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10 8 6 4 2 0 19501960197019801990 Ciclo de vida: duração decrescente Ex. industria de computadores Media em anos do ciclo de vida do produto A tecnologia.

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1 10 8 6 4 2 0 19501960197019801990 Ciclo de vida: duração decrescente Ex. industria de computadores Media em anos do ciclo de vida do produto A tecnologia esta acelerando a mudança e criando oportunidades

2 USA 1985: 4.000 novos produtos 1995: 27.000 novos produtos Velocidade de criação de novos produtos com nova tecnológica

3 10 8 6 4 2 0 197019801990 A taxa de mortalidade anual das empresas Fortune 500 % médio das empresas existentes Empresas estabelecidas estão morrendo mais depressa % das existentes, por ano

4 -40 Contribuição das empresas de crescimento rápido (gazelas) para o emprego Percentual de empregos novos Empresas estabelecidas estão criando menos valor -20 020406080 5% superior das gazelas 10% seguintes gazelas 85% gazelas restantes 500 da Fortune

5 A Sociedade Global da Informação Mercado Global cliente global Qualidade e eficiência globais empresa classe mundial conhecimentos avançados competência (alta qualidade) conexões globais (acesso a recursos) SGI Ecossistema Externalidades Ecossistema

6 Grandes empresas e velocidade de mudanças [ (A+C) I >M ] A = aprendizado C = criatividade I = implementação M = nível de mudança ( À medida que a velocidade de mudança aumenta, o gerenciamento de grandes corporações torna-se mais difícil) Uma causa de surgimento de pequenas empresas

7 Condições para a criação de um negócio (David J. Storey, 1982) E = f (l,be,cr,c) E = Entrada l = Lucro (+) be = Barreiras de entrada (-) cr = Crescimento (+) c = Concentração (-)

8 O Clube As empresas aprendem mais umas com as outras Parcerias entre empresas Ênfase no networking e peer groups

9 Sistemas de suporte Desenvolvimento econômico: governos nos três níveis. Forças produtivas: sistema Federação das Industrias, associações de classe Sebrae. Forças sociais. Órgãos de mídia. Empresas Bancos, capitalistas de risco.

10 5 O conhecimento puramente tecnológico contribui com para a solução global %

11 O conhecimento de “empresariamento” contribui com 95 % para a solução global

12 5 % % 95 Laboratório Tecnologia de Software Mais Estruturado /controlável Consorcio O empreendedor Conhecimento do negocio PN Mercado Distribuição Management Pouco estruturado/ controlável Gene - A busca da solução 100%

13 Da idéia ao Plano Do PN ao produto Da nego- criação ao nasci- mento Do nasci- mento à sobre- vivência Disciplina Gene Clube Rede informações SoftStart-Genesis Ciclo Softex de estímulo e apoio às empresas emergentes

14 A ênfase Um empreendedor de primeiro nível ? ou Uma idéia de primeira linha ?

15 Cinco fatores mais importantes na determinação do sucesso Segundo capitalistas de risco : 1 - O empreendedor líder e a qualidade da equipe 2 - O empreendedor líder e a qualidade da equipe 3 - O empreendedor líder e a qualidade da equipe 4 - O empreendedor líder e a qualidade da equipe 5 - O potencial de mercado (Timmons)

16 16 The methodology Godfather - Consultant Business Plan Interviews with entrepreneurs - Entrepreneur’s Club Entre- preneur’s profile Crea- ti- vi- ty Mkt research + test Fi-nan-ce Testimonies from entrepreneurs Jury Supp. Sys. EWO - Entrepreneurship Workshop Organizer Support Systems

17 Peculiaridades da pequena empresa (Allan Gibb ) Dominada pelo líder. Papeis multifuncionais para os gerentes Equipe de gerenciamento muito pequena. Sistemas de controle informais. Controle limitado do meio ambiente e poucos recursos para pesquisa- lo. Capacidade limitada de obtenção de capital de bancos. Processo tecnológico limitado, em escala de produção. Faixa de produtos limitada, embora grande flexibilidade dentro da faixa. Mercado limitado e, freqüentemente, parte pequena deste mercado.

