A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

conquista e resultados em programas de educação a distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "conquista e resultados em programas de educação a distância"— Transcrição da apresentação:

1 conquista e resultados em programas de educação a distância

2 Tecnologia

3 Matemática Moderna

4 Internet http URL .com ……

5 Internet

6 A Internet Tem tudo ?!

7 Pesquisa Bibliográfica

8 Pesquisa Bibliográfica Moderna

9 A Escola

10 A Escola

11 A Escola

12 Web e Escola Ampliar o espaço “Quebrar paredes” Diminuir distâncias

13

14 20 anos de história na área de Informática e Educação
2003 20 anos de história na área de Informática e Educação

15 Trajetória dois grandes pilares metodologias tecnologias

16 Uso de todo potencial da tecnologia - informativo , construtivo, interativo - dando suporte às múltiplas faces do processo educativo...

17 nas esferas social, cognitiva, afetiva, criativa, cultural...

18 ... nos mais variados contextos: educação formal, não formal, especial, corporativa, continuada.
Por meio de diferentes projetos...

19 Parceria: FEM/Unicamp
Projetos Livre para uso Parceria: FEM/Unicamp

20 Software livre para download
Projetos Software livre para download Apoio: FAPESP Parceria: IC/Unicamp

21 Interpretador da linguagem Logo
SuperLogo - SLogo Interpretador da linguagem Logo em Português mudeel [3 3] mudecl “vermelho pf 100 Livre para download Parceria: IBM, Itautec

22 Logo “Acredito que um dos aspectos essenciais da experiência com Logo é essa relação da prática na aprendizagem. O Logo, tanto no sentido do seu sistema computacional quanto no sentido da sua gama de atividades, foi criado com o objetivo de proposrcionar situãções novas e inesperadas que desafiarão professores e alunos” Seymour Papert, criador do Logo

23 Projetos Lá vem bomba Tatgoshi Produto comercial Parceria: Divertire

24 OBJETIVOS NORTEADORES DO KIT:
Resgatar a atividade de programação Logo: - diferentes soluções para um mesmo problema; - formas alternativas de representação das soluções usando estratégias variadas; - entendimento do problema original a partir de múltiplas resoluções contextos significativos para o usuário

25 Os projetos sugeridos no kit são como
SEMENTES que crescem em função dos interesses e objetivos de cada usuário... pontos de referência para que cada um crie seus próprios projetos

26 vetores, operações, iteração, variáveis locais...
Conceitos: vetores, operações, iteração, variáveis locais... O que faz? pirâmide alimentar: analisa três refeições do usuário, sugere mudanças nutricionais Conteúdos: biologia, nutrição, matemática, culinária, química...história, geografia... cálculo de calorias por tipo de alimento, diferenciação de dietas de acordo com sexo e idade, resultados por meio de gráficos...

27 Diversidade de projetos...
Dr. BiruTat Lá vem bomba Ponteiro a Ponteiro A palavra é .... Diversidade de projetos... relações internas... entre eles... Mister Baskara Fábrica de Português Maluco De AA a aa, que bicho vai dar Tatgoshi Tirando som de A a Z

28 “Para evitar a tecno-exclusão, temos que permitir que todas as crianças aprendam a programar na escola, e não simplesmente utilizar software. Se ensinarmos uma criança a programar, o enorme exercício mental envolvido a tornará senhora dos computadores” Umberto Eco

29 Não basta ensinar às crianças a surfar é preciso ensiná-las a fazer ondas

30 Projetos Ambientes para EaD Software livre Parceria: OEA IC/Unicamp
PRG/Unicamp

31 Educação e Internet “...novo meio para a construção (...) oportunidade para que as pessoas possam discutir, compartilhar e colaborar na elaboração de conhecimentos e saberes.”

32 Projeto TelEduc - 1997 Pesquisa e desenvolvimento em EaD Parceria
Núcleo de Informática Aplicada a Educação – Nied Instituto de Computação Pesquisa e desenvolvimento em EaD Tecnologia Metodologia

33 Inicio do projeto: agosto/1997
Lançado como SW livre em fevereiro de 2001 1213 downloads (versão 1.0 a 2.07) Versão 3.0 lançada em março de 2002 Plataforma multi-linguas Atualmente versão 3.3 Ferramentas de avaliação Financiadores Capes, CNPq, FAPESP, OEA

34 O ambiente Ferramentas de coordenação: organizar e subsidiar ações do curso Ferramentas de comunicação Ferramentas de administração: gerenciamento, acompanhamento e apoio à autoria

35 Organização das atividades do aluno
Agenda Dinâmica do Curso

36 Conteúdos Material de Apoio Leituras Atividades

37 Comunicação assíncrona
Fóruns Correio Mural

38 Comunicação síncrona Bate-papo

39 Trabalho colaborativo
Portfólio Grupos

40 Para facilitar a colaboração
Perfil

41 Gerenciamento Acessos

42 Gerenciamento Intermap

43 Projetos - Formação Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina ( ) Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela Parceria: UFRGS, PUC-SP, OEA

44 Projetos - Formação Informática na Educação Especial
Informática na Educação Especial SEED/MEC FENAPAES Formação de profissionais via EaD 500 profissionais 95 instituições Todos os estados brasileiros (-2) Parcerias: UFRGS, IA/Unicamp

45 Projeto PROINESP - (SEESP/FENAPAES)
montagem de laboratórios seleção de instituições (critérios - 20h/s) cursos presenciais (para uso da WEB) cursos a distância de 120h (12 semanas) profissionais / 7 turmas profissionais / 17 turmas * encontro presencial - Congresso

46

47 Escolha das ferramentas do
compatibilização entre as intenções do formador e os meios oferecidos pelo ambiente que sustentam a mediação didática Pressupostos a respeito do processo de formação: continuado e em serviço visando a reconstrução da prática profissional Natureza do tema do processo de formação (seus conteúdos): sinergia entre teoria e prática

48 Comunidade Virtual

49 Portanto Mais do que acesso e socialização dos conhecimentos culturalmente construídos... A aplicação das TICs na Educação Especial pode contribuir de forma importante para: o conhecimento efetivo desses sujeitos a construção de ambientes de aprendizagem significativos a formação de profissionais críticos e reflexivos...

50 as múltiplas faces do processo educativo
...visando o desenvolvimento do potencial cognitivo, afetivo, criativo, cultural, enfim, humano pelo fato de colocar em ação saberes, talentos e dificuldades as múltiplas faces do processo educativo

51 Grupo EaD/CCUEC/Unicamp
Parceria: PRG/Unicamp CCUEC Grupo EaD/CCUEC/Unicamp ,

52 Ambiente Computacional de apoio ao ensino presencial
Uma instância TelEduc para cada uma das disciplinas de graduação ~3200 turmas/semestre Professor tem opção de usar ou não 1s2003 – 12 disciplinas (~350alunos) 2s2003 – 255 disciplinas (~7500 alunos) 1s2004 – 142 disciplinas (~4500 alunos) 2s2004 – 348 disciplinas (~11256 alunos)

53

54

55 Mea Culpa “Pesquisa sobre o perfil dos professores do ensino fundamental e médio no Brasil, divulgada pela UNESCO, mostra que quase 60% deles nunca usaram correio eletrônico ou navegaram na Internet.” (O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional Unesco. São Paulo: Moderna, 2004)

56 metodologias tecnologias

57 Contatos NIED Projeto TelEduc Projeto Ensino Aberto
Projeto TelEduc Projeto Ensino Aberto Heloísa Vieira da Rocha


Carregar ppt "conquista e resultados em programas de educação a distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google