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SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO III – AGENTES DO MARKETING CULTURAL MÓDULO III – AGENTES DO MARKETING CULTURAL.

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1 SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO III – AGENTES DO MARKETING CULTURAL MÓDULO III – AGENTES DO MARKETING CULTURAL

2 AGENTES DO MARKETING CULTURAL Patrocinador: origem do recurso que viabiliza totalmente ou parcialmente, recebendo retornos por esses recursos investidos. Exemplo dos retornos: a credibilidade da imagem, a confiabilidade da marca, o reconhecimento da comunidade, dentre outros. Proativo nos eventos; Criativo nas estratégias; Gestor dos recursos investidos etc.

3 AGENTES DO MARKETING CULTURAL Fruidor: é o público alvo, ou seja, o consumidor do produto/serviço cultural. Temos como exemplo, os consumidores atuais, consumidores potenciais, fornecedores, distribuidores, funcionários, comunidade, formadores de opinião, dentre outros. Artista: é o criador, idealizador e o responsável pelo produto/serviço cultural. As responsabilidades do artista: Planejar o produto/serviço cultural; Implementar o produto/serviço cultural Identificar o público-alvo; Sinalizar quais as organizações interessadas; Viabilizar o projeto.

4 AGENTES DO MARKETING CULTURAL Agente ou produtor cultural: De acordo com Costa (2004, p.91): “o agente ou produtor cultural é um profissional especializado para elaborar o projeto de patrocínio e buscar o investimento de empresas, passando pela utilização das leis de incentivo”.

5 CONTRIBUIÇÕES DO AGENTE OU PRODUTOR CULTURAL Em relação ao artista Formatação do projeto cultural Atendimento às exigências legais em relação aos incentivos Apresentação dos projetos junto aos futuros patrocinadores Negociação de valores monetários junto aos patrocinadores etc. Em relação ao patrocinador Elaboração da política cultural empresarial Identificação dos projetos Análise dos projetos Direcionamento viável dos recursos financeiros Controle dos recursos etc.

6 INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR EM UM BOM PROJETO CULTURAL Público-alvo; Cronograma de atividades; Objetivos do projeto; Plano de divulgação; Equipe realizadora; Proposta de patrocínio.

7 CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DA VIABILIDADE DO PATROCÍNIO Cobertura geográfica: local, nacional, regional, internacional; Habilidade em atender aos objetivos propostos: de vendas, corporativos, institucionais etc; Tipo de patrocínio: novo, único, sazonal etc; Potencial de cobertura de mídia: televisão, rádio, busdoor, outdoor etc; Co-patrocínio: único, conjunto de empresas etc.

8 TIPOS DE ESTRATÉGIA  Estratégia – Criação de eventos próprios.  Estratégia – Patrocínio de eventos destinados ao público certo (target).  Estratégia – Promoção da marca através da promoção de equipes e atletas consagrados.

9 TIPOS DE ESTRATÉGIA  Estratégia – Patrocínio de clubes decorrentes de contratos de parceria.  Estratégia – Reforço da imagem através do patrocínio de eventos de oportunidade.

10 RVA – AVALIAÇÃO DO VALOR RELATIVO OU RELATIVE ASSESSMENT VALUE Posicionamento e imagem: coerência, personalidade, liderança etc; Estratégias de marketing e de vendas: sazonalidade, regionalidade, impacto, exclusividade, oportunidade etc; Alcance e apelo de público: freqüência, atitudes, comportamentos, percepção, envolvimento etc; Eficácia tática e executiva: facilidade, gerenciamento, cobertura, efetividade, legalidade, segurança, dentre outros.


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