A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONDROMALÁCEA PATELAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONDROMALÁCEA PATELAR"— Transcrição da apresentação:

1 CONDROMALÁCEA PATELAR
Fisioterapeuta Dani Nascimbem

2

3 A condromalácea patelar ou síndrome patelar é tecnicamente uma patologia crônica degenerativa que atinge a cartilagem articular da superfície posterior da patela (rótula) e dos côndilos femurais. Em outras palavras é aquela dor, desconforto chato no joelho. Os joelhos podem ficar inchados (inflamados). Muito comum, em adultos jovens e esportistas. Se não tratado pode evoluir para a famosa artrose, e isso não queremos! Não é mesmo?!… Por isso, vamos tratar!!! Viva sem dor!

4 Classificação: existem 4 níveis de acordo com a degeneração da cartilagem:
I- amolecimento da cartilagem e edema (inchaço) II- fragmentação da cartilagem ou fissuras com diâmetro <1,3 cm III- fragmentação da cartilagem ou fissuras com diâmetro >1,3 cm IV- erosão ou perda completa da cartilagem articular com exposição do osso subcondral

5 Sintomas: dor profunda no joelho ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, saltar… A dor pode aumentar com os joelhos flexionados. Crepitação ou estalos na articulação.

6 Causa: Acredita-se que esteja ligada aos seguintes fatores:
Anatômicos, como desvios ósseos (“geno varo para fora e geno valgo para dentro”) Mau uso dos joelhos nas atividades físicas, aumento do atrito patelar Fraqueza de quadríceps associada com encurtamento de ísquios tibiais (posterior de coxa) Trauma direto: batida, pancada, queda

7 Diagnóstico: É necessário procurar um ortopedista especialista em joelho, de preferência, que fará alguns testes clínicos e solicitará exames de imagem e fisioterapia.

8 Recomendações: Compressa de gelo por 20 minutos
Eliminar fatores que desencadeiam a dor, pelo menos durante o tratamento Dar preferência aos exercícios na água (natação, hidroginástica, deep running) Alongamento intenso de ísquiostibiais, íliotibiais (lateral da coxa) e com cautela de quadríceps Fortalecimento de quadríceps (em especial vasto medial). Por exemplo, cadeira extensora unilateral. Evitar o agachamento durante a fase de tratamento. Recebendo alta da fisioterapia, pode iniciar agachamento sem carga e até 45 graus (“curtinho”)

9 Recomendações: Realizar atividade física com um educador físico gabaritado Garantir espaço suficiente para a perna no carro ou no posto de trabalho, evitando deixar os joelhos flexionados mais que 90 graus. Utilize o apoio ergonômico de pés. Evitar cruzar as pernas Durante o sono usar um travesseiro entre as pernas para evitar o contato ósseo entre os joelhos Evitar salto alto!!!!


Carregar ppt "CONDROMALÁCEA PATELAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google