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PublicouYasmin Espinola Alterado mais de 9 anos atrás
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EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Controle de Qualidade EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
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Sistemas de Controle da Qualidade
Existência da variação Causas comuns e causas especiais Sistemas de controle Padrão ou meta Meio de medir o cumprimento Comparação do resultado atual com a meta 2
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Sistemas de Controle da Qualidade
Atividade de garantir conformidade aos requisitos e tomar ações corretivas, quando necessárias, para a a correção de problemas. Importância Gestão diária de processos Pré-requisito para melhorias de longo prazo 3 3
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Estruturação do SCQ Elementos básicos Política de Qualidade
Procedimentos para atividades-chave Controle de especificações e projetos Controle de processos Inspeção Teste Controle de produtos não-conformes 4 4
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Estruturação do SCQ Contrato de Gestão, Controle de Projeto e Compras
Garantia da Qualidade: produtos e serviços conforme requisitos do cliente Requisitos definidos e documentados Divisão das responsabilidades de projeto e desenvolvimento 5 5
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Estruturação do SCQ Contrato de Gestão, Controle de Projeto e Compras
Interface entre grupos (organizacional e técnica) Requisitos legais Requisitos gerais do cliente 6 6
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Estruturação do SCQ Contrato de Gestão, Controle de Projeto e Compras
Compras: processo crítico Dependência para a produção do produto Avaliação e seleção de fornecedores Controle da qualidade do fornecedor Verificação de conformidade do produto adquirido 7 7
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Estruturação do SCQ Controle do Processo, Inspeção e Teste
Como o processo funciona? Materiais e recursos necessários? Que atividades e passos ocorrem na execução? Quem toma as decisões no processo? Procedimentos documentados Método de monitoramento Controle de características críticas de qualidade 8 8
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Estruturação do SCQ Controle do Processo, Inspeção e Teste Dados
Medição e inspeção Inspeção Busca e remoção de itens defeituosos Inspetor Circulação na área, recolhimento de peças para área de inspeção e checagem 9 9
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Inspeção de Recebimento
Materiais recebidos Consequencias da baixa qualidade Garantir conformidade antes de iniciar as operações AV Inspeção por porcentagem fixa Inspeção 100% Aceitação por amostragem 10 10
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Inspeção de Recebimento
Inspeção por porcentagem fixa Seleção de uma porcentagem fixa do lote a ser inspecionada (10%) Falta de base científica Não permite avaliação do risco de se tomar uma decisão errada Níveis diferentes de riscos para tamanhos diferentes 11 11
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Inspeção de Recebimento
Teoricamente elimina toda não-conformidade Psicologicamente: segurança Cara, demorada e impraticável para lotes grandes Falsos resultados: fatiga do inspetor 12 12
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Inspeção de Recebimento
Aceitação por amostragem Lote recebido para inspeção Amostra selecionada e analisada Resultados comparados com o critério de aceitação Aceitar o lote Rejeitar o lote Enviar para a produção ou cliente Decidir sobre o descarte do lote 13 13
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Inspeção de Recebimento
Aceitação por amostragem Barata, leva menos tempo que a 100% Pequena necessidade de manipulação Evita danos Não causa fadiga do inspetor Quantidade: variação segundo histórico de qualidade 14 14
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Inspeção de Processo Durante produção
Máquinas sem ajuste Falta de atenção do operador Condições ambientais Operador assume papel de inspetor Reconhecimento rápido de ajuste para estabilizar o processo 15 15
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Inspeção de Processo O que inspecionar? Onde inspecionar?
Características-chave relacionadas com custo ou qualidade Onde inspecionar? Processos-chave (alto custo e valor agregado) Quanto inspecionar? Tudo, nada ou alguma coisa 16 16
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Inspeção de Processo Indicadores ATRIBUTOS VARIÁVEIS
* Característica de desempenho * Discretos e indicam a conformidade ou não com as especificações * Podem ser medidos por inspeção visual * Geralmente expressos em taxas e proporções * Número de defeitos por unidade * Fração de não-conformidades em um grupo de itens VARIÁVEIS * Contínuas * Peso ou cumprimento * Grau de conformidade com as especificações * Registro da medida atual * Geralmente expressas em médias e desvio padrão * Tempo de espera pelo serviço * Custo de mudanças de engenharia por mês 17 17
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Inspeção de Processo Atributos Coleta de dados mais fácil
Avaliação mais rápida Requer grande amostra Menos eficiente 18 18
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Inspeção de Processo Modelo Econômico Análise: P*C2 = C1
C1 = custo de inspeção e remoção do item não-conforme C2 = custo de reparo P = fração real de não-conformidade Análise: P*C2 = C1 Se P > C1/C2, uso de inspeção 100% Se P < C1/C2, não tomar nenhuma ação 19 19
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Inspeção Final Último ponto no processo de verificação Inspeção visual
o produto atende aos requisitos? Inspeção visual Desafio: interpretação de inspetores Visão de diferentes formas Necessidade de treinamento 20 20
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Inspeção Final Fatores de influência da inspeção visual Complexidade
Nº de defeitos diminui se há muitas peças e desorganização Taxa de defeito Baixa taxa traz menos defeitos encontrados 21 21
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Inspeção Final Fatores de influência da inspeção visual
Inspeções repetidas Mesmos inspetores não cometem os mesmos erros Mesmos itens inspecionados por diferentes inspetores Taxa de inspeção Queda da performance do inspetor de acordo com o aumento da taxa de inspeção 22 22
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Inspeção de Controle, Medição e Equipamentos de Teste
Medição de qualidade Sentidos humanos Instrumentos de medição Baixa tecnologia Alta tecnologia 23 23
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Inspeção de Controle, Medição e Equipamentos de Teste
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Metrologia Instrumentos de medição Informações corretas
Garantia: metrologia Pessoas, equipamentos, métodos, procedimentos => garantia de correção Competitividade Qualquer medida é sujeita a erro 25 25
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Calibração Função da metrologia
Comparação: medidas ou sistema de medição X padrões nacionais Medidas não calibradas => decisões erradas e caras 26 26
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Calibração Atividades
Avaliação do equipamento para definir capabilidade Identificação dos requisitos de calibração Seleção dos padrões Seleção dos métodos e procedimentos de calibração Estabelecimento da frequencia de calibração Implementação de documentação Avaliação do sistema de calibração através de auditoria 27 27
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Quantificam e avaliam a capabilidade do sistema de medição
Calibração Repetibilidade (variação do equipamento): variação em múltiplas medidas por um indivíduo usando diferentes equipamentos 1 Reprodutibilidade (variação do operador): variação do mesmo instrumento de medição, utilizado por diferentes operadores 2 Quantificam e avaliam a capabilidade do sistema de medição 28 28
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Calibração 29 29
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Calibração Avaliação R&R Menos de 10% de erro – OK
Entre 10% e 30% de erro - Pode estar OK Mais de 30% de erro – Inaceitável 30 30
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Controle da Qualidade em Serviços
Identificação de características importantes da qualidade Tempo de atendimento, número de erros, etc. Medição e coleta de dados através de check list, folha de verificação Aplicar ação corretiva 31 31
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