A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO Anair Altoé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO Anair Altoé"— Transcrição da apresentação:

1 O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO Anair Altoé

2 Ambiente tecnológico: Solicitação de uma melhor compreensão das ações e procedimentos pedagógicos. Metodologia aplica-se:. Campo técnico. Campo pedagógico

3 Professor: Facilitador Rogers Seymour Papert Mediador Vygotsky

4 No ambiente tecnológico, o aluno: não é criticado ao cometer erros; é o agente de sua aprendizagem; a depuração é parte integrante do processo de aprendizagem; é encorajado a estudar o bug ao invés de esquecê-lo.

5 O professor:pelos conhecimentos adquiridospela sua experiência pode ajudar o aluno em sua investigação e facilitar sua autoformação. (Bossuet, 1985)

6 A relação do professor com o aluno realiza-se pela INTERVENÇÃO

7 A INTERVENÇÃO acontece para: responder uma demanda; explorar uma situação rica; apresentar novas idéias; facilitar: a verbalização e a conscientização do pensamento.

8 COMO E QUANDO O PROFESSOR DEVE INTERVIR?

9 TIPOS DE INTERVENÇÃO: 1. DAR IDÉIA: ILUSTRAR, ENCORAJAR, MODIFICAR 2. REVER PROGRAMAS 3. SUGERIR DESAFIO 4. AJUDAR A PLANEJAR

10 INTERVENÇÕES BEM SUCEDIDAS: 1. QUANDO INTRODUZIDA DE FORMA EXPLORATÓRIA; 2. LIGADAS AO PROCESSO DE TRABALHO; 3. QUANDO FOR INTRODUZIDA PARA APRESENTAR UMA NOVA IDÉIA.

11 INTERVENÇÕES POUCO SIGNIFICATIVAS: São aquelas realizadas SEM a solicitação do aluno.

12 Metodológico Pessoa-fonte Animador Catalizador Negociador TIPOS DE PROFESSOR:

13 Aquele que ajuda o aprendiz a compreender dificuldades de natureza metodológica. Sabe que o aluno necessita ser atendido em seus questionamentos de ordem sintática. Metodológico

14 TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que ajuda o aprendiz a suplementar os conhecimentos para continuar seu projeto. Sabe que necessita questionar e propor desafios ao aluno. Responderá questões, dará ajuda, se for solicitada. Pessoa-fonte

15 TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que ajuda o aprendiz a prosseguir em sua exploração, especialmente, em duas situações: seja na resolução do problema ou no prelúdio de novas descobertas. Compartilha com o aluno, engajado em uma colaboração intelectual: juntos, experimentam as várias possibilidades de resolução do problema. Animador

16 TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que intervêm sobre a verbalização dos problemas encontrados e sobre as soluções dadas pelo aprendiz. É orientado pelo conhecimento que possui e sobre os estágios de desenvolvimento em que se encontra o sujeito. Catalizador

17 TIPOS DE PROFESSOR: Aquele que negocia com o aprendiz, caso o projeto escolhido tenha sido muito complexo. O sujeito deve ser instigado a fazer boas perguntas para esclarecer sua investigação. Negociador

18 No ambiente tecnológico o professor: Age com clareza; Exerce papel de orientador do processo de construção/elaboração do conhecimento pelo aluno; Encontra-se na condição de acompanhar o processo de aprendizagem do aluno

19 No ambiente tecnológico o professor: Sabe que irá intervir no trabalho do aluno também como aprendiz; Na condição de orientador ajuda o aluno a superar suas dificuldades e a progredir no processo de aprendizagem.

20 O professor: Intervém quando e como o aluno necessita encontrar soluções para seus problemas; Torna-se cada vez mais capacitado a encaminhar boas perguntas quanto mais atua no ambiente tecnológico.

21 No ambiente tecnológico: As experiências vividas e os conhecimentos construídos tornam-se a maior fonte de análise e reflexão na busca da compreensão sobre a atuação do professor que visa utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica.

