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MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário

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Apresentação em tema: "MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário"— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
Carmyra O Batista Erondina B da Silva Cristiano A Muniz

2 OBJETIVOS DO MÓDULO Descobrir o quanto o trabalho com decimais integrado com as medidas permite desenvolver novas estruturas do pensamento matemático.

3 Estrutura do Módulo Seção 1: Construção do número decimal, envolvendo a construção de notações pelos alunos, valores monetários e medidas.A presença dos decimais em contextos culturais Seção 2: Os 12 princípios para ensino de medidas e aplicações dos mesmos na medida de comprimento

4 Seção 3: Medidas de Massa, Capacidade, Superfície, volume e tempo aplicando os doze princípios em sala de aula

5 O que propomos para os Decimais
Articulação com o SND Expansão de procedimentos Integração Curricular: construção do número, Sistema de Numeração, Operações, Sistema Monetário, Medidas e Porcentagens Significação Cultural Articulação com as frações (racionais)

6 O essencial e a essência no ensino de decimais nas séries iniciais
O decimal como notação socialmente construída Expansão dos naturais (tem dez, agrupa) - leitura, escrita e comparações Articular com o Sistema Monetário - situações de operações aditivas Articular com medidas: uso social em instrumentos

7 Ensino de Medidas 1º Princípio - O ponto de partida do estudo de medidas é a percepção. 2º Princípio — O estudo das medidas deve perpassar todo o espaço curricular, deve estar presente do primeiro ao último dia de aula.

8 Ensino de Medidas 3º Princípio — Todas as medidas devem iniciar com as unidades arbitrárias. 4º Princípio – A transferência da unidade arbitrária para a unidade padrão deve ser uma decorrência de uma relação social do grupo em questão.

9 5º Princípio – A transferência da unidade padrão para a unidade legal deve estar vinculada à história da civilização (de acordo com o nível de ensino). 6º Princípio - É de fundamental importância que a escola estabeleça a relação entre as unidades legais com as unidades culturais, caso não queira alijar sua função social.

10 Ensino de Medidas 7º Princípio – No estudo de medidas é importante que conheçamos a real função da manipulação de material concreto. É inconcebível trabalhar medidas na escola e no currículo sem MEDIR. 8º Princípio – É preciso trabalhar a real dimensão do sistema de medidas adotado pela nossa cultura.

11 Ensino de Medidas 9º Princípio – Ao trabalhar com medidas, o professor deve ficar especialmente atento a esta fragmentação curricular. Sua atitude deve ser no sentido de tentar vincular as medidas, especialmente quando se trata de medidas de capacidade, de volume, de comprimento, de superfície e de massa.

12 Ensino de Medidas 10º Princípio – Nós temos que aceitar e explorar a inter-relação e explorar entre medidas e geometria. 11º Princípio – A escola deve ser o espaço de trabalhar o sistema legal de medidas, pois é por excelência espaço de socialização e de compreensão das relações estabelecidas na sociedade.

13 Ensino de Medidas 12º Princípio – Este último princípio deve direcionar não só o estudo de decimais, como de qualquer outro conteúdo e de qualquer área do conhecimento. A escola deve estar atenta à capacidade do aluno de criar situações-problema e propor soluções para os impasses e conflitos gerados por estas situações vinculadas a sua vida cotidiana.

14 Reflexão Final Novos paradigmas acerca da construção do conhecimento matemático em sala de aula nas séries iniciais, vendo a escola como Instituição Social, requerer uma desestabilização inicial desejável e salutar. Isso implica em resgatar a cultura como fonte de produção de conhecimento e de prazer no mundo matemático.


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