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Capítulo 3. A Função de Organização

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Apresentação em tema: "Capítulo 3. A Função de Organização"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 3. A Função de Organização
IPCA-Escola Superior de Gestão Organização Concepção de uma estrutura de relacionamentos de tarefas e autoridades (estrutura organizacional). Desmembramento da tarefa geral (negócio) em múltiplas sub-tarefas. Delegação de autoridade e responsabilidade. Concepção de cada departamento.

2 3.1 Processo e objectivos de organização
IPCA-Escola Superior de Gestão Planear Organizar (escolha da forma organizacional que melhor se adequa à implementação do plano) Mas, por vezes, é difícil alterar a estrutura organizacional. Logo, esta condiciona o Planeamento.

3 3.1 Processo e objectivos de organização
IPCA-Escola Superior de Gestão Objectivos da Organização Tipo e Dimensão de Actividades Departamentalização

4 3.2 Funções, departamentalização e diferenciação
IPCA-Escola Superior de Gestão Função: tipo de actividade laboral que pode ser identificada e se distingue de qualquer outra. Ex.: função comercial, função produção Departamentalização: agrupar funções semelhantes (ou relacionadas) ou actividades principais em unidades de gestão. Permite → simplificar o trabalho do gestor → aumentar eficiência e eficácia da gestão (aproveitamento mais racional dos recursos)

5 3.2 Funções, departamentalização e diferenciação
IPCA-Escola Superior de Gestão Razões para Departamentalizar Volume de Trabalho Agrupamento de Funções Similares Separação de Funções para Evitar Conflitos de Interesses Necessidades de Controlo de Funções não Semelhantes

6 3.2 Funções, departamentalização e diferenciação
IPCA-Escola Superior de Gestão Diferenciação Vertical: criar novos níveis hierárquicos. Diferenciação Horizontal: formar novos departamentos ao mesmo nível.

7 3.3 Tipos de Departamentalização
IPCA-Escola Superior de Gestão Departamentalização: Por função Por produto Por cliente Por área geográfica Por projecto Matricial Formas combinadas

8 3.4 Responsabilidade, Autoridade e Delegação
IPCA-Escola Superior de Gestão Gestor Função ou Departamento Responsabilidade Pelas Tarefas Relacionadas Autoridade Para decidir, para dirigir os outros Delegação De Autoridade / de Responsabilidade

9 3.4 Responsabilidade, Autoridade e Delegação
IPCA-Escola Superior de Gestão Autoridade e Responsabilidade são as duas faces da mesma moeda. Quando se delega uma, tem que se delegar a outra. Razões para Delegar: Ganhar tempo Desenvolvimento pessoal, através da prática Aumentar a motivação e a cooperação Ganhar com a proximidade aos problemas É a única forma de desempenhar tarefas complexas.

10 3.4 Responsabilidade, Autoridade e Delegação
IPCA-Escola Superior de Gestão Limitações do Processo de Delegação: Perda de controlo Dificuldades quando os graus de responsabilidade / autoridade não forem bem (e adequadamente) definidos Não se escolher a pessoa adequada para assumir a delegação Falta de confiança ou excesso de “paternalismo”

11 3.5 Autoridade de Linha, de Staff e Funcional
IPCA-Escola Superior de Gestão Autoridade de Linha Autoridade de Staff Autoridade Funcional

12 3.6 Princípios de Organização
IPCA-Escola Superior de Gestão Princípios básicos para o sucesso do processo de organização: Unidade de Comando Princípio Escalar e Cadeia de Comando Paridade entre Autoridade e Responsabilidade Amplitude de Controlo

13 3.7 Centralização e Descentralização
IPCA-Escola Superior de Gestão (-) Delegação de Autoridade (+) Centralização (situação de maior retenção de autoridade pelos gestores de nível superior) Descentralização (elevado grau de delegação de autoridade para os níveis inferiores)

14 3.7 Centralização e Descentralização
IPCA-Escola Superior de Gestão Vantagens da Centralização Vantagens da Descentralização Uniformidade Rapidez Redução de risco de erro dos funcionários Maior adaptação ao “caso” em concreto Maior aproveitamento das pessoas afectas à gestão de topo Maior motivação Controlo mais apertado Liberta a gestão de topo para as questões estratégicas

15 3.8 Tipos de Estrutura Organizacional
IPCA-Escola Superior de Gestão Tipos de Estrutura Organizacional: Simples Funcional Divisionária Por Unidades Estratégicas de Negócio Holding (ou Conglomerado) Por projectos e Matricial Em rede

16 3.9 Organização Informal Vantagens Inconvenientes
IPCA-Escola Superior de Gestão Vantagens Inconvenientes Ajuda a ultrapassar os pontos fracos da organização. Pode contrariar os objectivos da organização formal. Alargamento da amplitude de controlo. Maior permissividade na fiscalização e controlo. Compensa a eventual violação da organização formal. Dificuldades em desmembrar os grupos. Canal de comunicação adicional. Dilata o tempo necessário para executar as tarefas. Apoio emocional aos empregados. Aperfeiçoamento da gestão.


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