A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde."— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde

3 Objetivos Gerais Aumentar a qualidade da informação, aprendizado e ensino na formação básica e educação continuada dos médicos e outros profissionais de saúde brasileiros Aumentar a qualidade da informação, aprendizado e ensino na formação básica e educação continuada dos médicos e outros profissionais de saúde brasileiros Disseminar e treinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias de informação e telecomunicação Disseminar e treinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias de informação e telecomunicação Usar essas tecnologias maciçamente e efetivamente nos cursos de ciências da saúde Usar essas tecnologias maciçamente e efetivamente nos cursos de ciências da saúde Avaliar o impacto efetivo dessas tecnologias sobre a qualidade do ensino em ciências da saúde, e, em ultima análise, sobre a assistência Avaliar o impacto efetivo dessas tecnologias sobre a qualidade do ensino em ciências da saúde, e, em ultima análise, sobre a assistência

4 Proposta Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência) Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência) Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.) Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.)

5 Focos de Ensino/Aprendizado Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado) Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado) Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos Auto-didatismo, formação em serviço Auto-didatismo, formação em serviço

6 Tecnologias VSAT VSAT TCP/IP, HTTP, etc. TCP/IP, HTTP, etc. Tele e videoconferência Tele e videoconferência Áudio e vídeo sob demanda Áudio e vídeo sob demanda TV por Satélite digital (DSTV) TV por Satélite digital (DSTV) Integração entre TV e Internet (MP3, WebChoice TV, WebTV, PPV) Integração entre TV e Internet (MP3, WebChoice TV, WebTV, PPV) Bancos de dados e bibliotecas digitais Bancos de dados e bibliotecas digitais Discos óticos (CD-ROM, DVD) Discos óticos (CD-ROM, DVD)

7 Atividades Canal de TV médica por satélite, com cursos, mesas-redondas, palestras, filmes, etc. Canal de TV médica por satélite, com cursos, mesas-redondas, palestras, filmes, etc. Aulas interativas por videoconferência simétrica e teleconferência assimétrica Aulas interativas por videoconferência simétrica e teleconferência assimétrica Cursos através da Internet Cursos através da Internet Telemedicina: discussão de casos clínicos, teleradiologia, telepatologia, telementoring, etc. Telemedicina: discussão de casos clínicos, teleradiologia, telepatologia, telementoring, etc. Montagem de uma grade diária única multipontos e ponto a ponto, através da iniciativa dos pontos geradores, divulgação através de cartazes, publicações e Internet Montagem de uma grade diária única multipontos e ponto a ponto, através da iniciativa dos pontos geradores, divulgação através de cartazes, publicações e Internet

8 Papel Integrativo da EduMed Real Virtual Virtual Real EduMed

9 Tele-Sala de Aula Antenas parabólicas e conectividade digital Antenas parabólicas e conectividade digital Dois televisores de grande formato ou telão Dois televisores de grande formato ou telão Sistema completo de áudio/vídeo analógico Sistema completo de áudio/vídeo analógico Câmaras de vídeo digital por controle remoto e para digitalização de imagens médicas Câmaras de vídeo digital por controle remoto e para digitalização de imagens médicas Microfones omnidirecionais Microfones omnidirecionais Unidade móvel de telemedicina Unidade móvel de telemedicina Rede de 25 micros multimídia com host Internet RISC Rede de 25 micros multimídia com host Internet RISC Estúdio completo de produção em multimídia Estúdio completo de produção em multimídia

10 Aplicações da Teleconsulta na Educação em Saúde Discussão de casos clínicos Discussão de casos clínicos Participação dos estudantes na resolução de casos clinicos via telemedicina Participação dos estudantes na resolução de casos clinicos via telemedicina Acompanhamento de cirurgias e de necrópsias à distância Acompanhamento de cirurgias e de necrópsias à distância Instrução remota baseada em imagens em patologia geral e cirúrgica, microbiologia, etc. Instrução remota baseada em imagens em patologia geral e cirúrgica, microbiologia, etc.

11 Aplicações da Internet Cursos modularizados baseados na Web Cursos modularizados baseados na Web Cada módulo tem elementos assíncronos (sob demanda) e síncronos (teleconferência), interativos e não interativos Cada módulo tem elementos assíncronos (sob demanda) e síncronos (teleconferência), interativos e não interativos Sistema de gerenciamento acadêmico on- line Sistema de gerenciamento acadêmico on- line Cursos de curta, média e longa duração, com diferentes metas educacionais Cursos de curta, média e longa duração, com diferentes metas educacionais Processo cooperativo de criação Processo cooperativo de criação

12 Exemplos de Cursos na Web Curta duração (1 módulo) Avanços no uso de inibidores da ECA em pacientes pós-infarto do miocárdio Curta duração (1 módulo) Avanços no uso de inibidores da ECA em pacientes pós-infarto do miocárdio Média duração (10 a 15 módulos) Ecocardiografia pediátrica Média duração (10 a 15 módulos) Ecocardiografia pediátrica Longa duração (80 a 160 módulos) Especialização em cardiologia clínica Longa duração (80 a 160 módulos) Especialização em cardiologia clínica

13 Tipos de Créditos ECS Atualização científica permanente: Leitura de 4 trabalhos científicos selecionados por mês (resumo estendido), resposta a um questionário de avaliação on-line Atualização científica permanente: Leitura de 4 trabalhos científicos selecionados por mês (resumo estendido), resposta a um questionário de avaliação on-line Cursos de extensão delimitados no tempo Cursos de extensão delimitados no tempo Cursos de atualização permanente: Capítulos ou aulas são reescritos periodicamente Cursos de atualização permanente: Capítulos ou aulas são reescritos periodicamente Geração de conhecimento Geração de conhecimento

14 Filosofias Básicas Uso de oportunidades oferecidas pela legislação (LDBE) na área de EAD Uso de oportunidades oferecidas pela legislação (LDBE) na área de EAD Proporcionar uma infraestrutura sólida, permanente e atualizada tecnologicamente para EAD de todos os tipos Proporcionar uma infraestrutura sólida, permanente e atualizada tecnologicamente para EAD de todos os tipos Formação de alianças, consórcios, etc. entre entidades de ensino, empresas, governo, comunidade, etc. Formação de alianças, consórcios, etc. entre entidades de ensino, empresas, governo, comunidade, etc.

15 O Consórcio Formado por universidades e associações médicas (junho de 2002: 19 participantes) em nível nacional Formado por universidades e associações médicas (junho de 2002: 19 participantes) em nível nacional Conselho consultivo, com representantes de todas as instituições Conselho consultivo, com representantes de todas as instituições Gerenciamento pelo Instituto Edumed, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos Gerenciamento pelo Instituto Edumed, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos Constituido em agosto de 2000. Constituido em agosto de 2000.

16 Contatos Renato M.E. Sabbatini Email: sabbatin@nib.unicamp.br Internet: www.edumed.net www.edumed.org.br Telfax.: (019) 3295-8191 Celular: (019) 9601-7854


Carregar ppt "Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google