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SISTEMA DE CONSUELO AMORIM PRESIDENTE NACIONAL ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS.

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE CONSUELO AMORIM PRESIDENTE NACIONAL ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE CONSUELO AMORIM PRESIDENTE NACIONAL ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS

2 Sistema Financeiro Nacional Fonte: Banco Central do Brasil

3 Sistema Financeiro Nacional Fonte: Banco Central do Brasil

4 Sistema Financeiro Nacional Fonte: Banco Central do Brasil

5 ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS PRESTADORA DE SERVIÇOS OBJETO EXCLUSIVO LEI 5.768/71 – AUTORIZAÇÃO OBRIGATÓRIA LEI 7.492/86 – ATUAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO = CRIME VALOR MÍNIMO DE CAPITAL REALIZADO E PLA –R$180.000 BENS MÓVEIS E SERVIÇOS –R$470.000 PARA IMÓVEIS 369 ADMINISTRADORAS EM 2003

6 ENVIO MENSAL DE DONSTRAÇÕES FINANCEIRAS AO BANCO CENTRAL AUDITORIA INDEPENDENTE PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENVIO MENSAL AOS CONSORCIADOS - VALORES COLETADOS, UTILIZADOS E APLICADOS - RENDIMENTOS DE APLICAÇÃO FINANCEIRA - % AMORTIZADO E A AMORTIZAR... ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS

7 O que é o Consórcio? UM SISTEMA COOPERATIVADO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS UM MECANISMO NÃO INFLACIONÁRIO QUE SOCIALIZA O CONSUMO E ESTIMULA A FORMAÇÃO DE POUPANÇA INTERNA POSSIBILITA A PROGRAMAÇÃO DA COMPRA E O DESENVOLVIMENTO PROGRAMADO DA INDÚSTRIA EM 2002, REPRESENTOU 1% DO PIB

8 ASSEMBLÉIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS SUBSTITUIÇÃO DA ADMINISTRADORA FUSÃO DE GRUPOS DE CONSÓRCIOS DILAÇÃO DO PRAZO DE DURAÇÃO DO GRUPO DISSOLUÇÃO DO GRUPO SUBSTITUIÇÃO DO BEM REFERENCIADO NO CONTRATO ORDINÁRIAS CONSTITUIÇÃO DO GRUPO CONTEMPLAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS

9 BENS OU SERVIÇOS DE REFERÊNCIA VEÍCULOS AUTOMOTORES, AERONAVES, EMBARCAÇÕES, MÁQUINAS AGRÍCOLAS, EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIOS; OUTROS BENS MÓVEIS DURÁVEIS, SERVIÇOS TURÍSTICOS, NACIONAIS OU INTERNACIONAIS; BENS IMÓVEIS (CONSTRUÇÃO OU REFORMA). FONTE: ABAC

10 A EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO NO BRASIL

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12 Veículos Automotores 993.410 Eletroeletrônicos 129.455 Imóveis 78.489 Cotas Comercializadas de Jan a Set/03 Total: 1.201.354 Fonte: Banco Central do Brasil

13 Nº de Participantes Ativos - Set/03 Total: 3.057.081 Fonte: Banco Central do Brasil Veículos Automotores 2.710.377 Eletroeletrônicos 188.247 Imóveis 158.457

14 Automóveis, Utilitários e Camionetas (Fabricação Nacional) Setor Automobilístico Fonte: (*) ANFAVEA (**) BACEN (***) ABRACICLO Motocicletas e Motonetas

15 ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS Distribuição por Região Administradoras no Brasil: 369 Fonte: Banco Central do Brasil Posição: 30/09/2003

16 20 MAIORES ADMINISTRADORAS 20 MAIORES ADMINISTRADORAS Fonte: Banco Central do Brasil

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18 IDENTIFICAR CONHECER BEM O CLIENTE DIFERENCIAR VALOR E NECESSIDADES DO CLIENTE INTERAGIR EFICÁCIA E EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO PERSONALIZAR ADAPTAR O PRODUTO ÀS NECESSIDADES GERAÇÃO DE VALOR

19 ESTRATÉGIA ACRESCENTAR VALOR PARA O CLIENTE SEGMENTAÇÃO IDENTIFICAR E CLASSIFICAR COMPRADORES PROCESSOS CICLO DE RELAÇÃO COM CLIENTE TECNOLOGIA HARDWARE, WAREHOUSE E SOFTWARE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SERVIR O PROPÓSITO LUCRATIVIDADE

