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INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Disciplina: Administração para computação Professor: Adm. Thiago Meneghel CRA/SC 12475 Liderança

2 Liderança No papel de líder, o individuo influencia o comportamento dos demais para que eles alcancem algum objetivo. O processo de liderança está estreitamente ligado com o processo da motivação. A motivação dos liderados baseia-se na identidade de interesses entre suas necessidades, valores e aspirações e as proposições do líder.

3 Liderança Se quiser desenvolver suas competências como líder, você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar. Os liderados são colaboradores de quem exerce a liderança. Sem liderança, não há colaboração, apenas obediência ou cumprimento de regras.

4 Necessidade e Motivação
“exigências humanas” Todas atendidas NÃO atendidas MOTIVAÇÃO Desequilíbrio Impulso para a ação

5 Hierarquia das necessidades

6 Hierarquia das necessidades
Pirâmide de MASLOW Auto-transcendência Integração à comunidade humana. de auto-realização Realização pessoal. Prestígio, reputação, status,... de estima de participação e afeição Amor, amizade, associações,... de segurança Física e psicológica (imóveis, seguros). Fome, sede, sono, entre outras. Fisiológicas

7 E a diferença entre necessidade e DESEJO?

8 Desejo... “...são moldados pela sociedade em que se vive.”

9 Teorias da liderança Teoria da Troca Líder-liderado
Teoria Transformacional Liderança Autêntica Liderança Espiritual Liderança Complexa Liderança Consciente Abordagem dos Traços Abordagem das Ferramentas Abordagem do Estilo Abordagem Situacional Teoria da Contingência Teoria do Objetivo- caminho

10 Liderança Transformacional

11 O que é Liderança Transformacional?
Muda / transforma indivíduos; Preocupada com as emoções, valores, ética, padrões – tratar os liderados como seres humanos completos. “A liderança transformacional envolve uma força excepcional de influencia que move os seguidores a realizar mais do que é esperado deles.”

12 Comportamentos do líder carismático
1) Fortes modelos para as crenças e valores que eles querem que seus seguidores adotem. 2) se mostram competentes; 3) Objetivos ideológicos harmônicos; 4) Transmitem altas expectativas e confiam nas habilidades dos seguidores de alcançá- las; 5) Motivos relevantes para as tarefas.

13 Leadership Continuum Liderança Transformacional Liderança Transacional
Laissez-Faire

14 Fatores da Liderança Transformacional
1) Carisma = os líderes são fortes modelos. Esses líderes, geralmente, tem altos padrões de conduta moral e ética, são identificados como “os que fazem a coisa certa”. São profundamente respeitados. Descreve indivíduos que são especiais e que fazem outros quererem seguir a visão que eles apresentam. Liderança Transformacional

15 Fatores da Liderança Transformacional
2) Motivação inspiradora = Os líderes comunicam altas expectativas e os liderados se tornam comprometidos com a visão compartilhada da organização. Espírito de equipe é aprimorado neste tipo de liderança. Lideraça Transformacional

16 Fatores da Liderança Transformacional
3) Estimulação Intelectual = Estimula os seguidores a serem criativos e inovadores, e a desafiar suas próprias crenças e valores tão quanto àquelas do líder e da organização. (p. 177)

17 Fatores da Liderança Transformacional
4) Consideração individualizada = Escutam cuidadosamente as necessidades individuais dos seguidores. Os líderes atuam como treinadores e conselheiros enquanto tentam dar assistência aos indivíduos para se tornarem completamente realizados.

18 Fatores da Liderança Transacional
5) Recompensa Contingente = Se refere a um processo de troca no qual os esforços do liderado é trocado por recompensas específicas.

19 Fatores da Liderança Transacional
6) Administração por exceção = Envolve crítica corretiva, feedback negativo e reforço negativo. Ativo = O líder observa os liderados de perto procurando por erros ou violações de regra e então adota ações corretivas. Passivo = O líder intervém somente depois dos padrões não terem sido atingidos ou os problemas aparecerem. Liderança Transacional

20 Fator de “não liderança” Laissez-Faire
7) Ausência de liderança = Esse líder abdica da responsabilidade, atrasa decisões, não dá feedback e faz pouco esforço para ajudar os liderados a satisfazerem suas necessidades. Não há troca com os liderados ou qualquer tentativa de ajudá-los a crescer. Liderança Laissez-Faire

21 Características do líder transformacional para Bennis e Nanus
1º - Os líderes transformadores tinham uma clara visão do futuro de suas organizações. Uma imagem de futuro atraente, realista e acreditável. A visão, geralmente, simples, compreensível, benéfica e criadora de “motivação”.