18 Administração da interdependência Conseguir a interdependência com cada um destes grupos em condições de incerteza: Clientes Fornecedores Sócios Contador BancosAdvogado Acionista Concorrência ComunidadeEmpresas associadas Empregados Legislativo Outros Pequena empresa Governo

19 A principal tarefa do empreendedor: identificar oportunidades Identificar oportunidades Estruturar a oportunidade Controlar as recursos Planejar / entrar no mercado Gerenciar o pro- cesso de criação de valor Reiniciar ?

20 Reconhece uma anomalia Tem uma vantagem competitiva Mestre no assunto Reconhecimento de padrões de eventos Identifica uma oportunidade 50.000 chunks 10 anos de experiência Abre um negocio O ciclo da criatividade (Simon) e da oportunidade Cria um produto

21 Inicio Pedido de compras Pagamento Produção Venda/ Faturamento Cobrança Ciclo operacional do Caixa

22 O fluxo positivo de caixa: gasolina O lucro: óleo A metáfora do automóvel

23 0 204060 80 100120140160 170 180 45 Inicia Paga materiais Entrega os produtos Recebe Pagamentos Recebe materiaisProduz Fatura o cliente Tempo em dias Inicia O ciclo do capital de giro em termos do fluxo de caixa

24 0 204060 80 100120140160 170 180 45 Inicia Paga materiais Entrega os produtos Recebe Pagamentos Recebe materiaisProduz Fatura o cliente Inicia O ciclo do capital de giro em termos do fluxo de caixa Estoque mantido por 80 diasContas a receber por 90 dias $ sai Dinheiro fica fora por 125 dias C/P 45 dias $ entra Custos operacionais para 170 dias

25 14 Análise FLUXOGRAMA DO PLANO DE NEGÓCIOS Análise do setor Análise do mercado Informações s/ produto Informações s/ empresa Estratégia de mkting 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Projeto e Desenvol/ Produção Projeção financeira Análise dos riscos Levantamento de dados Formulação da estratégia Previsão de resultados

26 15 Lucro Prejuízo Ponto de equilíbrio Vendas Custos fixos Custos variáveis 90 70 10 20 30 40 50 60 80 102030405060708090100110120 vendasecustosvendasecustos (quantidade de produtos) Gráfico do PONTO DE EQUILÍBRIO

27 Mergulhando no desconhecido Problema A Problema B Problema C

28 ( 50% dos empreendedores trabalham em parceria. Ficam mais tempo com o sócio do que com o cônjuge.) Algumas regras para parceria : Formação semelhante Confiança Necessidades comuns Aceitação mútua Visões partilhadas (problema: sucessão) Valores partilhados (ws) Complementaridade Bom contrato legal (shot gun clauses) Muita comunicação. (Ideal: somente entre os sócios. Os maiores problemas surgem do envolvimento dos familiares) Sociedade: regras básicas

29 Idéia e oportunidade Idéias não são necessariamente oportunidades. (embora no âmago de uma oportunidade exista uma idéia). A oportunidade é a fagulha que detona a explosão do empreendedorismo. Há idéias em maior quantidade do que boas oportunidades de negócios. Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador Origem da oportunidade: mudanças nas circunstâncias de mercado, inconsistências, caos, atrasos e avanços, lacunas de informação e outros vácuos, e um empreendedor que a reconheça e agarre.

30 Fatores críticos de sucesso do GENE O empreendedor: seleção (Gene ) A idéia validada: O PN (disciplina) Os sistemas de suporte: network, consultoria (consorcio)

31 Questões do Gene: 1 - Atitudes em relação ao aluno Como deve ser trabalhado o dualismo que envolve o aluno, estudante (na universidade) e empreendedor (no Gene) ao mesmo tempo ? Existiria uma atitude diferenciada com o aluno (que recebe conhecimento, é tutelado), daquela dispensada ao empreendedor (gera conhecimento - auto-suficiência) ? Qual deve ser o envolvimento do Gene na formação da idéia do produto ? No planejamento da empresa ? Na gerência da empresa ? Na escolha e formação da sociedade ?

32 Questões do Gene: 1 - Atitudes em relação ao aluno Como medir as relações que o aluno- empreendedor está estabelecendo para suportar a construção do seu próprio negócio. Ou seja, o seu network ?

