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Inteligência emocional

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Apresentação em tema: "Inteligência emocional"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência emocional
Aula 2 Inteligência emocional

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO COMPORTAMENTO
Cada campo das Ciências Sociais tem uma base filosófica de conceitos fundamentais que guia o seu desenvolvimento. Exemplo Na contabilidade, um conceito fundamental é que para cada débito existe um crédito.

3 O comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.

4 NATUREZA DAS PESSOAS PRESUPOSTOS BÁSICOS DA NATUREZA HUMANA
Diferenças individuais A pessoa como um todo A conduta motivada (incentivos) O valor das pessoas (dignidade humana)

5 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
As pessoas têm muito em comum. Ex. se alteram ou se lamentam pela perda de um ente querido, mas cada pessoa do mundo é diferente.

6 As diferenças individuais significam que a gerencia de uma empresa conseguirá uma motivação mais notável entre os empregados tratando-os também de forma diferente.

7 As diferenças individuais exigem que a justiça e a retidão com os empregados sejam aplicadas individualmente e não de forma estatística. A crença de que cada pessoas é diferente das demais é conhecida como a “lei das diferenças individuais”

8 A PESSOA COMO UM TODO Mesmo que umas organizações desejassem utilizar somente a capacidade ou cérebro de uma pessoa, devem utilizar o ser humano por completo e não somente certas características em separado

9 Há diferentes traços humanos que podem ser estudados de forma individualizada, mas somente em última instância fazem parte de um sistema que constitui uma pessoa total.

10 AS PESSOAS ATUAM COMO SERES HUMANOS TOTAIS.
A capacidade não existe separada do conhecimento. A vida do lar não pode se separar por completo da vida no trabalho. Condições emocionais não se desligam das condições físicas. AS PESSOAS ATUAM COMO SERES HUMANOS TOTAIS.

11 CONDUTA MOTIVADA A psicologia tem demonstrado que a conduta normal obedece a certas causas que se relaciona com as necessidades de uma pessoa .

12 No caso das necessidades, as pessoas se vêem motivadas não pelo que pensam que devem fazer ou ter, mas pelo que desejam.

13 GERÊNCIA COM DUAS FORMAS DE MOTIVAR AS PESSOAS:
Ela pode lhes demonstrar a maneira como certas ações aumentam a satisfação de suas necessidades; Ou, pode ameaçá-las com uma redução do nível de satisfação.

14 A MOTIVAÇÃO É ESSENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES.
Seja qual for a quantidade de máquinas e equipamentos que uma organização possua, esses elementos não poderiam ser utilizados sem que pessoas que se sintam motivadas os liguem e os façam funcionar.

15 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
Esse conceito é diferente dos três anteriores, porque é mais uma filosofia ética que uma conclusão científica.

16 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
O valor das pessoas deve ser tratado de forma diferente dos demais fatores da produção, porque são de uma ordem superior mais elevada do universo.

17 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
Reconhece que as pessoas são de uma ordem superior e, portanto, querem e devem ser tratadas com dignidade e respeito.

18 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
O conceito da dignidade humana refuta a idéia antiga de utilizar os empregados como ferramentas econômicas.

19 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
A filosofia ética se reflete na consciência da humanidade e se corrobora pela experiência das pessoas de todas as épocas. Tem a ver com as conseqüências de nossos atos para com nós mesmos e para com os demais.

20 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
Reconhece que a vida tem um propósito e aceita integridade interna de cada indivíduo.

21 VALOR DA PESSOA (Dignidade Humana)
Posto que o comportamento organizacional interessa-se pelas pessoas, a filosofia ética, de um jeito ou de outro, relaciona-se com os atos do indivíduo. As decisões humanas não podem nem devem ignorar os valores individuais.

22 Referência Soto, Eduardo. Comportamento Organizacional: o impacto das emoções. São Paulo, Cengage Learning, 2009.


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