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ESTRATÉGIAS de INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS de INOVAÇÃO TECNOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS de INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

2 CAPACIDADE TECNOLÓGICA
Grau de domínio e experiência no processo de inovação tecnológica.

3 1° nível – Tem capacidade apenas de identificar, selecionar e comprar tecnologia
2° nível – Tem capacidade para modificar e adaptar tecnologia 3° nível – Tem capacidade para criar nova tecnologia

4 estratégias Dependem do: Mercado e da concorrência
Ambiente nacional e políticas públicas entre outras O mercado é determinado por seis variáveis críticas: produtividade, qualidade, preço, flexibilidade, tempo apropriado e marketing A tecnologia é a principal impulsionadora das primeiras quatro e importante para as duas últimas.

5 6 tipos Relevantes para o sucesso
Revelam escolhas a partir de objetivos arrojados Sistematização das estratégias: Christopher Freemann, em Economics of Industrial Innovation

6 ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA QUE AS EMPRESAS PODEM ADOTAR:
OFENSIVA DEFENSIVA IMITADORA DEPENDENTE TRADICIONAL OPORTUNISTA

7 ofensiva Usada por poucas empresas buscando:
presença marcante, liderança técnica e de mercado iniciativa de inovar e de disputar Informações através de P&D Desenvolve pesquisa fundamental orientada Valoração do sistema de patentes Contrata técnicos qualificados ou cientistas - Usada por um número muito pequeno de empresas e que não utilizam esta estratégia continuamente; - A empresa procura uma posição de liderança técnica e de mercado e tem a iniciativa de inovar e de disputar com as suas concorrentes; - O departamento de P&D da empresa tem uma importância fundamental, mesmo quando recorre a outras fontes técnicas e científicas, porque as informações necessárias nunca estão plenamente disponíveis; - A pequena empresa é das que mais apresenta esta característica de inovação ofensiva. É possível que esta presença marcante das pequenas empresas tenha a ver com a resistência e a incapacidade das grandes empresas de adotarem estratégias ofensivas; - Em um ambiente de estratégia ofensiva a empresa tem vantagens e mais facilidades para desenvolver pesquisa fundamental orientada, embora isto não represente uma regra geral; - A empresa tende a contratar técnicos muito bem qualificados e mesmo cientistas; - As empresas dão muito valor ao sistema de patentes.

8 união da perfumaria com a criação artesanal de vinhos
Estratégia Ofensiva Inovação em Produto união da perfumaria com a criação artesanal de vinhos Inovação em Processo fermentação em tonéis de vinho Pela primeira vez no mundo um perfume é fabricado tendo como base o álcool vínico (obtido pela destilação de vinho) macerado em barris de carvalho francês*, conferindo personalidade única e diferenciada à fragrância. *Patente requerida Líder de venda do mercado Maior rentabilidade do portfólio Maior share de categoria

9 Outros exemplos de estratégia tecnológica OFENSIVA

10 defensiva Mercados oligopolizados Aproveita erros dos pioneiros
Defasada em termos das mudança técnicas P&D difere da ofensiva na natureza e ritmo inovativo Resposta e adaptação às inovações concorrentes Avanços técnicos a custos inferiores Patentes enfraquecem liderança dos pioneiros Pessoal de elevada qualidade científica e técnica - É um tipo de estratégia bastante identificada com mercados onde predominam oligopólios; - As empresas normalmente não estão relacionadas aos tipos mais originais de inovação. A estratégia da empresa prende-se mais ao fato de aproveitar-se de eventuais erros dos pioneiros, bem como o desejo de não ficar defasada em termos das mudança técnicas; - Essas empresas também realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento, no entanto diferem das de estratégia ofensiva quanto à natureza e ao ritmo da introdução das inovações; - As atividades de P&D realizadas por estas empresas fazem com que elas reúnam capacidades de resposta e de adaptação às inovações introduzidas pelas concorrentes; - As empresas procuram a diferenciação de seus produtos, através da incorporação de avanços técnicos, porém a custos inferiores; - As empresas utilizam as patentes como meio para enfraquecer a posição e a liderança técnica dos pioneiros; - As empresas deste tipo também contratam recursos humanos de elevada qualidade científica e técnica.

11 Empresas com estratégia tecnológica DEFENSIVA

12 imitadora Não disputa posição de liderança Aspira posição defensiva
Mercado pode provocar mudança no seu produto Adquirem patentes secundárias Capacidade de engenharia e desenho de produção Custo baixo de produção Vantagens organizacionais - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

13 Estratégia imitadora Brinquedo 1 Empresa Inovadora: Lego Brinquedo 2
Empresa Imitadora brinquedo semelhante ao Lego

14 Estratégia imitadora Sandália Plástico Sandália Plástico
Empresa Inovadora: sandália de plástico Melissa - Grendene (1979 – 1º modelo) Sandália Plástico Empresa Imitadora: sandália de plástico semelhante à Melissa

15 dependente Normalmente sub-contratadas respondem flutuações que afetam as empresas de maior porte Rotineiras e conservadoras - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

16 Empresas com estratégia tecnológica DEPENDENTE

17 Estratégia Dependente
                                                                Divisão Fragrâncias Fornecedora da empresas de higiene pessoal e cosméticos Recebe os traços de entrada, os aromas de fundo e as especificações técnicas para produção das fragrâncias – chave nas formulações

18 tradicional Difere da dependente pela natureza do produto
Nem o mercado ou concorrência empurram mudanças no produto - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

19 Estratégia Tradicional

20 É tradicional mas diversifica o produto

21 Estratégia tradicional significa manter o produto original e inovar na diversificação

22 Outros exemplos de empresas com estratégia tecnológica TRADICIONAL

23 oportunista Sobreviventes em espaços de mercado específicos e particulares - As empresas enquadradas nesta característica não disputam posições com os líderes, limitando-se a acompanhá-los à distância. Em alguns casos aspiram converterem-se em inovadores defensivos; - A procura pelo mercado pode provocar mudanças substanciais no seu produto; - Essas empresas adquirem patentes secundárias como subproduto de suas atividades. De modo geral possuem uma forte capacidade de engenharia e de desenho de produção; - Normalmente estas empresas apoiam-se em custos mais baixos de produção ou em vantagens organizacionais; - A informação consiste num item fundamental para a decisão do que imitar e das fontes de aquisição de “know-how”.

24 Empresas tecnologicamente OPORTUNISTAS
Cerveja: Público Gaúcho Apelo Bairrista

25 Empresas tecnologicamente OPORTUNISTAS
Desenvolvida especialmente para limpar, hidratar, modelar ou relaxar os cabelos crespos e muito crespos

26 funções e estratégias ofensiva defensiva imitadora depende tradicional oportunista Investimento Fundamental 4 2 1 Investimento Aplicada 5 3 Desenvolvimento Experimental Engenharia de Desenho Patentes Serviços Técnicos Produção/Controle/Qualidade Informação Científica/Tecnológica Educação e Formação Planejamento longo prazo (1) significa função débil ou inexistente; (5) significa função muito forte


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