A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet e Economia Digital Prof. Henrique Freitas e Equipe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet e Economia Digital Prof. Henrique Freitas e Equipe."— Transcrição da apresentação:

1 Internet e Economia Digital Prof. Henrique Freitas e Equipe

2 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas REVOLUÇÃO DIGITAL  Internet e Comércio Eletrônico é mais do que simplesmente comprar e vender é revolução no relacionamento  TI cada vez mais estratégica  Mudança no modelo de negócio  Interligação de unidades  [Prometeus - A Revolução da Mídia] http://www.youtube.com/watch?v=5SJup6CGiO4&NR=1

3 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Economia digital  A economia já passou por diferentes etapas: industrialização (máquinas a vapor permitem a produção em massa) transportes (ferrovias, automóveis, transporte aéreo) comunicação (do telégrafo ao telefone celular) computação (do mainframe ao computador pessoal) virtualização (internet viabiliza o ciberespaço, no qual os negócios podem transcender as limitações tradicionais)

4 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Economia digital customizar, agregando valor  Os esforços são no sentido de customizar, agregando valor pela diferenciação e pela comodidade trazida ao cliente; TI  Uso intensivo de TI;  Relações e parcerias virtuais entre empresas e clientes  Relações e parcerias virtuais entre empresas e clientes são desejadas e, em muitos setores, fundamentais ao bom desempenho da organização; criação de valor serviços, informação e inteligência  A criação de valor para o consumidor se modifica de bens físicos para uma economia que favorece serviços, informação e inteligência como fontes primárias de criação de valor economia digital maior quantidade de escolhas  Na era industrial, o foco era a aplicação do conhecimento para maximizar a produção e reduzir os custos, enquanto na economia digital o foco é fornecer ao consumidor a maior quantidade de escolhas;

5 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Então o que é a Economia Digital?  A informação em todas as suas instâncias tornou-se digital  Armazenada em computadores  É uma economia do conhecimento  Uma era onde a interligação em rede não é somente da tecnologia, mas também das pessoas, das organizações, da sociedade  O que é físico pode tornar-se digital (escritórios, lojas)  Imediatismo  [Revolução da Informação] http://www.youtube.com/watch?v=ZH1sgY9oTW4

6 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas A internet como um negócio  Comércio eletrônico:uma nova forma de se fazer negócios novos mercados canais de distribuição  Desenvolvimento de novos mercados e canais de distribuição  O mercado web não diferencia grandes e pequenos todo o tempolongas distâncias  Possibilita transferir diferentes tipos de conteúdo todo o tempo e em longas distâncias informação  Tradicionalmente, o mercado tem troca de bens, serviços e dinheiro. O CE acrescenta a informação mudança É preciso considerar não só a tecnologia, mas toda mudança que isto está gerando na forma de fazer negócios.

7 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Virtualização De processos  De processos: Ex.: venda de passagens aéreas Modificação na cadeia de valor De produtos  De produtos: Produtos virtuais: software (norton, Microsoft), música (www.imusica.com.br, www.vitaminic.com, www.napster.com, www.itunes.com ) Novas forma de interação – Orkut como negócio Convergência de mídias  Convergência de mídias (iPhone, um smartphone com interface revolucionária, que funde o iPod ao celular.)

8 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Impacto na cadeia de distribuição Fabricante Agente Atacadista Varejista Consumidor Fabricante Consumidor Fabricante

9 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Novas formas e novos modelos  Self-service  Ambiente colaborativo  Ambiente colaborativo: fornecedores e colaboradores processos virtuais  Substituição de funções físicas por um conjunto de processos virtuais  Estratégias específicas  Estratégias específicas para o ambiente online serviços agregados  Produto é importante, serviços agregados podem ser mais importantes maior concorrência  Eliminação de barreiras de entrada, maior concorrência – diferenciação Não basta estar na internet, é preciso usá-la