22 Vídeo Educa ç ão Brasileira # 78 Computador na Escola / Livros Digitais Educação Brasileira º bloco -- Computador na Escola Ederson Granetto entrevista José Armando Valente. Sugestão de vídeos:

23 Vídeo Mobilidade e Tecnologia: Mudanças nos Processos Educacionais José Armando Valente at TEDxUnicamp 2012 Publicado em 30/12/2012 Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED). Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp. Professor Colaborador do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Livre Docente da UNICAMP. Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

24 Vídeo Nós da Educação: José Manuel Moran (bloco 1) O professor José Manuel Moran, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa TV Paulo Freire.

25 Vídeo Tecnologia aplicada à Educação - Parte 2 Prof. Dr José Manuel Moran O professor José Manuel Moran, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

26 Sugestão de leituras: Disserta ç ões defendidas no PPE/UEM 2010 SONIA MARIA ANDRETO FUGIMOTO [Disserta ç ão]Disserta ç ão T í tulo: O COMPUTADOR NA SALA DE AULA: O PROFESSOR DE EDUCA Ç ÃO B Á SICA E SUA PR Á TICA PEDAG Ó GICA Defesa: 29/03/2010

27 2009 JOÃO COELHO NETO [Disserta ç ão]Disserta ç ão T í tulo: EDUCA Ç ÃO E INFORM Á TICA: UM ESTUDO SOBRE O USO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARAN Á – CAMPUS DE CORN É LIO PROC Ó PIO Defesa: 04/03/2009 – Endere ç o: LU Í S CL Á UDIO DA SILVA [Disserta ç ão]Disserta ç ão T í tulo: A TELEVISÃO E SUA UTILIZA Ç ÃO NA EDUCA Ç ÃO Defesa: ago/2009 – Endere ç o: ANA PAULA DOMINGOS BALADELI [Disserta ç ão]Disserta ç ão T í tulo: DESAFIOS NA FORMA Ç ÃO DO PROFESSOR PARA O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMA Ç ÃO E COMUNICA Ç ÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE L Í NGUA INGLESA. Defesa: 14/12/ Endere ç o:

28 2008 PAULA EDICL É IA FRAN Ç A BACARO [Disserta ç ão] T í tulo: FORMA Ç ÃO DE PROFESSORES EM SERVI Ç O APRENDENDO O USO DE PROJETO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCA Ç ÃO ESPECIAL EM AMBIENTE INFORMATIZADO. Endere ç o:

29 2006 JAMILE SANTINELLO [Dissertação]Dissertação Título: O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO VIVENCIANDO O ATO DE APRENDER EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Defesa: 17/março/2006 Endereço:

30 2005 MARISA MORALES PENATI [Disserta ç ão]Disserta ç ão T í tulo: EDUCA Ç ÃO E COMPUTADOR: construindo a pr á tica pedag ó gica em uma perspectiva construcionista, com alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maring á -pr. Defesa: 21/01/2005 Endere ç o: MARIZA MITSUKO NOGAI [Disserta ç ão]Disserta ç ão T í tulo: FORMA Ç ÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA E O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZA Ç ÃO COM ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING Á – PR Defesa: 09/12/2005 Endere ç o:

31 2004 RODRIGUES, Divania Luiza. FORMA Ç ÃO DE PROFESSORES EM INFORM Á TICA NA EDUCA Ç ÃO.FORMA Ç ÃO DE PROFESSORES EM INFORM Á TICA NA EDUCA Ç ÃO Endere ç o: KEMPA, Sydnei Roberto. O TEMPO E O ESPA Ç O NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA REFLEXÃO PARA ATUA Ç ÃO DE PROFESSORES.O TEMPO E O ESPA Ç O NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA REFLEXÃO PARA ATUA Ç ÃO DE PROFESSORES Defesa: 11/11/2003 Endereço:

32 O bom professor constróe-se no seu dia-a-dia, na prática pedagógica. Bom trabalho docente. Obrigada.


Carregar ppt "O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO Anair Altoé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google