A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conquista e resultados em programas de educação a distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conquista e resultados em programas de educação a distância."— Transcrição da apresentação:

1 conquista e resultados em programas de educação a distância

2 Tecnologia

3 Matemática Moderna

4 Internet http URL.com ……

5 Internet

6 A Internet Tem tudo ?!

7 Pesquisa Bibliográfica

8 Pesquisa Bibliográfica Moderna

9 A Escola

10

11

12 Web e Escola Ampliar o espaço Quebrar paredes Diminuir distâncias

13

14 anos de história na área de Informática e Educação

15 Trajetória tecnologias metodologias dois grandes pilares

16 Uso de todo potencial da tecnologia - informativo, construtivo, interativo - dando suporte às múltiplas faces do processo educativo...

17 nas esferas social, cognitiva, afetiva, criativa, cultural...

18 ... nos mais variados contextos: educação formal, não formal, especial, corporativa, continuada. Por meio de diferentes projetos...

19 Projetos Livre para uso Parceria: FEM/Unicamp

20 Projetos Software livre para download Apoio: FAPESP Parceria: IC/Unicamp

21 mudeel [3 3] mudecl vermelho pf 100 SuperLogo - SLogo Livre para download Parceria: IBM, Itautec Interpretador da linguagem Logo em Português

22 Logo Acredito que um dos aspectos essenciais da experiência com Logo é essa relação da prática na aprendizagem. O Logo, tanto no sentido do seu sistema computacional quanto no sentido da sua gama de atividades, foi criado com o objetivo de proposrcionar situãções novas e inesperadas que desafiarão professores e alunos Seymour Papert, criador do Logo

23 Tatgoshi Lá vem bomba Projetos Produto comercial Parceria: Divertire

24 OBJETIVOS NORTEADORES DO KIT: Resgatar a atividade de programação Logo: - diferentes soluções para um mesmo problema; - formas alternativas de representação das soluções usando estratégias variadas; - entendimento do problema original a partir de múltiplas resoluções contextos significativos para o usuário

25 Os projetos sugeridos no kit são como SEMENTES que crescem em função dos interesses e objetivos de cada usuário... pontos de referência para que cada um crie seus próprios projetos

26 O que faz? pirâmide alimentar: analisa três refeições do usuário, sugere mudanças nutricionais Conteúdos: biologia, nutrição, matemática, culinária, química...história, geografia... Conceitos: vetores, operações, iteração, variáveis locais... cálculo de calorias por tipo de alimento, diferenciação de dietas de acordo com sexo e idade, resultados por meio de gráficos...

27 Diversidade de projetos... relações internas... entre eles... Ponteiro a Ponteiro Dr. BiruTat Lá vem bomba Mister Baskara A palavra é.... Fábrica de Português Maluco De AA a aa, que bicho vai dar Tirando som de A a Z Tatgoshi

28 Para evitar a tecno-exclusão, temos que permitir que todas as crianças aprendam a programar na escola, e não simplesmente utilizar software. Se ensinarmos uma criança a programar, o enorme exercício mental envolvido a tornará senhora dos computadores Umberto Eco

29 Não basta ensinar às crianças a surfar é preciso ensiná-las a fazer ondas

30 Projetos Ambientes para EaD Software livre Parceria: OEA IC/Unicamp PRG/Unicamp

31 Educação e Internet...novo meio para a construção (...) oportunidade para que as pessoas possam discutir, compartilhar e colaborar na elaboração de conhecimentos e saberes.

32 Projeto TelEduc –Parceria Núcleo de Informática Aplicada a Educação – Nied Instituto de Computação –Pesquisa e desenvolvimento em EaD Tecnologia Metodologia

33 Inicio do projeto: agosto/1997 Lançado como SW livre em fevereiro de 2001 –1213 downloads (versão 1.0 a 2.07) Versão 3.0 lançada em março de 2002 –Plataforma multi-linguas –Atualmente versão 3.3 Ferramentas de avaliação Financiadores –Capes, CNPq, FAPESP, OEA

34 Ferramentas de coordenação: organizar e subsidiar ações do curso Ferramentas de comunicação Ferramentas de administração: gerenciamento, acompanhamento e apoio à autoria O ambiente

35 Dinâmica do Curso Agenda Organização das atividades do aluno

36 Conteúdos Leituras Material de Apoio Atividades

37 Comunicação assíncrona Correio Fóruns Mural

38 Comunicação síncrona Bate-papo

39 Trabalho colaborativo Grupos Portfólio

40 Para facilitar a colaboração Perfil

41 Gerenciamento Acessos

42 Gerenciamento Intermap

43 Projetos - Formação Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina ( ) Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela Parceria: UFRGS, PUC-SP, OEA

44 Projetos - Formação Informática na Educação Especial SEED/MEC FENAPAES Formação de profissionais via EaD 500 profissionais 95 instituições Todos os estados brasileiros (-2) Parcerias: UFRGS, IA/Unicamp

45 Projeto PROINESP - (SEESP/FENAPAES) montagem de laboratórios seleção de instituições (critérios - 20h/s) cursos presenciais (para uso da WEB) cursos a distância de 120h (12 semanas) profissionais / 7 turmas profissionais / 17 turmas * encontro presencial - Congresso

46

47 Pressupostos a respeito do processo de formação: continuado e em serviço visando a reconstrução da prática profissional Natureza do tema do processo de formação (seus conteúdos): sinergia entre teoria e prática Escolha das ferramentas do compatibilização entre as intenções do formador e os meios oferecidos pelo ambiente que sustentam a mediação didática

48 Comunidade Virtual

49 Mais do que acesso e socialização dos conhecimentos culturalmente construídos... A aplicação das TICs na Educação Especial pode contribuir de forma importante para: Portanto a formação de profissionais críticos e reflexivos... a construção de ambientes de aprendizagem significativos o conhecimento efetivo desses sujeitos

50 ...visando o desenvolvimento do potencial cognitivo, afetivo, criativo, cultural, enfim, humano pelo fato de colocar em ação saberes, talentos e dificuldades as múltiplas faces do processo educativo

51 Parceria: PRG/Unicamp CCUEC Grupo EaD/CCUEC/Unicamp,

52 Ambiente Computacional de apoio ao ensino presencial Uma instância TelEduc para cada uma das disciplinas de graduação –~3200 turmas/semestre Professor tem opção de usar ou não –1s2003 – 12 disciplinas (~350alunos) –2s2003 – 255 disciplinas (~7500 alunos) –1s2004 – 142 disciplinas (~4500 alunos) –2s2004 – 348 disciplinas (~11256 alunos)

53

54

55 Mea Culpa Pesquisa sobre o perfil dos professores do ensino fundamental e médio no Brasil, divulgada pela UNESCO, mostra que quase 60% deles nunca usaram correio eletrônico ou navegaram na Internet. (O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional Unesco. São Paulo: Moderna, 2004)

56 tecnologias metodologias

57 Contatos NIED –http://www.nied.unicamp.brhttp://www.nied.unicamp.br Projeto TelEduc –http://teleduc.nied.unicamp.brhttp://teleduc.nied.unicamp.br Projeto Ensino Aberto –http://www.unicamp.br/EA Heloísa Vieira da Rocha –http://www.ic.unicamp.br/~heloisahttp://www.ic.unicamp.br/~heloisa


Carregar ppt "Conquista e resultados em programas de educação a distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google