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Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)

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Apresentação em tema: "Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)

2 Linguagem vs. Comunicação
O ser humano pode, à semelhança de outras espécies, comunicar de diferentes maneiras (ex. gesto, olhar, frase, choro..) A comunicação é universal a todas as espécies animais Comunicação=processo de troca de informação  codificação (formulação utilizando um código), transmissão e descodificação (compreensão)

3 Linguagem vs. Comunicação
A linguagem é uma forma particular de comunicação, i.e., uma entre várias formas de comunicação A linguagem não serve apenas para comunicar – serve também de suporte ao pensamento e em circunstâncias normais o pensamento concretiza-se sob a forma de palavras Nota: não significa que não há pensamento sem linguagem, ex. afasias A comunicação pela linguagem pode ser feita através da fala e da escrita

4 Linguagem “Sistema complexo e dinâmico de símbolos convencionados, usado em modalidades diversas para comunicar e pensar “ (American Speech-Language-Hearing Association, 1983)

5 Propriedades da linguagem
Criatividade (ou Produtividade) - a partir de um nº finito e reduzido de unidades podemos produzir e compreender um conjunto infinito de enunciados; a combinação e ordenação das unidades linguísticas é governada por um conjunto de regras e de princípios; Arbitrariedade – a relação entre a mensagem veiculada e os símbolos usados é arbitrária; símbolos são convencionados porque são representações do real partilhadas por uma dada comunidade linguística

6 Linguagem Competência/capacidade exclusiva da espécie humana; De importância fundamental para a humanidade – fala é o principal meio/via de comunicação entre os seres humanos; A linguagem escrita é considerada uma das mais importantes invenções da humanidade e a sua utilização passou a desempenhar um papel fundamental na vida dos cidadãos; Permite ultrapassar os limites temporais e espaciais entre emissor e receptor

7 Percepção da fala vs. Leitura
Em várias tarefas pode não fazer muita diferença o modo de apresentação da mensagem – Oral vs. Escrita Ex. “vou sair, só volto às 9h00” – é compreendida da mesma forma quer tenha sido dita, quer tenha sido deixada escrita – os processos de compreensão são provavelmente comuns Mas fala e escrita têm processos específicos, i.e., não partilhados

8 Percepção da fala vs. Leitura
Universal Antiga Voz/audição Interlocutor tem de estar presente Efémera Contexto determinado pelas circunstâncias Estímulo dinâmico Escrita Histórica Recente Grafismo/visão ou tacto Interlocutor pode estar ausente Permanente Contexto escolhido pelo Emissor/Receptor Estímulo estático

9 Percepção da fala vs. Leitura
A palavra falada obedece a uma sequência temporal; A fala é um sinal mais ambíguo, menos claro, que admite mais variações na forma como as palavras são produzidas (ex. variações dialectais); A corrente da fala é uma cadeia contínua, sem pausas entre as palavras; As exigências colocadas à memória são maiores – as palavras produzidas já não estão acessíveis Escrita A palavra escrita obedece a uma sequência espacial – todos os seus componentes são apresentados em simultâneo; Na escrita, as palavras são representadas por uma sequência ortográfica precisa (ex. escrevemos IGREJA e não igreija) As palavras são separadas por espaços O leitor pode ser reter-se durante mais tempo numa palavra, frase ou parágrafo e pode inclusivamente voltar atrás

10 Percepção da fala vs. Leitura
A fala contém várias pistas quanto à estrutura da frase e intenção de significado – ex. entoação, acento,... – Pistas prosódicas Adquirida naturalmente por imersão num ambiente linguístico Escrita As pistas para a estrutura das frases são dadas pela pontuação – menos informativa do que as pistas prosódicas Aprendida a partir de um ensino formal Fala e leitura são diferentes e independentes  têm processos específicos


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