A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Fonte: Anton, Stewart, Material Profa. Daniela Buske Prof. Guilherme J. Weymar CEng - UFPel

2 TÓPICOS: O Espaço tridimensional Representação de ponto Distância
Esferas e Bolas Superfícies cilíndricas

3 O Espaço Tridimensional
Coordenadas retangulares no espaço; esferas, superfícies cilíndricas. Sistema de coordenadas retangulares ou cartesianas: Eixo x: {(x,0,0) / x є R} Eixo y: {(0,y,0) / y є R} Eixo z: {(0,0,z) / z є R} Plano xy: {(x,y,0) / x, y є R} Plano yz: {(0,y,z) / y, z є R} Plano xz: {(x,0,z) / x, z є R}

4 1º octante: {(x,y,z) / x>0, y>0, z>0}

5 Representação de um ponto:
Plano bidimensional Plano tridimensional Exemplo ...

6

7

8

9 Distância no espaço tridimensional:
A distância |P1P2| entre os pontos P2 (x1,y1,z1) e P2(x2,y2,z2) é:

10 Vamos construir uma caixa retangular como na figura ao lado, onde P1 e P2 são vértices opostos e as faces dessa caixa são paralelas aos planos coordenados. Se A(x2,y1,z1) e B(x2,y2,z1) são os vértices da caixa indicados na figura então: Prova: Como os triângulos P1BP2 e P1AB são retangulares, duas aplicações do teorema de Pitágoras fornecem:

11 Combinando as duas equações anteriores obtemos:
Lembrando: Continuação da Prova: Combinando as duas equações anteriores obtemos: cqd Exemplo ...

12 (0 - 5)2

13 Esferas e Bolas: Definição: Lugar geométrico: É um conjunto de pontos em satisfazendo alguma condição (com valor de verdade definido). Exemplos: 1) Parábola 2) Circunferência Lembrar: Equação do círculo com centro (xo,yo) e raio r é dada por:

14 3) Esfera: Em particular se o centro é a origem a equação da esfera é:

15 Definição: Bolas:

16 Teorema: Uma equação da forma
representa uma esfera, um ponto ou não possui gráfico. Exemplos ...

17

18 Em geral completando os quadrados na equação do teorema anterior resulta uma equação da forma:
Se K > 0 então o gráfico dessa equação é uma esfera com centro e raio Se K = 0 então a esfera tem raio zero e portanto o gráfico é o único ponto Se K < 0, a equação não é satisfeita por quaisquer valores de x, y, z e logo não há gráfico.

19

20 Superfícies Cilíndricas:
Gráficos: de equações de 2 variáveis no espaço 2D OK de equações de 3 variáveis no espaço 3D OK de equações de 2 variáveis nos espaço 3D ??

21 Superfícies Cilíndricas:
Teorema: Uma equação que contém apenas duas das variáveis x, y, z representa uma superfície cilíndrica em um sistema de coordenadas xyz. A superfície pode ser obtida fazendo-se o gráfico da equação no plano coordenado das duas variáveis que aparecem na equação e, então, transladando este gráfico paralelamente ao eixo da variável que não aparece na equação.

22 Exemplo: Como fazer este gráfico? Geometricamente, o ponto (x,y,z) situa-se na reta vertical que passa pelo ponto (x,y,0) no plano xy. Isto significa que podemos obter o gráfico de y=x^2 em um sistema de coordenadas xyz fazendo 1º o gráfico da equação no plano xy e então transladando este gráfico paralelamente ao eixo z para obter o gráfico inteiro. O processo de gerar uma superfície transladando uma curva plana paralelamente a alguma reta é chamado de extrusão, e as superfícies que são geradas por extrusão são chamadas superfícies cilíndricas.

23 1) Esboce o gráfico de x2 + z2 =1 no espaço tridimensional.
Exemplos: 1) Esboce o gráfico de x2 + z2 =1 no espaço tridimensional. Uma vez que y não aparece nessa equação, o gráfico é uma superfície cilíndrica gerada por extrusão paralelamente ao eixo y. No plano xz, o gráfico da equação x2 + z2 =1 é um círculo. Assim, no espaço tridimensional o gráfico é um cilindro circular reto ao longo do eixo y. Espaço bidimensional Espaço tridimensional

24 2) Esboce o gráfico de z = seny no espaço tridimensional.
Exemplos: 2) Esboce o gráfico de z = seny no espaço tridimensional. Espaço bidimensional Espaço tridimensional


Carregar ppt "AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google