Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina De Sena Alterado mais de 9 anos atrás
1
Prof. Esp. Wagner Andrade ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
2
É um instrumento administrativo que pode otimizar as comunicações e o processo decisório nas empresas, que são dois problemas sérios para a eficiência, eficácia e efetividade das empresas SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
3
Avanços tecnológicos Qual é o tipo da sua empresa ???
4
PRODUÇÃOEMMASSA NECESSIDADESDOMERCADO
5
GLOBALIZAÇÃO
6
hierarquia funcional interações em redes produção em escala relações econômicas alianças estratégicas capacidade flexível
7
“Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” Sun Tzu - A arte da guerra
8
“90% da humanidade passa o dia trocando papéis e fazendo informações fluir, sendo surpreendente como isto pode gerar empregos, riqueza e bem-estar.” Arno Penzias Prêmio Nobel de Física
9
S I G
10
- necessitam de informações relevantes (foco básico do SIG) (foco básico do SIG) - vítimas de uma abundância de informações irrelevantes informações irrelevantes Executivos
11
Reclamações dos executivos: há muita informação inadequada e pouca informação adequada há muita informação inadequada e pouca informação adequada informações dispersas na empresa, exigindo grandes esforços para localizá-las e integrá-las informações dispersas na empresa, exigindo grandes esforços para localizá-las e integrá-las informações retidas com exclusividade por outros executivos informações retidas com exclusividade por outros executivos informações importantes chegam tarde informações importantes chegam tarde informações muitas vezes não confiáveis informações muitas vezes não confiáveis
12
A geração das informações deixou de ser um problema significativo Problema: definição das informações geradas e, principalmente, a forma de integrá-las.
13
Empresas vencedoras: mudanças emergem do bom senso, do consenso e de liderança mudanças emergem do bom senso, do consenso e de liderança interesses e expectativas pessoais e grupais se complementam interativamente interesses e expectativas pessoais e grupais se complementam interativamente participação efetiva e metas compartilhadas participação efetiva e metas compartilhadas criatividade e inovação são incentivadas criatividade e inovação são incentivadas preocupação com desempenho do indivíduo preocupação com desempenho do indivíduo recompensa é pelos resultados apresentados recompensa é pelos resultados apresentados construir o inédito e afetar o cenário futuro construir o inédito e afetar o cenário futuro
14
Empresas vencedoras: preocupação com conservação ambiental preocupação com conservação ambiental consumidores cada vez mais exigentes consumidores cada vez mais exigentes segmentação do mercado mais detalhada segmentação do mercado mais detalhada fornecedores tornam-se parceiros fornecedores tornam-se parceiros concorrentes em maior número concorrentes em maior número competição por talentos é crescente competição por talentos é crescente qualidade torna-se mais globalizada qualidade torna-se mais globalizada evolução tecnológica intensifica-se e acelera evolução tecnológica intensifica-se e acelera a informação ocupa uma situação globalizada a informação ocupa uma situação globalizada
15
S I G
16
S I G SISTEMAS
17
SISTEMAS Uma técnica para lidar com a amplitude das empresas
18
Enfoque interativo do todo, o qual não permite a análise em separado das partes do todo, em virtude das intrincadas inter- relações das partes entre si e com o todo, as quais não podem ser tratadas fora do contexto. SISTEMAS
19
O estudo das relações entre os elementos componentes, em preferência ao estudo dos elementos entre si, destacando-se o processo e as possibilidades de transição, especificados em função dos seus arranjos estruturais e da sua dinâmica. SISTEMAS
20
Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função SISTEMAS
21
Componentes de um Sistema entradas saídas retroalimentação controle e avaliação processo de transformação processo de transformação objetivos
22
Ambiente de um Sistema É o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema É o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema
23
EMPRESA governo mão-de-obra mercado concorrência consumidores comunidade tecnologia sindicatos sistemafinanceiro fornecedores Ambiente de um Sistema
24
S I G
25
S I G INFORMAÇÕES
26
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação
27
Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões
28
quantidade de produção quantidade de produção custo de matéria-prima custo de matéria-prima número de empregados número de empregados resultados da análise dos dados Informação capacidade de produção capacidade de produção custo de venda de produto custo de venda de produto produtividade do funcionário produtividade do funcionário Dados
29
S I G
30
S I G GERENCIAIS
31
Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para os resultados Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para os resultados
32
Gerenciamento desordenado: dirigir a empresa sem sustentação administrativa dirigir a empresa sem sustentação administrativa falta de planejamento da situação desejada e os meios de se alcançar falta de planejamento da situação desejada e os meios de se alcançar desorganização dos recursos para facilitar o alcance dos resultados ditados pelo planejamento desorganização dos recursos para facilitar o alcance dos resultados ditados pelo planejamento sem controle e avaliação sem controle e avaliação resultados a serem alcançados não foram estabelecidos antecipadamente resultados a serem alcançados não foram estabelecidos antecipadamente executivos apenas “dão ordens”, o que não pode ser definido como “direção” executivos apenas “dão ordens”, o que não pode ser definido como “direção”
33
S I G
34
Algumas definições SIG é um método organizado de prover informações passadas, presentes e futuras, relacionadas com as operações internas e o serviço de inteligência externa. Serve de suporte para as funções de planejamento, controle e operação de uma empresa através do fornecimento de informações no padrão de tempo apropriado para assistir o tomador de decisões.
35
SIG é um sistema integrado homem-máquina que provê informações para dar suporte às funções de operação, administração e tomada de decisão na empresa. Algumas definições
36
SIG é um grupo de pessoas, um conjunto de manuais e equipamentos de processamento de dados voltados para a seleção, armazenamento, processamento e recuperação de dados com vistas à redução de incertezas na tomada de decisões, através de fornecimento de informações para os executivos a tempo para que eles possam usá-las da maneira mais eficiente. Algumas definições
37
SIG é um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informação que é usada ou desejada, por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades. Algumas definições
38
SIG consiste em pelo menos uma pessoa de certo tipo psicológico que se vê diante de um problema em algum contexto organizacional para o qual ele necessita de evidência para chegar a uma solução e que a evidência se torna disponível a ele através de algum modo de apresentação. Algumas definições
39
SIG é um método organizado para prover o executivo de informações passadas, presentes e futuras sobre a operação interna e o ambiente da empresa. E dá suporte às funções de planejamento, controle e operação de uma empresa, fornecendo informação uniforme para assistir à tomada de decisão. Algumas definições
40
SIG é uma combinação de pessoas, facilidades, tecnologia, ambiente, procedimento e controles, com os quais se pretende manter os canais essenciais de comunicação, processar certas rotinas típicas de transações, alertar os executivos para a significância dos eventos internos e externos e proporcionar uma base para a tomada de decisão inteligente. Algumas definições
41
Sistemas de Informações Gerenciais é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.
42
Tecnologias dos Sistemas de Informação - Qual Hardwears e Softwear são usados na empresa escolhida. - É a tecnologia ideal? - Não? Dê sugestões de novas tecnologias. - Sim? Justifique. Sistemas de Informações Gerenciais - Como funciona o sistema de informações da mesma: 1- A entrada2- Processamento 3- Saída 4- Feedback 5- Controle, avaliações e gerenciamento Trabalhos – TEMAS Grupos com 6 pessoas Escolha uma empresa Descreva o seu tipo de administração de informações e explique: Entrega e apresentação dia: 23/03
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.