Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanna Couto Alterado mais de 9 anos atrás
1
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
Módulo 1 “Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
2
A organização do tempo é uma meta complexa que não é possível solucionar com apenas uma ação. Como agimos no dia a dia, tem a ver com a nossa concepção de mundo, de seres humanos, nossos valores, nossa cultura. As dicas que possam surgir para nos ajudar nessa organização temporal podem colaborar, mas não solucionar, pois cada um de nós apresenta formas diferentes de agir no mundo e de aprender.
3
A tarefa de pensarmos sobre a organização do tempo, na rotina profissional de um gestor escolar, pode ser realizada em quatro etapas: Atividade
4
Autorreflexão De acordo com Flavell, o conhecimento metacognitivo é o conhecimento que se tem sobre o próprio conhecimento, que por sua vez, pode ser sobre as pessoas, as tarefas e as estratégias. O gestor pode tomar consciência do seu processo cognitivo e melhorar sua organização profissional. Placco e Souza afirmam que isso será possível se o sujeito: Conhecer a si próprio, como processador de informação, isto é, tiver consciência de sua característica de aprendiz; Conhecer as finalidades e exigências específicas da ta-refa a realizar; Escolher procedimentos, de acordo com as caracte-rísticas pessoais e da tarefa; Considerar o entorno, o outro e suas implicações afetivas.
5
Conhecer as dimensões da sua função
Ter uma compreensão global de todas as dimensões do trabalho do gestor escolar é de grande relevância para uma boa organização da rotina. Gerir uma escola, em toda a sua complexidade, é uma tarefa desafiante que irá exigir do gestor uma visão coerente e atualizada ao seu tempo sobre educação; a gestão escolar e o seu papel profissional na liderança, e a organização da escola.
6
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, identificou quatro segredos de uma boa gestão:
A formação dos gestores; A capacidade do Diretor, de integrar todas as áreas de atuação no dia a dia; Atenção dedicada as metas de aprendizagens medidas nas avaliações externas; A habilidade para criar um clima positivo de trabalho na escola.
7
Classificação de HELOISA LÜCK:
10
Atividade
11
Planejar O Planejamento é inerente ao trabalho do educador devido ao fato de que o objeto da sua ação é de grande complexidade: o cotidiano escolar. Orienta, dá objetivos às nossas ações, traça metas e esclarece quais são os resultados pretendidos. O gestor escolar tendo a posse do planejamento realizado coletivamente pela sua comunidade escolar deve, agora, pensar como deverá acompanhar todos os processos. A Equipe precisa compartilhar tarefas e se organizar no cumprimento delas.
12
Registrar A organização da documentação é essencial para a rotina escolar, pois a escola é um espaço público e deve ser compartilhado, as documentações socializadas e deve possuir um caráter de transparência com responsabilidade e seriedade das informações.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.