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O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

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Apresentação em tema: "O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"— Transcrição da apresentação:

1 O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
A ATUAÇÃO DO PROFESSOR O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

2 QUESTÕES A EXAMINAR A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER A NECESSIDADE DE PARTICULARIZAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

3 RELAÇÃO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Não postulada, por haver identidade entre os dois processos (Teoria do Reforço de Skinner) Desenvolvimento antecede a aprendizagem (Teoria do Desenvolvimento de Piaget) Aprendizagem antecede o desenvolvimento (Teoria histórico-cultural de Vygotsky)

4 A RELAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER
DISSOCIAÇÃO INDISSOCIAÇÃO

5 DISSOCIAÇÃO DO ENSINAR E DO APRENDER
A dissociação do ensinar e do aprender está presente no discurso cotidiano e em teorias psicológicas sobre a aprendizagem e sobre o desenvolvimento. Segundo essa forma de ver, o professor não participa diretamente do processo de aprendizagem do aluno. Sua participação é apenas indireta e, portanto, apenas mediadora.

6 DISSOCIAÇÃO DO ENSINAR E DO APRENDER
EXEMPLOS . Eu ensinei, mas ele não aprendeu porque tem dificuldades de aprendizagem . Eu ensinei. Alguns alunos aprenderam e outros não. Os que não aprenderam não prestaram atenção ou não se dedicaram ao estudo . Teoria do Reforço de Skinner.

7 A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINAR E DO APRENDER
A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY O ensinar e o aprender formam uma UNIDADE. Esta unidade delimita o campo de constituição do indivíduo na cultura. São, pois, dois processos indissociáveis. Implica, portanto, a idéia de que o professor participa ativamente da constituição de processos psíquicos do aluno. Ou, ainda, o professor participa ativamente do processo de aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.

8 A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINAR E DO APRENDER
Tomados como uma unidade, o ensinar e o aprender são processos indissociáveis e demarcam o campo em que cultura e indivíduo constituem-se mutuamente. Isso é o mesmo que dizer que indivíduo e cultura interferem um no outro; ferem-se mutuamente numa relação. Logo, o professor participa diretamente da constituição de processos psíquicos do aluno e não de forma apenas mediadora.

9 A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINAR E DO APRENDER
O foco da análise sobre o papel do professor não deve, pois, incidir sobre o conhecimento que o aluno constrói no seu processo de aprendizagem. O foco deve incidir sobre as funções intrapsíquicas do aluno possibilitadas pelo processo de ensino-aprendizagem. Isto é, sobre as funções psíquicas do aluno que, efetivamente, desdobram-se em possibilidades de desenvolvimento como resultado do processo de ensino-aprendizagem.

10 A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINAR E DO APRENDER
O conceito de zona proximal de desenvolvimento A lei geral de desenvolvimento da teoria histórico-cultural.

11 ZONA PROXIMAL DE DESENVOLVIMENTO
Distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (Vygotsky, L. S. A formação social da mente. P. 97)

12 LEI GERAL DE DESENVOLVIMENTO
Toda função psíquica, tipicamente humana, aparece, pelo menos, em dois planos. Primeiramente, no plano externo, isto é, como ação dirigida para ou pelo outro. Em seguida, no plano interno, isto é, como ação dirigida a si próprio.

13 PARTICULARIZANDO A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Por que essa particularização é necessária? Modos particulares de organização da cultura e o conceito de atividade (conjunto de ações organizadas, motivadas e dirigidas a um fim). O desenvolvimento cultural da pessoa desencadeia-se em razão de necessidades culturais.

14 PARTICULARIZANDO A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
A atividade escolar é um tipo particular de atividade cultural, com uma organização particular de ações, que atendem a necessidades e finalidades particulares. A escola como lugar da experiência com um novo tipo de conhecimento – o conhecimento sistematizado, formal – que não substitui outros tipos de conhecimento, por exemplo, o cotidiano, informal, mas integra-se a eles.

15 PARTICULARIZANDO A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Logo, a atuação do professor tem alguma particularidade, ainda que a ele possam ser atribuídas funções que, de modo geral, se atribuem a um educador. Ou seja, em conformidade com a visão histórico-cultural, o professor deve inaugurar um novo processo de desenvolvimento no aluno: aquele que se desencadeia com a aprendizagem dos conceitos sistematizados.

16 PARTICULARIZANDO A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
O professor participa ativamente da constituição do processo de desenvolvimento da consciência reflexiva do aluno. CONSCIÊNCIA REFLEXIVA Discernimento e domínio voluntário do próprio ato de pensar.

17 PARTICULARIZANDO A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
PLANEJA ORGANIZA DIRIGE REGE O AMBIENTE SOCIAL ESCOLAR DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA REFLEXIVA DO ALUNO E, DEPOIS, RETIRA-SE DO CENÁRIO.


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