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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
É um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos, por um empregado ou por um grupo, em determinado período e área específica (conhecimentos, metas, habilidades, etc.) 1 Prof. Dr. Jean Pierre Marras

2 Objetivos da Avaliação de Desempenho
Identificar aqueles empregados que necessitam de aperfeiçoamento; Descobrir novos talentos na organização; Facilitar o autodesenvolvimento dos empregados; Fornecer feedback aos empregados; Subsidiar programas de mérito, promoções e transferências. 2 Prof. Dr. Jean Pierre Marras

3 Campos de abrangência da Avaliação de Desempenho
Campo de Resultados Campo do Conhecimento Campo do Comportamento. 3 Prof. Dr. Jean Pierre Marras

4 Principais Problemas da Avaliação de Desempenho
Atitudes Conscientes Atitudes Inconscientes 4 Prof. Dr. Jean Pierre Marras

5 Atitudes Inconscientes na Avaliação de Desempenho
Julgar sob impressão de uma qualidade Basear-se em acontecimento recente. Levar em conta características extracargo Supervalorizar qualidades potenciais. 5 Prof. Dr. Jean Pierre Marras

6 Atitudes Conscientes na Avaliação de Desempenho
Efeito de Halo Efeito Tendência Central Prof. Dr. Jean Pierre Marras 6

7 Campos Influentes na Avaliação de Desempenho
Variável Teleológica Variável Cognitiva Variável Volitiva Variável Tecnológica Variável Compensatória 7 Prof. Dr. Jean Pierre Marras

8 Modelos de Avaliação de Desempenho
Incidentes Críticos Comparativo Escolha Forçada 360 Graus Escalas Gráficas Prof. Dr. Jean Pierre Marras 8

9 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Etapas da Avaliação Diálogo de estabelecimento de metas Coaching periódico Diálogo de avaliação do desempenho Diálogo de verificação do progresso Prof. Dr. Jean Pierre Marras 9

10 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Etapas da Avaliação Diálogo de estabelecimento de metas Fomenta a compreensão dos objetivos da empresa / área; Define as metas pessoais; Define o desenvolvimento pessoal; Repassa as áreas de responsabilidades chaves; define os indicadores de desempenho; Prof. Dr. Jean Pierre Marras 10

11 Feedback estruturado; Discussão do resultado da auto-avaliação
Etapas da Avaliação Diálogo de verificação do progresso Feedback estruturado; Discussão do resultado da auto-avaliação Acordo sobre ações corretivas e o apoio necessário; ( 1 vez p/ ano de maneira informal ) Prof. Dr. Jean Pierre Marras 11

12 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Etapas da Avaliação Diálogo de avaliação do desempenho Avaliação do desempenho; Avaliação do “Coaching”; Reconhecimento e formalização; Prof. Dr. Jean Pierre Marras 12

13 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Etapas da Avaliação “Coaching” periódico Supervisores oferecem orientação e apoio no que se refere às metas que cada indivíduo se comprometeu a atingir; - Orientação Formal; - Orientação Informal; Prof. Dr. Jean Pierre Marras 13

14 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Modelo “360 Graus” É um modelo em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: Prof. Dr. Jean Pierre Marras 14

15 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Avaliação 360º Superior Clientes Eu Eu Parceiros Fornecedores Subordinados Prof. Dr. Jean Pierre Marras 15

16 VANTAGENS DO MODELO 360º Mais justo Menos subjetividade no processo
Maior grau de participação

17 DESVANTAGENS DO MODELO DE 360º
Maior custo Demanda maior tempo para administrar Ocupa diversos profissionais

18 Prof. Dr. Jean Pierre Marras
Modelo Escala Gráfica Baseia-se na avaliação de um grupo de fatores determinantes daquilo que a organização define como “desempenho” Quantidade Qualidade Conhecimentos Cooperação Iniciativa Etc. Prof. Dr. Jean Pierre Marras 18

19 VANTAGENS DO MODELO DE ESCALA GRÁFICA
Custo menor Maior rapidez no processo Aplicação mais simples

20 DESVANTAGENS DO MODELO DE ESCALA GRÁFICA
Alto grau de subjetividade Forte concentração na figura do chefe imediato Forte possibilidade de descrédito do modelo por parte dos empregados


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