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HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 1

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Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 1"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 1
COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil HISTÓRIA DA ARTE Profª MÁRCIA FABIANI 1º ano do ENSINO MÉDIO AULA 1

2 História da Arte UMA INTRODUÇÃO

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8 Introdução à leitura de Imagens

9 A Arte é um exercício de liberdade para atingir o autoconhecimento.
A vulnerabilidade e a transparência do consciente e do inconsciente humano tornam – se visíveis na arte a partir do ato criativo.

10 Observe a imagem ao lado e responda:
Qual a associação da cor com a palavra?

11 Água, Terra, Ar , Fogo Proponha um significado para unir essas quatro palavras que justifique a existência humana.

12 Na história da Arte podemos refletir a atitude do artista: uma personalidade forte e fascinante.
Ele busca o sentido da vida. Nas suas obras o autor introduz símbolos espirituais e questionamentos sobre a vida do homem na Terra. Apresentando a sua visão de mundo. Observe a imagem a seguir:

13 GAUGUIN, Paul. De onde viemos. Que somos. Para onde vamos
GAUGUIN, Paul. De onde viemos? Que somos? Para onde vamos?, 1897, Óleo sobre tela. 75 X 60 cm. Museu de Artes Decorativas de Paris.

14 Imagine o que a figura central do quadro está fazendo.
Depois, analise e relacione o que fazem as duas figuras com vestes pardas no fundo do quadro com a figura central do primeiro plano. Considerando o título e a imagem, reflita sobre a evolução do Homem e anote suas conclusões.

15 Identifique qual a parte refere-se à infância, à vida adulta e à morte.
GAUGUIN, Paul. De onde viemos? Que somos? Para onde vamos?, 1897, Óleo sobre tela. 75 X 60 cm. Museu de Artes Decorativas de Paris.

16 O que é ser artista? Quem sou eu? Quem sou eu dentro da minha boca? Quem sou eu nos meus dentes detrás dos meus dentes na língua que se move presa no fundo da garganta? que nome tenho na escuridão do esôfago? no estômago na química dos intestinos? Quem em mim secreta saliva? excreta fezes? quem embranquece em meus cabelos e vira pus nas gengivas? GULLAR, Ferreira. “Quem sou eu?”

17 MAIOLINO, Ana Maria. Glu, Glu, Glu, 1996. Tinta Plástica sobre madeira
MAIOLINO, Ana Maria. Glu, Glu, Glu, Tinta Plástica sobre madeira. 110 X 59 X 12,5 cm. ARNATT, Keith. Autoenterro (projeto de interferência televisa), nove fotografias sobre painel.

18 Reflita: Qual ilustra o poema?
Qual o sentimento, as sensações de imagens do autoenterro? Que tipo de sentimento?

19 A Natureza é uma fonte de inspiração na fantasia e na memória do processo criativo do artista.
Na grécia: o artista era conhecido como especialista aquele que tem técnica. A estética é fundamental para o estudo do desenvolvimento da arte. ARTE __________________ ESTÉTICA.

20 Observe a tela de VAN GOGH. Conhecida como Autoretrato.
Quais as sensações? Onde é o ambiente? Quais os tipos de linhas usadas pelo artista? _______________________________________________________________________________________________

21 Será que isso é arte? Arte é tudo, como disse Naum Gabo, em Os índios são obras de arte. Os crocodilos são obras de arte. A selva é obra de arte. Os cupins são obra de arte. Os direitos do homem são obras de arte. Wolf Vostell Olhe a mim, isto basta, eu sou arte. Bem Vautier, 1973. Arte é o que eu e você chamamos de Arte. (Frederico Morais)

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23 Na metade do século XX surge um estilo chamado de Happening, a interação da plateia com o artista.
A Obra tem um ritmo de quem cria.

24 Arte Contemporânea Constroí muitas de suas obras utilizando suporte materias que se desintegram com o tempo ou questionam o tempo

25 Cantos Fonte

26 As obras apresentadas são criadas em tempos diferentes.
A Arte tem o poder de transformar as coisas.

27 ESTILOS DE ARTES VISUAIS

28 _ Estilo Do latim stilus: instrumento utilizado para escrever ou desenhar - ferramenta através da qual se produzia uma forma. Com o tempo, foi se tornando sinônimo de uma maneira particular de fazer algo.

29 _ Estilo Campo das manifestações artísticas: estilo é a forma constante - elementos, qualidades e expressões, implicados na arte de um indivíduo ou de um grupo.

30 _ Impressionismo - Monet

31 _ Pós Impressionismo – Van Gogh

32 _ Expressionismo - Munch

33 _ Surrealismo - Dali

34 _ Estilo nas artes visuais
É como uma linguagem, com uma ordem interna e expressividade própria, que admite intensidades variadas. Os estilos são determinados pelos diferentes modos de reunir cor, forma, linha e padrão, que basicamente são seus elementos chave.

35 _ Estilo nas artes visuais
Conceito usado para aglutinar seguidores de um artista, uma região, um momento histórico, um movimento, etc.. Cada época tem um estilo baseado em uma vontade artística ou formativa particular que explica mudanças e desenvolvimentos históricos e regionais.

36 _ Estilo nas artes visuais
Atitude seletiva diante do contexto cultural Na sensibilidade variável de cada um a imaginação e a linguagem adquirem formas pessoais e subjetivas. Atividade do historiador/pesquisador de arte: Reconhecer as características principais e explorar seu domínio sobre detalhes independentes.

37 _ Estilo nas artes visuais
1º. Relação transcendental com o divino 2º. Relação com o mundo (começa com as técnicas do Renascimento – perspectiva, sfumato de Da Vinci, realismo anatômico) 3º. Relação com as pessoas

38 Valor de Culto Valor de Exposição Valor de Recriação

39 _ Técnica Palavra que se origina do grego techné cuja tradução é arte, portanto, a técnica confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos. É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado.

40 Técnica X Estilo Técnica + Estilo

41 _ O papel do artista Relação com o mundo, com a sociedade, a política, cultura, instituições... As razões do artista para alterar a aparência do que viu: razões políticas, estéticas, filosóficas, religiosas...

42 _ O papel do artista Formação das sociedades.
Legitimação das práticas: políticas, religiosas, culturais, etc.

43 Caravaggio: tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos (aspecto mundano dos eventos bíblicos). São Mateus inspirado pelo anjo para escrever o evangelho

44 Obra “aprovada” pela Igreja

45 Jacques –Louis David (Revolução Francesa e Império de Napoleão)

46 Renoir: Estilo de vida da Paris do final do século XIX


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