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Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing

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Apresentação em tema: "Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

2 Fluxograma do processo de comunicação
Figura 2.1 ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

3 Visão abrangente do modelo clássico de comunicação
Emissor: na comunicação de marketing o emissor é a empresa que promove a comunicação. Também estão incluídas as diretrizes da comunicação: as premissas definidas no plano de marketing que servirão de base para a formulação da comunicação. ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

4 Visão abrangente do modelo clássico de comunicação
Mensagem: pode ser subdividido em três grupos: Conteúdo: estrutura da comunicação. Objeto, natureza, foco, abordagem, objetivo, conceito e tema central. Forma: comunicação de massa (propaganda, publicidade, patrocínio, product placement e relações públicas) ou comunicação segmentada (promoção de vendas, merchandising, marketing direto e venda pessoal). Meios de comunicação: mídias (televisão, rádio, jornal, revista, cinema, outdoor ou tudo o que possa ser utilizado para transmitir uma mensagem). ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

5 Visão abrangente do modelo clássico de comunicação
FORMA MEIO Propaganda, publicidade, patrocínio, product placement, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, marketing direto e venda pessoal Televisão, rádio, jornal, revista, cinema, outdoor, ou tudo o que possa ser utilizado para transmitir uma mensagem ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

6 Visão abrangente do modelo clássico de comunicação
Receptor ou público-alvo: Público interno: todos os funcionários da empresa. Público intermediário: todos os públicos que compõem a cadeia de distribuição. Consumidor: usuários finais (indicador, decisor, comprador ou usuário). Público-alvo da comunicação, que foi indicado no plano de marketing. Comunidade: opinião pública (imprensa, governo, ONGs, sindicatos, associações). MENSAGEM ÚNICA PARA TODOS OS PÚBLICOS ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

7 Visão abrangente do modelo clássico de comunicação
Variáveis do ambiente de marketing: Variáveis do macroambiente: ambientes tecnológico, econômico, sociocultural, político-legal, demográfico e físico/natural. Percepção de mercado: a maneira como o mercado vê o produto, seus concorrentes ou a categoria como um todo. Atuação dos concorrentes: como é a atuação dos concorrentes em relação à comunicação com o mercado. ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

8 Fluxograma do processo de comunicação sob a ótica da CIM
Figura 2.3 ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

9 Aplicação do conceito de CIM
Todas as formas de comunicação devem transmitir uma única mensagem Sinergia Maior impacto ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.

10 Pilares da CIM A CIM está fundamentada em três pilares:
Tema central: o elemento que agrega. Formas de comunicação: uso de duas ou mais formas de comunicação. Público-alvo: envolve todos os diferentes públicos-alvo. Figura 2.4 ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.


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