33 Questões do Gene: 2 - Seleção de candidatos Qual a metodologia mais adequada para a seleção de participantes dos Genes ? Qual a forma de medir-se a motivação para empreender, em alunos candidatos aos Genes ? Quais devem ser os perfis dos integrantes de uma comissão de avaliação de candidatos aos Genes ?

34 Questões do Gene : 2 - Seleção de candidatos A seleção deve privilegiar a idéia do produto, ou o empreendedor ? Como e quando validar as idéias dos participantes dos Genes, ou seja, identificar se se trata de uma oportunidade real, de um negócio que se adequa ao empreendedor e não somente de uma simples idéia de viabilização desconhecida ?

35 Questões do Gene : 2 - Seleção de candidatos Os Genes devem ser abertos a alunos do segundo grau ? Como devem ser tratadas as propostas de alteração da idéia do produto durante a permanência no Gene ? Como deve ser visto o abandono de uma idéia de produto por um aluno para participar de outra empresa, dentro do Gene ? Deve-se permitir que dois ou mais integrantes do Gene, admitidos com projetos individuais, se unam em um só projeto ?

36 Questões do Gene : 2 - Seleção de candidatos Cada integrante do Gene deve ter o seu próprio projeto de empresa ou será conveniente a permissão de “sociedades” de dois ou mais estudantes ? Devem participar dos Genes somente os estudantes que têm conhecimento de ferramentas de desenvolvimento de software (independentemente do curso em que está matriculado) ou podem ser admitidos estudantes sem esta habilidade, mas que podem contribuir para o sucesso do empreendimento ?

37 Questões do Gene : 2 - Seleção de candidatos No caso de “sociedades” já formadas, ou seja, grupo de alunos que já vem trabalhando em uma idéia/produto, e cuja união é importante para o sucesso do empreendimento, todos os integrantes devem ser admitidos no Gene, ou somente aqueles que demonstrarem potencial empreendedor ?

38 Questões do Gene: 3 - Sensibilização dos sistemas de suporte / comunidade. Quais são as formas de sensibilização e envolvimento dos sistemas de suporte, com o objetivo de criar-se o terreno propício ao nascimento e consolidação das empresas emergentes ? Como identificar a contribuição dos diversos integrantes do sistema de suporte, instituições públicas, empresas privadas, órgãos de mídia, etc...?

39 Como mobilizar as ações dos sistemas de suporte ? Como criar uma “cultura” favorável ao surgimento de novas empresas ? Quais as ações que precisam ser desencadeadas para que a comunidade perceba a importância da criação de empresas no desenvolvimento regional ? Questões do Gene: 3 - Sensibilização dos sistemas de suporte / comunidade.

40 Questões do Gene: 4 -Gerenciamento interno Quais as prioridades da gerência ? –ambiente externo –ambiente interno Qual e o perfil do gerente ? –saber gerenciar o laboratório –nascimento e crescimento de empresas Qual e o principal network do gerente ? –universidade –consorcio –empresas Qual e a principal tarefa da gerência? –manter um bom nível de funcionamento –buscar consultoria para as empresas –buscar financiamento

41 Questões do Gene: 5 - Avaliação Os resultados do Gene devem ser medidos pelo número de empresas abertas ou pela quantidade de empresas bem-sucedidas ? Como definir uma empresa bem-sucedida ? Deverá ser feito acompanhamento das empresas depois que saírem dos Genes ? Quais os critérios de acompanhamento: por quanto tempo, qual periodicidade, quais as informações a serem coletadas ? O Núcleo, o Clube de Empreendedores e o Consórcio

42 C A P D Atuar corretivamente Definir as metas Definir os métodos Educar e treinar Executar (coletar dados) Verificar os resultados (Action) (Plan) (Do) (Check) CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSOS

43 C AP D Existe mais de um cópia ruim ? Agir, analisar as causas Meta: 1 cópia errada p/ cada 100 Item de controle: refugada/tirada s. Procedimentos Treinar operador Tirar cópias. Separar boas e ruins Verificar os resultados Controle de cópias xerox: Problema - excesso de cópias erradas


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