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Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012.

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1 Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012

2 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo São apresentadas algumas propriedades geométricas, começando-se por : Identificar uma circunferência; Representar uma circunferência usando compasso; Nas Metas curriculares…

3 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar uma superfície esférica; Utilizar corretamente os termos: centro, raio e diâmetro; Nas Metas curriculares…

4 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar a parte interna da circunferência; Identificar um círculo; Nas Metas curriculares…

5 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar a parte interna da superfície esférica; Identificar uma esfera; Nas Metas curriculares…

6 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar eixos de simetria em figuras planas (usando dobragens, papel vegetal); Nas Metas curriculares…

7 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo MetasPrograma DescritoresObjetivos específicosNotas Identificar : «Circunferência», «parte interna da circunferência» e «círculo»; «Superfície esférica», «parte interna da superfície esférica» e «esfera» Eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel vegetal, etc. Utilizar corretamente os termos «centro», «raio» e «diâmetro». Distinguir círculo de circunferência e relacionar o raio e o diâmetro. Identificar no plano eixos de simetria de figuras. Construir frisos e identificar simetrias. Pedir a utilização do compasso. Propor a exploração de frisos identificando simetrias, de translação, reflexão, reflexão deslizante e rotação(meia-volta).

8  Falar de Simetria é falar de Simetria de uma figura.  Não tem sentido perguntar-se se as duas bonecas (duas figuras) são simétricas… … embora possa perguntar-se se a boneca (uma figura) tem simetria.  Simetria de uma figura não é o mesmo que simetria axial de uma figura: a figura pode ter simetrias que não sejam axiais. Simetria de uma figura F é uma isometria T do plano que deixa a figura invariante, isto é, tal que T(F) = F. (Bastos, 2006, p.11)

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10 Se existir, pelo menos, uma rotação com uma amplitude superior a 0º e inferior a 360º, então podemos dizer que a figura tem uma simetria rotacional.

11 Como a reconhecemos? Se conseguirmos girar a figura em torno de um ponto fixo, de modo a que a imagem resultante, através da rotação, coincida com a figura original. Têm simetria rotacionalNão tem simetria rotacional

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19 Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 19 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 1: gerado por translação Investigar Tipo 2: gerado por reflexão de eixo horizontal e translação Motivo simples Motivo composto

20 Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 20 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 3: gerado por reflexão de eixo vertical e translação Tipo 4: gerado por reflexão de eixo horizontal, reflexão de eixo vertical e translação Investigar Motivo simples Motivo composto

21 Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 21 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 5: gerado por rotação de 180 0 e translação Investigar Motivo simples

22 Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 22 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 6: gerado por reflexão deslizante e translação Investigar Motivo simples

23 Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 23 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 7: gerado por reflexão de eixo vertical, reflexão deslizante e translação Investigar Motivo simples Motivo composto

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25 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Proposta de trabalho 3ª sessão Figuras Geométricas Realização da Atividade nº 3 Elaboração de uma proposta de atividade pelos formandos


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