22 Características do líder transformacional para Bennis e Nanus
2º - Os líderes transformadores eram arquitetos sociais. Comunicavam uma direção que transformou normas e valores das suas organizações.

23 Características do líder transformacional para Bennis e Nanus
3º - Os líderes transformadores criavam confiança nas suas organizações, pois deixavam suas posições claramente conhecidas. Confiança tem a ver com ser previsível mesmo em situações de incerteza.

24 Características do líder transformacional para Bennis e Nanus
4º - Os líderes transformadores conheciam suas forças e fraquezas, e enfatizavam suas forças. A auto consciência positiva nos líderes tinha impacto recíproco nos liderados, criando neles um sentimento de confiança e altas expectativas.

25 Críticas a esta teoria Trata liderança como um traço de personalidade ou uma pré-disposição pessoal mais do que um comportamento no qual as pessoas podem ser instruídas. Lideres transformadores são vistos como indivíduos que tem qualidades especiais que transformam outros. Elitista e antidemocrática; Preconceito da “liderança heroica” falha ao não dar atenção na liderança compartilhada ou influência recíproca; É preciso transformar?; O carisma pode levar as pessoas para objetivos não nobres.

26 Liderança Situacional

27 Abordagem Situacional
Uma das abordagens mais amplamente reconhecidas; Tem sido usada intensivamente nas organizações para o desenvolvimento e treinamento de liderança;

28 Premissa básica... ... diferentes situações demandam diferentes tipos de líderes. A partir desta perspectiva, para ser um líder efetivo é necessário que um indivíduo adapte o seu estilo às exigências de diferentes situações.

29 Premissa básica... Para determinar o que é necessário em uma situação particular, um líder deve avaliar os seus empregados e verificar quão competentes e comprometidos eles são para realizar uma atividade dada. Baseado na suposição de que a motivação e as habilidades dos empregados variam através do tempo, a liderança situacional sugere que os líderes devem mudar o grau de suporte (apoio) ou direção para ir ao encontro das mudanças necessárias nos subordinados.

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31 Estilos de Liderança (S1) - Alta direção e baixo apoio Direção / Diretivo
O líder dá instruções sobre o quais objetivos devem ser atingidos e como serão atingidos pelos subordinados e os supervisiona com cuidado.

32 Estilos de Liderança (S2) - Alta direção e Alto apoio Treinamento
O líder concentra sua comunicação tanto na realização dos objetivos quanto na manutenção das necessidades sócio- emocionais dos subordinados.

33 Estilos de Liderança (S3) – baixa direção e alto apoio Suporte / apoio
O líder não foca exclusivamente nos objetivos, mas ele usa do apoio para trazer a tona as habilidades dos empregados para realizar a tarefa. O estilo de “suporte/apoio” inclui escutar, exaltar, pedir sugestões e dar retorno.

34 Estilos de Liderança (S4) – baixa direção e baixo apoio Delegação
O líder oferece menos sugestão de tarefa e suporte social facilitando a confiança e motivação dos empregados em relação a tarefa.

35 Estilos de liderança TIRANIA AUTOCRACIA DEMOCRACIA DEMAGOGIA
Excesso de autoridade AUTOCRACIA Liderança orientada para tarefa Liderança diretiva Liderança orientada para chefia DEMOCRACIA Liderança orientada para as pessoas Liderança participativa Liderança consultiva DEMAGOGIA Falta de autoridade

36 Um líder autocrático: Toma decisões sem consultar as pessoas;
Está muito preocupado com a tarefa e não com quem a executa; Insiste na necessidade de cumprir metas; Define com precisão as responsabilidades individuais e designa tarefas específicas para pessoas específicas; Dá ênfase à cobranças e a avaliação; Mantém distância de seus funcionários ou sua equipe.

37 Um líder democrático: Acredita que deve criar um clima em que as pessoas se sintam confortáveis; Foca sua atenção nas pessoas; Pede opiniões ou sugestões, ouve, presta atenção e usa as idéias do grupo; É amigável; Insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas.

38 Qual estilo é melhor? DEPENDE DA SITUAÇÃO

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