10 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Algumas notícias!  Percentual de pessoas com acesso à internet: 14% - na América Latina e Caribe  Em países desenvolvidos: 50%  Taxa de crescimento da economia digital na América Latina e Caribe: 14%  Estados Unidos e Europa: 5%  Ásia e Pacífico: 6% »Junho de 2007

11 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas O Brasil e a Internet áreas urbanas44% da população  Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet  97% das empresas  97% das empresas brasileiras estão conectadas à internet 96% (2007)  Empresas da região Sul com internet: 50,23% (2006) / 96% (2007)  Empresas não interligadas por rede na região sul: 17% (2007)  Maior fator de impedimento de uso da internet (região sul): Falta de habilidade com o computador (55%) / Não tem necessidade ou interesse (59%) / Não tem onde acessar (28%)

12 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial O Brasil e a Internet navegou e comprou  Percentual de pessoas que navegou e comprou nos últimos 6 meses na internet: 14% (2º trimestre de 2007)  Principais razões para não comprar na web (2006): Não tem necessidade/interesse: 43,45% Prefere comprar pessoalmente: 39,19% Segurança: 19,87% Não confia no que irá receber: 16,71%  Faturamento  Faturamento em 2008: 3,8bi (+45% 2007)  11,5 milhões de usuários fazem compras na web, destes 37% são 'heavy users', ou seja, realizaram mais de quatro compras no semestre  Perfil: 45% são mulheres (272 reais em média), 55% homens (375 reais)  Livros é a categoria mais popular Professor Henrique Freitas

13 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Satisfação do e-Consumidor do CE com Novo Recorde! 87,29% de consumidores satisfeitos  O “Índice de Confiança do e-consumidor” registrou a marca de 87,29% de consumidores satisfeitos com o resultado das compras feitas pela Internet no mês de agosto.  O acompanhamento deste indicador é feito pela consultoria e-bit, em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) dedicado a orientar o usuário da rede quanto às melhores práticas de navegação. Fonte: e-bit (www.ebit.com.br) AGO/09  Os critérios aos quais os consumidores foram incentivados a fazer a avaliação foram: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos. Professor Henrique Freitas

14 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas WORLD INTERNET USAGE AND POPULATION STATISTICS World Regions Population ( 2008 Est.) Internet Users Dec. 31, 2000 Internet Users Latest Data Penetration (% Population) Users Growth 2000- 2008 Users % of Table Africa975,330,8994,514,40054,171,5005.6 %1,100.0 %3.4 % Asia3,780,819,792114,304,000657,170,81617.4 %474.9 %41.2 % Europe803,903,540105,096,093393,373,39848.9 %274.3 %24.6 % Middle East196,767,6143,284,80045,861,34623.3 %1,296.2 %2.9 % North America337,572,949108,096,800251,290,48974.4 %132.5 %15.7 % Latin America/Caribbean 581,249,89218,068,919173,619,14029.9 %860.9 %10.9 % Oceania / Australia34,384,3847,620,48020,783,41960.4 %172.7 %1.3 % WORLD TOTAL6,710,029,070360,985,4921,596,270,10823.8 %342.2 %100.0 %

15 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Impactos – baseado em Litan e Rivlin (2001) empresas antigas  Impacto no crescimento da produtividade será nas empresas antigas e não novas consumidores  Grandes beneficiados não serão as empresas e sim os consumidores necessidade  Empresas utilizam a internet não pelos benefícios e sim pela necessidade  Futuramente, menor quantidade de erros médicos, interligação proporcionará melhores diagnósticos  Interligação de comunidades antes isoladas – impacto na economia local

16 Disciplina: Sistemas de Informação Gerencial Professor Henrique Freitas Desafios para uma maior propagação  Aumentar a disponibilidade  Aumentar a intensidade  Aumentar a velocidade  Regulamentar: Privacidade e segurança Impostos sobre o e-business Concorrência e anti-trust


Carregar ppt "Internet e Economia Digital Prof. Henrique Freitas e Equipe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google