20 AUMENTO DE PREOCUPAÇÃO COM RELACIONAMENTO OBSTÁCULOS PARA MEDIR RESULTADOS E RETORNO DE INVESTIMENTOS PESQUISA NO BRASIL CONCEITO DE CRM LUCRATIVIDADE, RETORNO OU RENTABILIDADE CRESCIMENTO DA LUCRATIVIDADE META: SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DO CLIENTE PESQUISA REALIZADA E PUBLICADA POR PEPPERS AND ROGERS GROUP

21 MÉTRICAS AUSÊNCIA DE FERRAMENTAS E PROCESSOS NECESSÁRIOS JUNTO AO CLIENTE CRESCIMENTO DA LUCRATIVIDADE META: SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DO CLIENTE DATA: SETEMBRO E OUTUBRO 2003 COLABORAÇÃO DE SOLANGE CARVALHO E MARIA EDNA DE SOUZA LIMA EMPRESAS VOLTADAS PARA O CLIENTE MÉDIA OBTIDA: 3,8 (CLASSIFICAÇÃO ENTRE 1 E 5)

22 CONHECIMENTO EMBORA O GRAU DIFICULDADE NÃO SEJA ALTO PERFIL DO CLIENTE RESTRIÇÕES AO COMPARTILHAMENTO BASE DE DADOS DENTRO DA EMPRESA INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS DADOS CADASTRAIS E VENDAS

23 CLIENTE FIEL CLIENTE QUE VOLTA FIDELIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS REPETE COMPRAS COM REGULARIDADE PROPAGA PRODUTOS E SERVIÇOS COM OUTROS PRESSÃO DA CONCORRÊNCIA TOLERA PROBLEMAS DE ATENDIMENTO DEFINIÇÕES PROSPECTS SHOPPERS CLIENTES EVENTUAIS CLIENTES REGULARES DEFENSORES MÉDIA: 1,9

24 CRM NA PRÁTICA

25 RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA CUSTO PARA ATRAIR UM NOVO CLIENTE É CINCO VEZES MAIOR QUE O CUSTO PARA MANTER UM CLIENTE ATUAL SATISFEITO

26 CUSTO DAS DESPESAS DE VENDA SALÁRIO, PROPAGANDA, TELEFONE, ESPAÇO, INFRAESTRUTURA, OUTROS O PORQUÊ DA IMPORTÂNCIA DESPESAS IMEDIATAS RECEITA A LONGO PRAZO DESISTÊNCIA DO CLIENTE RECEITA DEIXA DE EXISTIR - PREJUÍZO EXEMPLO: CRÉDITO DE R$ 100.000,00 GRUPO DE IMÓVEIS DE 120 MESES TAXA DE ADMINISTRAÇÃO DE 20% RECEITA MENSAL: 0,1666% - R$ 166,60 DESPESAS DE 5% - R$ 5.000,00 30 MESES PARA RECUPERAÇÃO

27 DESISTÊNCIA MOTIVOS ALHEIOS COMPROMISSO DE CONTINUIDADE SOMENTE APÓS A CONTEMPLAÇÃO DIFICULDADE IDENTIFICAÇÃO DA TENDÊNCIA DO ABANDONO CONHECIMENTO DO CLIENTE PARA NEGOCIAÇÃO CONTINUIDADE DO PAGAMENTO DO CONSÓRCIO SOLUÇÃO

28 FORÇA DE VENDAS ABORDAGEM DE CLIENTES COM RENDA ALTA PERDA MENOR DE NEGÓCIOS ATRAÇÃO DE PROSPECTS QUALIFICADOS MAIOR CAPACIDADE DE LIDAR COM PRODUTOS DIFERENTES GESTÃO EFICIENTE MARKETING MAIOR EFICÁCIA NA COMUNICAÇÃO MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO REALIZAÇÃO DE PESQUISA ESTREITAMENTO DE RELAÇÕES CUSTOMIZAÇÃO DE SERVIÇÕS

29 COM BASE NOS RESULTADOS BAIXA APLICAÇÃO DO CRM GESTÃO DO RELACIONAMENTO POUCA EXERCIDA MAIOR DESAFIO DO SEGMENTO NECESSIDADE DE DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA E METAS ESPECÍFICAS PROCESSO DEMANDARÁ NOVAS DISCIPLINAS PRÁTICAS VISAM GERAR EFEITOS POSITIVOS NA RENTABILIDADE E ATÉ MESMO NA VIABILIDADE CONCLUSÃO

30 OBRIGADA www.abac.org.br


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