy em ambientes com mais de um cliente; Scrum Master (Gerenciamento do PROCESSO) Responsável por remover os impedimentos do time; Responsável por garantir o uso de Scrum; Protege o time de interferências externas; Time (MICRO Gerenciamento) Multi-disciplinar; Auto-gerenciado; Produzir produto com qualidade e valor para o cliente;

20 Time Scrum Product Owner Scrum Master Time Time Time Time Time
Membros do Time - no máximo 9 Time Time Time Time Time

21 Fluxo do Scrum O Scrum é um processo simples e seu fluxo se resume ao mostrado na figura acima. Papéis, cerimônias e artefatos compõem o fluxo.

22 Visão É o que representa a necessidade do cliente, é o que deve ser satisfeito ao fim de um determinado projeto. Sendo que: O Product Owner é o responsável pela criação da visão; Para definir essa visão o Product Owner colhe informações junto a clientes, usuários finais, membros do time, gerentes, stakeholders, executivos, etc; Ele compartilha essa visão com o Time; Ele refina essa visão com o Time;

23 Product Backlog É a lista de necessidades que precisam ser produzidas para que a Visão do produto seja atingida. O Product Backlog deve seguir as seguintes regras: Deve ser apresentado no formato de uma lista com itens priorizados e ordenados de acordo com o valor que representam para o cliente e negócio. Apenas um Product Backlog deve existir por projeto. O Product Backlog irá existir por todo o ciclo de vida do projeto (e não da sprint); O Product Owner é o responsável pelo conteúdo do Product Backlog, sua disponibilidade e sua priorização; O Product Backlog deve ser atualizado pelo Product Owner para refletir as mudanças e necessidades do cliente, mudanças estratégicas ou tecnológicas, novas idéias, enfim... mudanças; Enquanto existir um produto, o Product Backlog também existe; O Scrum Master deve auxiliar o PO na elaboração do Product Backlog;

24 Sprint Planning Meeting
É a reunião realizada para planejar a próxima Sprint, esta reunião deve ter duração de aproximadamente 5% do tamanho total da Sprint e deve ser dividida em duas partes.

25 Sprint Planning 1

26 Sprint Planning 1 O Product Owner apresenta os itens de maior prioridade do Product Backlog ao time; Product Owner e Time trabalham em conjunto para descobrir qual funcionalidade deverá ser desenvolvida durante o próximo Sprint; A decisão referente à quantidade de itens que o Time seleciona cabe somente ao Time, somente o Time pode saber o que ele é capaz de realizar no próximo Sprint; O Product Owner tira dúvidas sobre os itens selecionados; O Product Owner em conjunto com o Time definem a Meta da Sprint; A Meta da Sprint é uma descrição que fornece orientação ao Time sobre a razão pela qual ele está produzindo o incremento; O resultado da Sprint Planning 1 é o Selected Backlog;

27 Sprint Planning 2

28 Sprint Planning 2 O Time analisa e identifica quais tarefas são necessárias para transformar os Itens do Backlog selecionados na primeira parte da reunião em software funcional; As tarefas devem ser decompostas (quebradas) de forma que possam ser feitas em menos de um dia (8 horas); Essa lista de tarefas é chamada de Sprint Backlog; O Product Owner deve estar presente nessa parte da reunião para esclarecer dúvidas sobre os itens do Product Backlog e para ajudar a efetuar mudanças, caso estas sejam necessárias; Se o Time determinar que há muito ou pouco trabalho, ele pode renegociar o Selected Backlog com o Product Owner;

29 Sprint Planning Meeting
Parte I Parte II Ajuste de prioridades Identificar a meta da Sprint Selecionar Itens do Backlog Quebrar Itens em tarefas Determinar velocidade Estimar tarefas

30 Sprint Backlog Sprint Backlog é o resultado da Sprint Planning Meeting, ele é composto por: Itens de Backlog selecionados; Tarefas definidas para cada Item de Backlog; Meta da Sprint;

31 Sprint A Sprint é um Time-Box de 2 a 4 semanas no qual o time do projeto deverá produzir um incremento potencialmente entregável do produto, com alta qualidade, testado, completo e pronto. Para isso é necessário seguir as seguintes regras: Ter uma meta clara e objetiva; Duração de 2 a 4 semanas; Nenhuma mudança no Sprint Backlog; Local e horário definido para a reunião diária; Disponibilidade de cada membro da equipe; Data definida para a apresentação da sprint;

32 Daily Meeting A Daily Meeting é uma reunião diária de 15 minutos na qual cada membro deve responder: O que fiz desde a última reunião? O que pretendo fazer até a próxima reunião? Tive (estou tento) algum obstáculo/impedimento? Todos em pé; Sincronização do conhecimento; Atualização dos charts; Não é para a solução de problemas; Todo mundo é convidado: Apenas Equipe, ScrumMaster e Product Owner podem falar;

33 Sprint Review É a reunião realizada ao final da Sprint, e tem como propósito apresentar o que foi feito para o Product Owner e convidados. Ela deve ter duração máxima de 2,5% do tamanho total da Sprint, e deve incluir ao menos os seguintes elementos: O Time demonstra o trabalho que foi feito e responde a questionamentos; A demonstração deve ser feita em formato de demo no sistema e nunca em apresentações (ppt); O Product Owner identifica o que foi feito e o que não foi feito, e avalia se a meta da sprint foi alcançada; O Time discute o que correu bem durante a Sprint e quais problemas foram enfrentados, e também como esses problemas foram resolvidos; O Product Owner então discute o Product Backlog da maneira que este se encontra. Ele faz projeções de datas de conclusão com várias hipóteses de velocidade; O grupo inteiro colabora com o que viu e o que isso significa com relação ao que fazer em seguida;

34 Retrospective Meeting
É a reunião realizada após a Sprint Review, e tem como propósito a reflexão e o aprendizado, ou seja a inspeção e adaptação dentro do Scrum. Ela deve ter duração máxima de 2,5% do tamanho total da Sprint, e deve seguir as seguintes regras: O Scrum Master deve encorajar o Time a revisar o processo de trabalho, tendo como base o processo de modelo de trabalho e práticas Scrum, de forma a torna-lo mais eficaz e agradável para o próximo Sprint; A finalidade da Reunião de Retrospectiva é inspecionar como correu a última Sprint em se tratando de pessoas, relações entre elas, processos e ferramentas; A inspeção deve identificar e priorizar os principais itens que correram bem e aqueles que, se feitos de modo diferente, poderiam ter deixado as coisas ainda melhores; Isso inclui a composição do time, preparativos para reuniões, ferramentas, definição de pronto (done), métodos de comunicação, e processos para transformar itens do Product Backlog em alguma coisa “feita”; No final da Reunião de Retrospectiva, o Time Scrum deve ter identificado medidas de melhoria que implementará na próxima Sprint. Essas mudanças se tornam a adaptação para a inspeção empírica;

35 Agora vocês explicam O Scrum é um processo simples e seu fluxo se resume ao mostrado na figura acima. Papéis, cerimônias e artefatos compõem o fluxo.

36 Hotel para Cachorro Um investidor, com intenção de abrir um hotel para cachorro precisa montar um panfleto divulgando seu novo negócio. Sabendo disso vamos: Entrevistar o investidor; Levantar os itens necessários; Quebrar os itens em tarefas; Desenvolver o panfleto; Apresentar o produto final;


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