A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos

2 A sociologia da educação
A escola contribui para os mecanismos de Socialização: Experiências Sociais Atividades sociais Educação Investiga a escola enquanto instituição social, analisando os seus processos envolvidos na transmissão de ensino; A escola surge como a instituição que terá como uma das suas funções principais preparar o sujeito para a vida em sociedade, desenvolver suas potencialidades e capacidades individuais e grupais.

3 Noções sociológicas básicas vivenciados pela escola.
Processo social: é o processo básico e dinâmico no qual os atores sociais (sujeitos) se relacionam. É através deste processos que o ser biológico se torna um ser social e sociável. Estes processos podem ser de dois tipos : Associativos: que tendem a aproximar sujeitos. Dissociativos: que tendem a separar os sujeitos.

4 Alcançar objetivos comuns
COOPERAÇÃO Alcançar objetivos comuns COMPETIÇÃO Interação para disputa de algo ISOLAMENTO Separação entre iguais ACOMODAÇÃO Ajustamento social para diminuição de conflitos (externo) INTERAÇÃO Reciprocidade de ações CONFLITO Luta consciente e pessoal para eliminação ADAPTAÇÃO Ajustamento biológico ao ambiente físico, social e cultural CONTATO ASSIMILAÇÃO Fase primária de interestimulação social Aceitação e posse de padrões comportamentais

5 2. Classe social: organizam camadas sociais fundadas nas separações entre os grupos sociais de acordo com as suas condições de existência (hierarquia, moral, social, valores) 3. Status social: Lugar ou posição que o indivíduo ocupa na estrutura social, de acordo com o consenso do grupo. Esta relacionado aos papéis que o sujeito define em relações a seus grupos de convivência. A funcionalidade da escola neste processo: a possibilidade de interiorizar através da convivência entre os diferentes grupos a totalidade social. É pela ação educativa e o contexto de aprendizagem que se aprende os papéis que devemos representar na sociedade. Entender a educação como processo de socialização é possibilitar o sujeito uma transformação de um indivíduo em um ser social

6 A escola como instituição social
A escola como agente de socialização: a partir do século XVII. Disputa com a família a transmissão da cultura do grupo às novas gerações. Transforma-se na espinha dorsal da educação formal. Diferencia-se de todas as demais pela intencionalidade. A Educação formal escolarizada promove um sujeito:

7 Desenvolvimento intelectual autônomo
Fortalecimento do pensamento crítico Comportamento ético

8 A cultura escolar: delineia a organização da instituição
“ Processo de construção da realidade que permite às pessoas ver e compreender eventos, ações, objetos, expressões e situações particulares de maneiras distintas e que caracterizam o seu grupo social.” (MORGAN, 1996)

9 Processos de negociação cultural
A cultura escolar auxilia na visão de uma escola a partir de uma abordagem simbólica que se faz complexa e diferenciada. A escola: local de reconstrução, flexibilidade e mudanças a partir das culturas que organizam o seu espaço de convivência social. Processos de negociação cultural Partilha de valores e interesses sociais

10 O professor desenvolve esquemas de pensamento diferentes de outras profissões e é detentor de saberes específicos. Ele é um formador e mediador do conhecimento, motivando e potencializando as competências de seus alunos. A formação contínua do professor: atualização e aperfeiçoamento

11 A sociologia Clássica e a Educação
Teóricos clássicos da Sociologia: estudo da escola como um dos elementos estruturantes da organização social. (Família, Estado e Religião) Objetivos: Entender os processos sociais ocorridos nesta instituição, entendimento da construção histórica e possibilidade de novas organizações sociais para o atendimento da necessidade dos alunos e professores.

12 Sociologia clássica Augusto Comte (1798-1857) - Fundador da Sociologia
Positivismo: Organicismo Concebia a sociedade como um organismo constituído de partes integradas e coesas segundo métodos físicos e mecânicos.

13 Elementos vitais da sociedade
Sociedade: 2 vetores Elementos vitais da sociedade Física social Dinâmico: Passagem das formas complexas de existência (evolução) Estático: Preservação dos elementos permanentes de toda a organização social (coesão)

14 Outros Autores Emile Durkheim Max Weber Antonio Gramsci Karl Marx
Pierre Bourdieu Louis Althusser


Carregar ppt "A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google