Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMurilo Martir Alterado mais de 9 anos atrás
1
Fundamentos da Comunicação Social 2º Ten. REP Helena 1 1
2
Vídeo do Cego e Publicitário
2
3
Compreender os conceitos básicos da atividade de comunicação social
Objetivo Compreender os conceitos básicos da atividade de comunicação social 3 3
4
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 4 4
5
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 5 5
6
Mas afinal de contas, o que é
comunicação? 6 6
7
Processo: qualquer fenômeno que apresente contínua mudança no tempo.
7 7
8
ideias palavras Números Comunicação também tem a ver com: Informação
Contato visual Números Informação palavras Linguagem corporal ideias Linguagem não verbal 8 8
9
comunicação # informação
10
O processo Fonte Receptor Ideia Decodificação Canal Feedback
Interpretação Codificação 10 10
11
O processo Cena de Big Bang Theory 11 11
12
Pergunta: Não se esqueça do contexto Houve comunicação?
Ela foi eficaz? Não se esqueça do contexto 12 12
13
O aspecto relacional afeta o processo
Também é preciso levar em conta que: O aspecto relacional afeta o processo 13 13
14
14 14
15
Quando o emissor é intimidado por seu receptor, a própria mensagem e a interpretação dela serão comprometidas 15 15
16
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 16 16
17
Elementos comunicação é: transmitir uma mensagem, através de um sistema organizado de símbolos, ao qual chamamos linguagem. Mensagem EMISSOR RECEPTOR Código Canal de Comunicação Ruído 17 17
18
Elementos Comunicar: do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar“. Ou seja... mensagem O emissor O(s) receptor(es) 18 18
19
“A comunicação é improvável “
19 19
20
Apesar de não existirmos sem comunicação, é improvável que ela se produza efetivamente.
Por quê? 20 20
21
É improvável que: ... alguém compreenda o que o outro quer dizer, tendo em conta o isolamento e a individualização da sua consciência; … uma ideia seja difundida para uma grande quantidade de pessoas e a informação interesse a todas elas; …. alguém aceite a informação mesmo que a tenha compreendido efetivamente;
22
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 22 22
23
Ruídos ou barreiras Mecânicas ou físicas Fisiológicas Semânticas
Psicológicas 23
24
Ruídos ou barreiras Pessoais Administrativas/Burocráticas
Excesso de informações Informações incompletas ou parciais 24
25
Boato 25
26
As informações que fluem pela rede de rumores são acuradas?
A rádio-peão é mesmo negativa? Que lição importante aprendemos com os rumores? 26
27
Antídoto Sugestões para evitar/minimizar problemas na comunicação:
Discuta abertamente as vantagens, as desvantagens e as possibilidades de uma decisão que afete os colaboradores. Saiba ouvir! 27
28
Anuncie um cronograma de datas para a tomada de decisões importantes.
Antídoto Anuncie um cronograma de datas para a tomada de decisões importantes. Converse com seu público 28
29
Antídoto Explique decisões e comportamentos que possam parecer inconsistentes ou misteriosos. Seja transparente! 29
30
Outra dica infalível Empatia!!!
31
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 31 31
32
Redes formal e informal
Comunicação formal: É oficial É inflexível É expressa por meio de canais oficiais: É a comunicação administrativa 32
33
Redes formal e informal
Comunicação informal: É espontânea; Forma mais rápida de atender demandas mais urgentes e instáveis; É tática e ágil; Seu produto mais comum é o boato, que decorre da ansiedade e insegurança por falta de informações; 33
34
Fluxos Descendente ou Verticais Ascendente Horizontais ou Laterais
Transversal ou longitudinal 34
35
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 35 35
36
Publicidade e Propaganda
Relações Públicas Publicidade e Propaganda Jornalismo
37
Relações Públicas Administração de relacionamentos;
Identificação de públicos Administração de relacionamentos; Projeção de imagem; Mediação de conflitos;
38
Jornalismo Pesquisar, recolher, selecionar e tratar fatos, notícias ou opiniões, através de texto, imagem ou som, destinados a divulgação informativa pela imprensa, por agência noticiosa, pela rádio, pela televisão ou por outra forma de difusão eletrônica.
39
Publicidade Informar que uma marca ou um produto existem;
Estimular as pessoas a experimentar o produto; Ensinar as pessoas a utilizar o produto; Mostrar as múltiplas funções do produto; Modificar as atitudes atuais em relação à marca ou produto; Lembrar as pessoas que a marca existe; Construir uma imagem para a marca. Fonte:
40
Propaganda institucional
Divulgar as realizações das organizações; Transmitir sua “personalidade”; Fixar conceitos construtivos de seu fazer e ser; Fim ideológico
41
Vídeo Todo Mundo Precisa de um RP
42
Compreender os conceitos básicos da atividade de comunicação social
Objetivo Compreender os conceitos básicos da atividade de comunicação social 42 42
43
Roteiro 1. O processo de Comunicação
2. Elementos da Comunicação Social 3. Ruídos e barreiras da Comunicação 4. Redes formal e informal e fluxos 5. Introdução às áreas da comunicação Comunicação 43 43
44
Obrigada!!! - Peter Drucker
“O mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito.” - Peter Drucker TEN REP Mariana HELENA de Oliveira Viza Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61) 44
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.