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Gestão do Conhecimento como parte do Processo de Inovação

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento como parte do Processo de Inovação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento como parte do Processo de Inovação
Disciplina: Gestão do Conhecimento e Inovação Profª Adm. Espec. Patrícia Barreto

2 O desenvolvimento da ciência e tecnologia, para o qual a criatividade e a inovação tem de estar necessariamente presente, é suportado por três premissas fundamentais: A existência do cérebro humano e ao incentivo a sua potencialidade; A mobilização das pessoas e instituições em torno de objetivos, de bandeiras, de metas geradoras de algum benefício estratégico ou social, e; Esforço nacional, canalizando recursos adequados para área científica e tecnológica

3 É somente por meio da concretização dessas três premissas que o Brasil conseguirá vencer o grande desafio do século XIX.

4 Ciência é o conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo objetivo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais.

5 A ciência pode ser pura ou fundamental, quando é desvinculada de objetivos práticos, e aplicada, quando visa consequências determinadas... A maior parte da ciência fundamental moderada tem seu rumo determinado por fatores de ordem político-econômico e sociocultural.

6 Tecnologia é o conjunto organizado de todos os conhecimento – científicos, empíricos ou intuitivos – empregados na produção e comercialização de bens e de serviços.

7 A tecnologia poderia ser considerada a ciência aplicada, mas na realidade essa definição nem sempre é verdadeira, embora a tecnologia dependa cada vez mais da ciência, pois muitas inovações tecnológicas ocorrem sem necessidade de conhecimento científicos.

8 O grande desafio para o Brasil nas próximas décadas será integrar-se a economia mundial, buscando uma melhor posição relativa entre “centro” e “periferia” nessa nova divisão internacional do trabalho, e ao mesmo tempo resolver seus problemas seculares de má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza, desemprego e disparidade regionais.

9 O termo competitividade, aplicado tanto às nações como às empresas, está em voga, devido às mudanças no cenário mundial. As idéias de economistas heterodoxos, como Schumpeter, ajudam-nos a compreender o papel da diversificação e da inovação na tentativa das empresas de evitar a concorrência direta. Na teoria da estratégia empresarial, o papel da concorrência tornou-se central com os livros de Michael Porter. Ele caracteriza claramente as forças da concorrência e as formas de enfrentá-la. A aplicação desses conceitos ao caso da produção de microcomputadores no Brasil evidencia a pouca viabilidade de esse segmento da informática nacional tornar-se competitivo no mercado mundial.

10 Para que as organizações se mantenham competitivas em ambientes caracterizados por constantes mudanças, precisam acompanhar eventos e tendências significativos que estão ocorrendo tanto no ambiente interno quanto no externo utilizando-se da integração de ferramentas gerenciais voltadas ao aprendizado organizacional.  Neste cenário, a tecnologia da informação irá impulsionar a gestão do conhecimento, melhorando processos, ligando fontes e usuários, criando todo um cenário favorável ao seu crescimento, ou seja, tornando-se um forte aliado.

11 Gerenciar o conhecimento é um grande desafio para as organizações
Gerenciar o conhecimento é um grande desafio para as organizações. O iceberg a ser desvendado nesta navegação é entender como criar e fazer gestão.

12 Diferentemente de sistemas de gestão como de qualidade e ambiental, este novo vetor administrativo é mais uma cultura que deve ser atingida como “SER”, do que mais uma aquisição. É uma conquista.

13 ... Por isso hoje questiona-se sobre o perfil do profissional que está sendo formado, e o estimulo que deve ser dado para explorar o potencial criativo, desde a formação acadêmica até as Universidades Corporativas dentro das empresas...

14 Qual a importância de ter a gestão do conhecimento para estimular a inovação e algumas formas de iniciar este novo papel nos departamentos de gestão de pessoas???

15 A atitude humana é o diferencial prático!!!

16 ATITUDE É TUDO!

17 Gestão do Conhecimento como parte do Processo de Inovação
É crescente a percepção da sociedade sobre a importância da gestão do conhecimento como parte do processo de inovação. Muito se discute hoje sobre implantação de um sistema de gestão da inovação. Mas o que se tem conseguido praticar de fato no dia-a-dia das organizações?

18 O maior desafio é conseguir saber o valor agregado da gestão do conhecimento e identificar a limítrofe para a inovação.

19 Desafio devido à dificuldade das empresas conseguirem mapear o potencial do conhecimento e dos processos, que envolve: a geração, armazenamento, distribuição e utilização de todos os tipos de conhecimento para excelência dos controles e inovações reais.

20 “O dinheiro tem poder, mas não pensa; as máquinas operam, muitas vezes melhor do que qualquer ser humano, mas não inventam” Thomas A. Stewart

21 Relembrando conceitos gerais...
Gestão do Conhecimento; Conhecimento Explícito; Conhecimento Tácito; Conhecimento Local; Conhecimento Sensível; Capitais do Conhecimento; Capital Ambiental; Gestão do Conhecimento aplicado...

22 Gestão do Conhecimento, Educação Universitária e Corporativa
Quando se discute sobre inovação, conhecimento e gerenciamento, nos deparamos com uma tríade fundamental: pessoas, processos e tecnologia. Questiona-se ainda a falta do elemento COMUNICAÇÃO nesse processo....

23 Gestão do Conhecimento, Educação Universitária e Corporativa
Preocupamo-nos muito com a educação universitária no Brasil quando se trata da capacidade de novos profissionais inovarem. Não apenas pelo nível dos alunos que chegam nas universidades, mas de uma grade curricular que treine, mas, não inova.

24 Gestão do Conhecimento, Educação Universitária e Corporativa
A criatividade parece desaparecer muitas vezes nos alunos dos últimos anos de formação acadêmica. O que justificaria essa afirmativa???

25 Gestão do Conhecimento, Educação Universitária e Corporativa
As empresas precisam se preocupar com isso e existem formas de planejar isso, estabelecendo um plano de carreira com um mentoring e/ou coaching.

26 Mentoring: é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. Popular nos últimos anos, mais eficaz que os treinamentos, utiliza o potencial que existe dentro das empresas, como a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade, tornando as empresas mais competitivas.

27 Coaching: é uma gíria que surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. Vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador, que tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

28 Um passo impo


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